Resenhas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

:: Resenha 71 :: "Bem-vindo a Napoli", Vivian Lopes


Sinopse: Quando o caminho de uma jovem brasileira recém-chegada a Nápoles se cruza com o de um zagueiro italiano, sua trajetória passa a ser embalada por uma torcida completamente apaixonada e apaixonante. O entusiasmo napolitano se unirá ao carisma brasileiro nessa cidade maravilhosamente caótica, provando que no futebol e na vida tudo é possível.


Reza a lenda que existem alguns parâmetros para você perceber que adorou um livro, é claro que cada parâmetro varia de pessoa para pessoa, pode ser o nível de choro (tipo a Bia) pode ser as noites insones, ou seja, cada um sabe identificar um sintoma que imediatamente te faz ter certeza que você adorou um certo livro. No meu caso, eu tenho dois sintomas, um deles é o meu nível de comprometimento com o livro, sabe quando você lê de forma fluida? Sem se forçar a seguir? Foi assim com Bem-vindo a Napoli.


Deixa eu contar uma pequena história, eu juro que é pequena mesmo, antes de falar do livro. Agora no meio de julho, uma autora procurou o nosso blog pelo email, falando do livro dela e que ela é autora em inicio de carreira. O ebook dela está na Amazon (vou por o link certinho no final) e naquele fim de semana era promoção, ou seja, grátis! Claro que comprei e vou confessar que, se não fosse o email dela, eu talvez nunca teria descoberto essa jóia delicinha que acabei de ler. Pense em um filme da seção da tarde, aquele filme que você até sabe o que vai acontecer, mas mesmo assim, suspira a cada nova cena. Pensou? Então esse é Bem-vindo a Napoli.
- Primeira vez em Napoli? - ele perguntou, tendo observado a atenção e curiosidade com que a jovem observava tudo através da janela. Paula concordou com cabeça. - Então toma cuidado com a bolsa. –o taxista avisou.
- Tem muito assalto? –perguntou preocupada, esquecendo completamente a paisagem que lhe chamava tanto a atenção há alguns instantes. Onde é que havia se metido?
- Talvez não roubem a sua bolsa, mas Napoli com certeza vai roubar o seu coração. –o motorista respondeu com um sorriso amável no rosto, tranquilizando-a um pouco.
A história é sobre Paula e Vicente. Paula é uma brasileira recém formada em Letras que ganha uma bolsa e a oportunidade de passar um ano em Napoli (Itália), estudando Literatura Clássica, enquanto faz uma pesquisa sobre Virgilio, poeta napolitano. Paula vai para Napoli na cara e na coragem, sem conhecer ninguém, mas logo de cara conhece sua vizinha Giulia e elas logo formam uma amizade e a italiana leva Paula para uma festa e assim apresentar algumas pessoas para a recém chegada. Nessa festa Paula conhece Vicenzo. 
Quais eram as chances de um jogador de futebol, por acaso, encontrar alguém que não só compartilhasse o seu gosto pelo esporte e que, não só fosse fã da posição em que ele jogava, mas que também entendesse sobre os seus posicionamentos táticos? E quais eram as chances de uma garota fanática por futebol mudar-se para um país estrangeiro, onde teria como vizinha, não só a irmã de um jogador de futebol, mas a irmã de um jogador de futebol que jogava exatamente na sua posição favorita? 
Vince é um italiano lindo, com penetrantes olhos verdes e uma personalidade sossegada e tranquila que logo vai te conquistar. Zagueiro do SSC Napoli (esse time realmente existe e tem uma história fantástica de superação, vale a pena por na wikipédia)  e irmão de Giulia ele se encanta por Paula e com o quanto a menina gosta de futebol, em especial dos zagueiros e logo ambos percebem ter os mesmos ídolos (menos o Maradonna) e assim uma amizade é inevitável. Só tem um problema, Paula só vai ficar na Itália por um ano e Vicenzo não tem planos de sair da Itália tão cedo. 
A última coisa de que precisava era de se apaixonar por alguém, ou pior, começar uma relação com prazo de validade. (...) Não queria apenas estar com alguém, queria saber que podia contar com esse alguém.
Apesar de não querer no início se envolver, Paula acaba passando muito tempo com Vicenzo, que leva a amiga para conhecer Napoli e sempre voltam a falar de futebol, a paixão que os dois tem um comum. E no fim, fica inevitável os dois começarem um namoro e fica impossível para o leitor não se encantar com o casal e ao mesmo tempo sentir aquela aflição de que o tempo está passando e você não sabe o que a Paula vai fazer quando acabar a sua pesquisa. Além deles, os personagens paralelos são um encanto a parte, principalmente Duda, melhor amiga de Paula e Giulia, irmã do Vicenzo e vizinha da Paula. Elas roubam o show com momentos impagáveis e são os verdadeiros cupidos da história!
Aonde você vai? –perguntou Luca, segurando a maçaneta antes que a noiva pudesse sair, sabia exatamente o que ela estava pensando.
- Eu vou lá!
- Não vai, não. –colocou-se na frente da porta, impedindo que ela a abrisse.
- Sai daí, antes que eles vão embora, Luca! –disse, empurrando-o com toda a força que tinha. Não foi o suficiente para movê-lo nem mesmo um centímetro. Ela olhou para os braços abertos do noivo e lhe fez cosquinhas. 
Outro ponto que eu adorei no livro foi as descrições das partidas de futebol que Vince disputava, era super bem descritas, detalhadas, sem ser chatas e usavam jogadores reais do Napoli que até eu, que assisto pero no mucho uma partida ou outra, reconheci e eu até mesmo compartilho com ela sua paixão pelo irmãos Fabio e Paolo Cannavaro!! Por fim, descobrir Bem-vindo a Napoli foi uma agradável surpresa, com a sua trama leve e sem invenções bizarras, seus personagens carismáticos, me prendeu do começo ao fim. Se você gosta de bons livros nacionais, corre lá na Amazon e compre o seu ebook! 

