Resenhas

terça-feira, 23 de junho de 2015

[Vamos falar sobre os livros em série]

É fato, hoje em dia está cada vez mais difícil você encontrar um livro que seja único. Sim, eu sei que tem, vários até, mas sejamos sinceros, hoje em dia virou moda as duologias, trilogias, séries e sagas.

Toda vez que alguém me procurar pedindo indicação de livro, eu peno pensando no que indicar, pois os primeiros que vem na cabeça tem continuação.

Eu tenho uma amiga, a Tha, que eu me divirto horrores com ela, porque ela vai comprando os livros e só lê quando todos os livros são lançados. Digo pra ela que desse jeito ela nunca vai ler nada rsrs.

Enfim, o post de hoje é sobre essas continuações. Continue lendo e no final comente e deixe sua opinião.


- Menina, to lendo um livro ma-ra-vi-lho-so!!
- Jura? Qual?

- Amante Finalmente, da JR Ward. Vampiros enormes e gostosos, bom demais, você TEM que ler!

- Uau, ok, vou procurar. Tem continuação?

- Pffff, ele é o 11º livro da série Irmandade da Adaga Negra. Depois dele já tem O Rei e esse ano sai mais um. Prepara o bolso!

Tem trilogia e série que cada livro foca em um personagem ou casal diferente. Até dá pra você ler um sem ler o outro, mas sempre tem uma história e uma linha do tempo e de fatos que se segue, então é muito mais bacana você ler tudo, na ordem, do início ao fim. Exemplo disso é a própria Irmandade do papo a cima. 

Claro que cada um tem uma opinião. Quando você gosta muito de um livro, é óbvio que você vai querer que ele tenha continuação, claro que você vai querer ler mais sobre aquela história que te encantou e que você ficou tão envolvida. Mas tem também quem ache desnecessário, alguns ficam até frustrados com a continuação. Nesses casos, esse grupo é diferente do anterior, eles podem até ter gostado muito do livro, mas não foi aquela paixão doida, não rola aquele desespero por mais. Eles gostaram e ficaram satisfeitos com a história e fim, sem necessidade de mais. Como falei, cada um tem uma opinião, um gosto, isso vai de pessoa pra pessoa.

Agora, o que é muito chato, ao meu ver, sobre as séries com muitos livros, é que a espera é sempre muito longa. Geralmente com um intervalo de 1 ano entre os livros. É muito raro esse tempo ser menor, tipo 6 meses. 

Uma autora que vem sido sacrificada, xingada e que até perdeu fãs, é a Sylvia Day. De início, Crossfire, que conta a história de Gideon e Eva, seria só uma trilogia. Quando os direitos para a história virar série de tv foram comprados, ela anunciou mais 2 livros. Mais uma vez aquele caso, tem quem adorou a notícia por ter mais sobre o casal cheio de problemas, mas como falei, teve muitos fãs que ficaram uma fera, que criticam pra caramba, e tem gente que nem lê mais, que talvez, talvez, leia só quando o último for lançado.


Outra coisa bem chata, é quando um editora começa a lançar os livros de uma série e depois para. Nossa, isso dá uma raiva! Você começa a ler a série, você adora a série e de repente, cadê os livros? Acho isso a maior falta de respeito com os leitores/fãs. Exemplo é a série Fallen Angels da JR Ward, lançada aqui pela editora Universo dos Livros. A série tem 6 seis livros lançados lá fora, o último saiu ano passado e aqui nós só temos 4 livros lançados. Esse 4º livro saiu ano passado aqui e quando você questiona a editora sobre o lançamento do próximo volume eles simplesmente dizem que não sabem ainda, nem previsão tem.


Tem histórias também que a continuação é o POV (ponto de vista) de outro personagem. E é outro caso que ou agrada ou desagrada muito os leitores. Tem quem não ligue em ler tudo outra vez pela perspectiva do outro personagem e tem quem ache o livro chato, lento e repetitivo. Eu particularmente gosto, principalmente quando eles têm algo mais. Exemplo disso é o livro Breakable, da Tammara Webber. O primeiro livro, Easy, é narrado pela Jacqueline, já o segundo, Breakable, é a mesma história, só que narrada pelo Lucas, porém com partes da vida dele desde quando ele era uma criança. Já a trilogia Slammed da Colleen Hoover, é assim: o primeiro livro, Métrica, é narrado pela Laken, o segundo, Pausa, pelo Will e o terceiro, Essa garota, é uma conversa dos dois onde o Will nos mostra a visão dele lá do primeiro livro. Então essa coisa de você rever toda a história que você já viu antes, mesmo que por outra visão, muitas vezes incomoda alguns leitores, que veem esses livros, essas continuações como algo completamente desnecessário.

E vocês, o que acham disso tudo? Comentem! ;) 

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Olá
    vou ser sincero, não gosto muito de series e etc, mas não tenho para onde fugir, o jeito e arrumar as moedinhas e comprar os que estão faltando kkk,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, achei seu post interessantíssimo!
    Eu gosto muito de séries quando sinto que a estória exige um número maior de livros, por conta de sua extensão e complexidade. Não gosto muito quando o autor estica pura e simplesmente para render mais.. sabe aqueles livros que você lê e sente que a estória toda caberia em um único volume? Isso haha

    Mas no geral, não tenho preferência... quando amo o livro, amo de qualquer jeito haha

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Adore te ver aqui!!!! ^^ Que bom que vc gostou do post!!!!
      Sim, eu sei como é isso, eu li recentemente um livro, o Entrelinhas da querida Tammara Webber (a resenha sai amanhã) e eu achei tão... sei lá, foi tão arrastado e ele é grosso, tem coisa pra caramba e parece que ela vai embromando pra só nas últimas páginas as coisas acontecerem e ficarem interessantes. E detalhe, ele é o primeiro de uma série de 4 livros. o.o'
      Eu no geral gosto muito das continuações, gosto muito de ler o ponto de vista dos outros personagens, enfim, pra mim, quando eu gosto mesmo, quanto mais, melhor!!!! <3
      Beijocas!

