Resenhas

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

BIENAL: TÁ NA CHUVA... te jogo na lama, mas salvo os teus livros!

Bom dia, amados!

Vamos à contagem regressiva?
Falta pouco para a Bienal nos agraciar com a sua beleza!
Em uma semana, exatamente, os portões se abrirão para a nossa felicidade mais pura e plena, e, como consequência, dar-se-á [pessoa muito eloquente!] o fim dessas postagens... Ou você queria que eu passasse os próximos dois anos dando dicas?
Aí, filho, realmente, não dá; não existe tanta manha assim, a menos que eu comece a traficar fuzis, bazucas e coisas do gênero para agressão em massa... o que me parece uma ótima ideia.................. Enfim, vamos ao que interessa!
As dicas, de fato, estão chegando ao seu fim [oh, meu Deus, como falou pouco! ... SQN.], mas hoje abrirei um pouco mais a questão de se articular para ver o seu escritor [a] desejado[a].
Semana passada falei sobre como conseguir a sua tão almejada senha para autógrafo, agora falarei sobre o pós-ingresso-feliz-nas-mãos.

Vamos, portanto ao ESQUEMA de como se articular para ver o escritor que deseja:

1. Mapa: Não estou dizendo que tem de decorar todo o mapa da Bienal [se bem que eu sempre decoro; costume], mas saiba, apenas, onde fica o lugar que terá de retirar a sua senha, assim como o lugar que o autor dará autógrafo. No site da Bienal vá na aba Sobre o Evento, que haverá o link para o mapa do Riocentro; ao abri-lo, você verá toda a ordenação dos stands, porém todas em código; poderá ver cada um dos nomes dos stands na aba Expositores em Lista de Expositores; lá há cada uma das editores com seus respectivos códigos. Novamente: atente-se ao lugar que serão retiradas as senhas, assim como o lugar que serão dados os autógrafos; não necessariamente é o mesmo lugar! Esse tipo de informação também pode ser encontrada no facebook, espalhada em blogs, etc etc. Saiba exatamente para onde ir e por onde for mais rápido; é só traçar um caminho pelo mapa.

2. Horário: Você, como uma pessoa feliz, contente, alegre, serelepe e pimpona, com a sua senha, agora terá e saber o horário que o autor começará a dar seus autógrafos. Lembrando novamente: você não é o único que quer, de forma que, sinceramente, comece com a fila cedo. Todos os espertos sempre entram cedo na fila. “Ah, mas aí eu perco toda a Bienal!”... O problema é só seu. Traçar prioridades. A questão é que, em geral, para autores grandes, internacionais, as filas começam a se formas com três, quatro horas de antecedência. Sim, concordo que é muito, não é fácil, mas decida o que quer. Por que chegar cedo se o autor está marcado para um horário x? ... Bem, imagine você, que viajou quinze horas de um canto a outro do mundo, está cansado, pode ter dificuldades de andar de um canto a outro por conta da sua popularidade, e ainda tem de ver noventa e doze mil pessoas ao mesmo tempo, gritando, desesperadas, querendo te abraçar, beijar e dizer o quanto você é tão lindo e maravilhoso. Imagine o quão cansativo isso pode ser... “Ah, mas o meu autor favorito é muito simpático e adorável! Ele jamais trataria a pessoa que está há quarenta e vinte horas na fila!” De fato, mas, convenhamos, ele cansa; é humano como qualquer um; espero que você lembre disso. As pessoas cansam, a caligrafia não fica mais tão bonita, os autógrafos ficam um pouco mais jogados e a recepção não é a mesma. Isso não é por mal, entenda isso! É, apenas, uma coisa normal; os humanos cansam. Esteja cedo na fila para ser um dos primeiros a ter o seu autógrafo e, claro, poder ficar livre.

3. Articulação na fila: E lá está você, pessoa querida, TREZENTAS HORAS antes do dito-cujo chegar para dar o ar da graça, em uma fila desagradável. A verdade é que ninguém morre tanto tempo na fila; o importante é saber revezar. É comum irmos com amigos/mãe/pai/lhama de estimação/Xuxa/porteiro do prédio para ter companhia, de forma que é fácil dar aquela revezada para dar uma volta na Bienal, comprar algo para você [e o coleguinha corno – NÃO ESQUEÇA DELE! – que está sendo gentil e ficando para você na fila] e outras coisas. “Ah, mas estou indo sozinho!” Há! Mas isso é o de menos! Minha gente, não há nada mais cheio de amor do que uma fila em comum para ver alguém que tanto se admira! Lá você faz muito mais amizades do que velhos fazem às 6 da manhã em fila de banco! Juro para você! Garantido! Todos fazem amigos e se ajudam ali; com certeza você acabará guardando lugar para alguém na fila e vice-versa.

4. Partindo para o abraço [DICA BÔNUS DO DIA!]: Favor parecer um ser humano decente e não um animalzinho no cio quando for a sua vez de se aproximar do escritor. Faça com que ele se sinta feliz por ter escrito o livro e não arrependido por ter atraído um demônio para o seu recanto. Grata!

Por aqui fico eu hoje. Triste que semana que vem será a última postagem, porém feliz que a Bienal está chegando!
Semana que vem a postagem também será quinta, às 9 horas, dia 3, primeiro dia da Bienal. A Bienal começará às 13 horas, de forma que não haverá problema algum em ler o blog antes de sair de casa. Hahaha... Se bem que nem todos poderão ir por ser dia de semana.
As dicas serão mais leves, de forma que o grosso e agressivo já foi.
Até semana que vem!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Demaaaaais!!!!! Vamos dia 6, 11, 12 e 13. \o/

      Excluir
  2. Ta chegando mesmo, agora falta pouco. Eu to aqui pensando se vou conseguir pegar essa senha.
    Bell adorei a dica das armas, providenciarei.. srsrsrsrrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha esse povo violento! =P Vc vai que dia, Thiago?

      Excluir
    2. auhauhauhauha
      Eu ainda não sei porque eu ia dia 12, só que agora parece que mudou a programação. Eu ia comprar o ingresso ontem, que bom que não comprei.

      Excluir
  3. Já me conformei que não vou poder ir ... espero que vcs aproveitem muuuuuito e voltem cheias de novidades para a gente !!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que peninha, Fran! Mas com certeza vamos contar tudinho aqui, de como foi a Bienal. ;)

      Excluir
  4. Sempre com dicas maravilhosas para os leitores, jornalistas, pessoas comuns, e muitas outras que vão comparecer ao grande evento literário como é a Bienal. Em minha opinião, essas foram as melhores dicas para quem mora em uma outra cidade e não conhece nada do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ycaro. Depois veja os outros posts da Bell sobre a Bienal. ;)

      Excluir
    2. Estou lendo todos, Bianca. Apesar de não ir comparecer ao evento, estou me divertindo bastante com as dicas.

      Excluir
  5. Fico rindo aqui com todo esse plano.Imagino quem vai pela primeira vez,tá perdido meu irmão kkk.Boa bienal pra vcs meninas,depois conta mais.

    ResponderExcluir