Resenhas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

[Ok, vamos falar de spoilers]

Eeeeiita que a coluna hoje tá, que tá!!! XD
Bom, tem quem goste, tem quem não ligue, tem quem odeie. Tem os leves e tem os graves, gravíssimos! A gente até debateu no nosso grupo do whatsapp pra ver se tinha um considerado mais ou menos, um meio termo que esteja entre o leve e o grave, mas não achamos, então a gente acha que não existe. Enfim, tem pra todos os gostos, mas quando o assunto é spoiler, o buraco é sempre mais embaixo.
O lance é, quando você sentir cheiro de spoiler, meus amigos, cuidado!

Image and video hosting by TinyPic

Você tem que pensar, muitas vezes bem rápido, se quer ou não seguir lendo por sua conta e risco. Como aqui não vai ter spoiler, continue lendo. ;) 

Nós fizemos uma enquete aqui no blog tem pouco tempo, onde perguntamos a opinião de vocês sobre spoilers. Foram apenas 13 votos, mas vejam como foi:


4 votos em: Não ligo de ler ou que contem.
2 votos em: Adoro ler e contar
0 votos em: Não gosto, mas conto.
7 votos em: Odeio ler e não conto, só se me pedirem.

Foram poucas pessoas participando, mas até que eu fiquei satisfeita com as respostas. Eu, particularmente odeeeeeeio, mas se a pessoa pedir, eu conto.

Agora, vamos tentar ver os tipos com exemplos. Lembrando que não foi fácil e nós pedimos ajuda de vocês aí nos comentários com exemplos e opiniões. Contem pra gente o que vocês consideram um spoiler leve e um spoiler grave e se vocês acham que sim, existe sim um spoiler meio termo.

Spoiler leve

É tipo uma sinopse ou quando você pede para a sua amiga ou amigo te contar sobre o livro que ela ou ele está lendo, por exemplo. É um resumo do que se trata a história, mas sem contar realmente o que acontece, as coisas mais importantes, os desfechos principalmente. Tipo: Ah, a mocinha vai fazer isso, daí acontece uma parada com ela que vai mudar tudo, aí vai pintar um cara, uma mulher que vai infernizar a vida da outra e tal. É um spoiler levinho, aceitável, é tipo saber que tem uma personagem de uma série (não vou dizer qual) que está grávida. Quem acompanha a série, sabe que ela está grávida de gêmeos, só que a gente não sabe se são meninos ou meninas, ou um casal, a gente não sabe o que vai acontecer com ela (e olha que muuuita coisa pode acontecer daí). Então é aquele tipo de spoiler que a gente não liga de ler ou que nos contem. É aquele tipo de coisa que dá pra passar.

Image and video hosting by TinyPic
Hum... ok.

Spoiler grave

Agora a porra ficou séria! Nós consideramos spoiler grave: segredo, morte e lógico, final de livro. Juro que não entra na minha cabeça quem só compra um livro depois de ler as últimas páginas pra saber se o livro vale a pena ser lido, ou quem faz a mesma coisa depois de comprar. Sério, começar lendo o final? Esse tipo de coisa me lembra aquele lance de você estar na fila do cinema esperando pra entrar e a galera da sessão anterior vai saindo e você ouve um desgraçado dizendo: “A mocinha morre no final!”. Caraaaa, nãããooooooo! Contar o final não se faz, não é coisa de Deus!!!!!

Image and video hosting by TinyPic

Segredo é outra coisa que não se conta! Tem um livro que está pra sair e muita gente já leu em pdf, aí tem um personagem que tem um segredo. VOCÊ. NÃO. CONTA. ESSE. SEGREDO pra quem ainda não leu o livro. Ponto final! Segredo é segredo!! Não vai dar uma de fofoqueira de salão de beleza que espalha segredo que não é legal!

Morte, aaahhhh morte me deixa um gosto amargo que eu vou contar pra vocês. Esse ano saiu um livro de uma série que eu adoro. Fui lá no site, comprei o livro na pré-venda pertinho da data de lançamento pra não esperar muito, mas acabou que demorou um pouquinho e nesse meio tempo o que acontece? Uma página do facebook sobre a série vai e posta a foto da capa do livro em sei lá que país, até aí beleza. Mas aí você abre a foto e o primeiro, O PRIMEIRO MALDITO comentário é uma infeliz que leu o pdf há não sei quanto tempo, falando: “Ai, ainda não acredito que fulano morreu.” Cara............

Primeiro estágio: O choque
Image and video hosting by TinyPic
O queeeeeeeeeeeeeeeeeeee?????????????????????????

Segundo estágio: Negação
Image and video hosting by TinyPic
NÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOO!!!!!! NÃO PODE SER!! Não li! É mentira!