      Excluir
  3. A matéria está impecável, agora com relação a continuações... Particularmente eu não curto, por dois motivos: nem sempre o(s) livros seguinte(s) são tão bons quanto o primeiro, e é óbvio que a ansiedade de esperar o próximo é muito ruim; o que acho muito bacana é quando o autor consegue escrever continuações sem perder a qualidade da obra, ai eu bato palmas... Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale! Que bom te ver aqui!! XD
      Eu gosto, mas o que é chato pra mim é a demora, quando é 1 ano então, o que acontece com a grande maioria, nossa... é duro! Mas aí fico super feliz quando o livro sai hahaha.
      Que bom que gostou do post. ^^
      Beijão

      Excluir
  4. Eu tbm prefiro ler livros quando estão todos lançados... Mas séries muito longas me desanima, prefiro quando elas são com protagonistas diferentes como na série Adaga negra. Quando uma série tem mais de 4 livros com o mesmos personagens principais penso muito antes de começar...
    Não consegui passar do primeiro livro da série Crossfire e depois de saber que ela ia ser estendida desisti de vez.
    No momento única série que estou acompanhando e adoro é Os Instrumentos Mortais e As peças infernais da Cassandra Clare...
    adorei o post...
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo ler quando tudo estiver lançado, eu vou lendo. Tenho vontade de ler os da Cassandra, mas só tenho um por enquanto, e acompanho váárias rsrs.
      Bjo

      Excluir
  5. Eu amei a trilogia métrica! Achei bem escrita, envolvente e nada repetitiva. Cada livro fala de uma época diferente da vida dos personagens, uma etapa diferente do relacionamento deles. Além do mais, quem não quiser ir até o final já pode parar no primeiro livro pois ele nos proporciona um final. Sou fã de carteirinha dessa autora.

    Easy também li, mas apenas o primeiro. Não tive boa vontade para ler o segundo. Não sou lá muito fã de POVs.

    Sylvia Day tenho horror. Não apenas em termos de conteúdo e escrita do livro que acho pobres, terríveis, mas também pela falta de respeito com os fãs. Se era uma trilogia tinha que ser uma trilogia e ponto.

    Nesse quesito admiro a autora de A Seleção, Kiera Cass. Ela lançou uma trilogia com 02 POVs, mas deixou claro que eles não fariam diferença para a sequencia da história - eram apenas complementos para quem queria saber ainda mais. Agora ela lançou um terceiro POV e um quarto livro, mas que são uma espécie de história a parte. Quem quiser parar nos 3 primeiros, na trilogia pode, porque ela deu um final.

    Eu gosto de livros únicos e gosto de trilogias. Séries já não é tanto a minha praia, apesar de estar me aventurando em Outlander e amando.

    Também estou escrevendo uma trilogia, bem no estilo romântico de Métrica (espero eu), mas contada do ponto de vista dos dois personagens desde o início.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, temos uma futura escritora por aqui? :)
      Breakable foi uma adorável surpresa pra mim, gosto mais do que de Easy, só pela parte do Lucas, saber tudo o que ele passou. Simplesmente amo esse garoto!
      Legal saber sobre A Seleção, não sabia desses detalhes, eu tenho e preciso ler logo!
      Bjo

      Excluir
  6. também sou igula a sua amiga, só leio livros com continuação quando todos eles já foram lançados, desse que tu citou em ainda nao li nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu não aguento, a espera é chata, mas eu leio.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu post!! Vale a pena também comentar sobre os muitos autores que apenas estendem suas séries literárias por pressão da editora, ou a fim de lucrar mais com isso, sem nem se preocupar com a qualidade da história e empurrando mais e mais livros desconexos em seus leitores... É triste.

    http://myyouthandi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e isso é muito chato. É o que eu acho que acontece com a Sylvia Day, por exemplo. Eu acho que o livro já está pronto faz tempo, mas por conta da editora e da série, eles estão segurando. :/

      Excluir
  9. Eu só leio uma serie se já lançou todos os livros.
    Eu fico muito irritada quando leio o livro, e no final vejo que tem continuação, e ela não foi lançada no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é chato mesmo esperar pela continuação, mas eu penso que se eu for esperar, eu nunca vou ler nada rs.

      Excluir
  10. Eu odeio quando lançam um livro e a continuação demora muito.
    Me da muita raiva, eu acabo esquecendo tudo o que li. Alem de que desanima ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos problemas também, a gente vai lendo tanta coisa durante esse intervalo, que acabamos esquecendo muitos detalhes. Se você tiver tempo é bom dar aquela relida no final, quando todos estiverem lançados. É o jeito rsrs. Leitor sofre!!!

      Excluir
  11. Eu tenho que ler tudo em seguida, se não acabo esquecendo tudo.
    Eu não gosto muito de ler o livro mais de uma vez, então por isso eu leio as series tudo de uma vez só.
    Bom post. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o chato é isso, esquecer os detalhes importantes. Aí o jeito é reler, pra quem curte reler, ou conversar com os amigos que também leram, e assim os dois juntos vão tentando lembrar os fatos e ganchos rsrs.

      Excluir
  12. Eu amei que a serie crossfire ter mais livros, porque eu amo a historia. Mas eu odeio ter que esperar pelos lançamentos.
    Prefiro ler livros de series e em sequencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo, eu tb adoro quando tem mais dos livros que eu gostei, o chato é só a demora. A gente sofre! rsrs

      Excluir