Resenhas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

:: Resenha 12 :: Persuasão, Jane Austen


Sinopse: Anne Elliot, a heroína de Persuasão, é uma nem tão jovem solteira que, seguindo os conselhos de uma amiga, dispensara, sete anos atrás, o belo e valoroso (porém sem título nobiliárquico e sem terras) Frederick Wentworth. No entanto, o futuro sentimental e financeiro de Anne não é muito promissor, e quando o destino a coloca frente a frente com Frederick, agora um distinto capitão da Marinha britânica, reflexões, conjunturas e arrependimentos são inevitáveis.

Talvez o que eu escreva agora choque vocês, mas este foi o primeiro livro da Jane Austen que eu li. (Shame on me!) Pois é, pois é, só me resta prender-me ao que me disseram: “Não é vergonha nenhuma, pois nunca é tarde para Jane Austen.” Então, vamos lá.


Persuasão foi concluído um ano antes da morte de Jane e publicado postumamente. Nesse último romance, ela aborda o risco de se dar conselhos e principalmente, de segui-los. É uma leitura fácil? Não, não é. Confesso que o início eu achei lento, porém logo por decorrência dos acontecimentos ele te prende de um jeito que quando você percebe ele acabou e você está fechando o livro, suspirando feliz.

Anne e Wentworth são noivos e apaixonados, porém Anne é persuadida por Lady Russell, uma amiga que é praticamente como uma mãe para ela, a romper o compromisso afirmando que Wentworth não seria boa escolha, principalmente por questões financeiras.

Você se vê presa devorando cada capítulo quando Wentworth retorna, anos depois, e quando encontros entre ele e Anne começam a acontecer. Claro que toda a trama e todos os acontecimentos e personagens são ótimos, Austen descreve e detalha tudo tão bem que não dá vontade de largar o livro, por isso a cada encontro dos dois você fica ansiosa esperando por uma conversa, por um olhar e que as coisas finalmente se acertem entre eles.

Mas eu confesso que senti falta de mais romance entre os dois, eu vou me explicar! Como é um clássico e só a pessoa aqui era a ET que nunca havia lido, não vou ter medo de falar, então caaaaso você seja um ET também e ainda não tenha lido esse livro, pare de ler aqui! Bom, continuando, eu senti falta do romance entre os dois. Você lê capítulo por capítulo ansiando pelo encontro deles, para o retorno dos dois, pois você nota, assim que eles se reencontram, que nada mudou entre eles. Ok, Wentwoth é um homem difícil que está magoado, ele pode ser rancoroso, mas você vê, a cada encontro, que nada mudou realmente. Então a ansiedade para ver tudo resolvido e ver Anne nos braços de Wentworth é enorme! Só que isso, infelizmente, só acontece nas últimas páginas do livro. Sim, depois de oito anos e meio depois de um noivado interrompido, eles ficam juntos, pois o amor não acabou. Eles agora são duas pessoas mais velhas, vividas e maduras e que compreendem melhor as razões das atitudes tomadas no passado.

Não posso mais ouvir em silêncio. Devo falar-lhe com os meios que estão a meu alcance. Meu coração está dilacerado. Estou em estado de semiagonia, semiesperança. Não me diga que cheguei tarde demais, que sentimentos tão preciosos se foram para sempre. Ofereço-me uma vez mais com um coração ainda mais seu do que quando quase o partiu, há oito anos e meio. Não ouse dizer que um homem se esquece mais depressa do que uma mulher, que o amor dele conhece primeiro a morte. Nunca amei outra pessoa. Injusto posso ter sido, fraco e rancoroso posso ter sido, mas nunca inconstante. Apenas por sua causa penso e planejo. Não percebeu tudo isso? Não foi capaz de compreender meus desejos? Eu não teria esperado sequer estes dez dias caso tivesse lido seus sentimentos, como acredito que deva ter interpretado os meus. Mal consigo escrever. A cada instante ouço algo que me angustia. Sua voz se abaixa, mas posso reconhecer os tons dessa voz mesmo quando se misturam aos demais. Boníssima, extraordinária criatura!...

Ah, como eu chorei com essas palavras.

Nome original: Persuasion
Autora: Jane Austen
ISBN: 9788525422163
Ano: 2011
Páginas: 256
Editora: L&PM
Compre aqui: Amazon
Classificação: 


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. pqp... eu sou uma ET tb, fica calma que tb nunca li nada de Jane Austen e morro de vontade de ler, só que estamos hoje tão acostumados com esses romances bombas, calma, bomba que digo é esses romances aonde tudo acontece e rápido demais, ou seja, vou morrer de ansiedade quando ler um clássico desse... :p kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei esse livro de presente no ano passado, comecei a ler e parei para terminar outros livros, até hoje (quase um ano) não consegui voltar a ler. Mas prometi pra mim mesma que esse ano termino minhas leituras pendentes rsrs. Persuasão é um clássico que sempre quis ler, e se possível quero ler outros da Jane.

    ResponderExcluir