Terceiro estágio: Raiva
Image and video hosting by TinyPic
Não acredito! EU NÃO ACREDITO QUE ESSA $*#&@&# DISSE ISSO!
(Eu armei o maior barraco na page e a adm excluiu os comentários da tal infeliz que não achou nada demais ter contado o spoiler porque achava que todo mundo já tinha lido o pdf como ela. Filh...)

Quarto e último estágio: Aceitação
Image and video hosting by TinyPic
Nada a declarar sobre esse gif. Entenda como quiser. U_u

Claro que tem outros tipos tão graves quanto morte, segredo e o final do livro. Você não chega soltando um: “Caaara, era o pai que abusava do fulaaaano!!!!!”, ou “Não acredito que fulana trai ciclano pra ficar com beltrano, porque descobriu que ciclano tem uma doença e vai morrer”, ou “E eu pensando que fulana era filha de ciclano, quando na verdade é filha do beltrano, nunca que eu ia imaginar.”, oouuu "Sabe quem mata fulano? CI-CLA-NO!". ¬¬ 

Ah, faça-me o favor!!!!!!

Enfiiiiiiiiim, spoiler pra mim é uma praga!!!!!! É que nem pdf!!!! Pdf é uma praaaaga!!!!! As pessoas ficam lendo essa bodega e depois se veem no direito de comentar TUDO e você, que espera a boa vontade das editoras, toma no $&!!!!! Só falando assim...

Agora vai, comentem aí o que vocês acham sobre essa bodega! rsrs

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Olá,
    eu sou uma pessoa bem considerável quando o assunto e Spoilers, não levo muito a serie, masa eu amo falar rsrs
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. nao sei nem o que dizer, já que teve um dia que a eu vi uma menina lendo A culpa é das estrelas e eu ja tinha lido, ai eu cheguei nela e disse "O Gus é bem legal neh, pena que ele morre" ela me olhou com um cara muito feia, mas foi sensaçao boa, sabe de liberdade rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tu acha isso bonito?????? O_O Se tu faz isso comigo eu xingo todas as gerações da sua família hahahahahahaha sorry, mas é a verdade. U_u

      Excluir
  3. Em algum casos quando vejo algum spolier acabo perdendo o interesse pela serie, livro ou filme. Não tem mais graça saber o final, gosto quando me surpreende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o livro que usei como exemplo não foi a mesma coisa. Li, claro, pq sigo a série, mas não teve a surpresa, o inesperado.

      Excluir
  4. Minha irma contou um spoiler pro meu primo, que ele ficou muito p... da vida.
    E eu tentei desconversar mas ela não percebeu e continuou a falar.
    Spoiler de Got causa mortes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que dou uns gritos no facebook sobre GOT, mas só xingamentos e nomes, não saio falando. XD

      Excluir
  5. Eu odeio spoiler, evito olhar as postagens dos outros no facebook, o google. Eu fico muito desanimo de assistir depois que sei de tudo.
    Hoje em dia até os trailers acabam contando o filme todo.
    Fui com minha namorada no cinema ver Avengers. Ela já sabia tudo, só por ter visto todos os trailer que foram lançados do filme. Não existe mais aquela surpresa. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão, hoje em dia a coisa tá pior. O facebook então é um bombardeio só de spoilers. =/

      Excluir
  6. Eu adoro dar spoiler para minhas filhas.
    Eu fico sabendo que elas estão vendo uma serie, vou e assisto tudo antes. Ai quando ela vão assistir, sento do lado e vou contando. Elas morrem de raiva e eu me divirto. rsrsrs :***

    ResponderExcluir
  7. Eu não acredito que eu não vi esse post com a esquete! Estou completamente arrasada, queria ter votado.

    ODEIO spoiler e não conto, a não ser que me peçam. O problema é quando a pessoa diz algo que você considera spoiler e ela não. Ou quando ela te pergunta de um personagem, você comenta algo e ela diz "eu, não cheguei nessa parte ainda!". Poxa, se não leu tudo pra que perguntou do personagem, caramba!?

    Existem também os spoilers não intencionais... "chorei muito com o final desse livro, tão triste". Você ainda nem leu o livro, mas já sabe que a coisa não vai sair como você gostaria e que não terá mar de rosas nele.

    Resumindo tudo, odeio spoilers mas amei o post. kkkkk

    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É complicado... As vezes a pessoa solta não intencionalmente, como no caso do Wattpad. Meu livro (desejo de vingança) envolver certos mistérios que vão se revelando ao longo do caminho. Aí o leitor chega ao final e faz um lindo comentário falando do livro e das partes que eram para ser secretas, seria normal e sem problema, afinal, está no final do livro, o problema é quando os seguidores desse perfil acabam lendo o comentário e sabendo o que deveria ser "segredo"... a culpa é do leitor? não! culpa do wattpad que "espalhou" a noticia

    ResponderExcluir