Título: Bem-vindo a Napoli
Série: Guicciardini # 1
Autora: Vivian Lopes
ISBN-13: B00WYAALDU
Ano: 2015
Páginas: 256
Editora: - 
Compre aqui: Amazon
Classificação:

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Eu só lia livros de autores internacionais, mas de um tempo pra cá tenho me surpreendido muito com os autores nacionais.
    Achei a premissa interessante, e por ter detalhes de partidas de futebol já chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, eu sei bem como é. Descobri autores nacionais bem recentemente e muitos graças ao Blog. Estou muito feliz em ver a quantidade de bons talentos que estão surgindo e com a qualidade da história, perdendo em nada para os gringos.
      Sobre o livro, eu adorei, como disse na resenha, foi uma leitura agradável, fluida, eu diria que o adjetivo que melhor exemplifica é adorável! Leia ele sim, está apenas R$ 5,99 na amazon!

      Excluir
    2. Eu me decepcionava muito com os livros nacionais, que tinham falta de descrição dos personagens e dos fatos. Mas hoje entendo que nem sempre é culpa do autor, eles as vezes tem que cortar muita coisa para poder lançar o seu livro.
      Vou dar uma olhada sim lá na amazon.

      Excluir
    3. É muito difícil ser autor no Brasil, mas acho que hoje em dia, graças as ferramentas de publicação online está ficando mais fácil e bons talentos estão surgindo, graças a Deus!

      Excluir
    4. Ah nada como a ferramente internet nos dias de hoje né. Abre as portas para qualquer tentativa. Claro que há os 2 lados da moeda, mas a chance de uma dessas muitas tentativas serem extremamente boa, é grande. Graças a Deus mesmo temos o bom uso dessa ferramente nesse sentido. Melhor pra nós hahaa !!

      Excluir
  2. Que fofura essa resenha, amei !!!!! Quero ler :D Vc sabe me dizer se vai ter o livro físico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nesse momento trabalhando em uma entrevista coma Vivian, e claro que minha primeira pergunta vai ser sobre o livro físico, aguarde a entrevista!

      Excluir
    2. Que ótimo Talita, quando tiver a resposta me avisa tá ?! :D

      Excluir
  3. Adorei a resenha, to doida pra ler pq tenho certeza que é do jeitinho que eu gosto. ^^

    ResponderExcluir
  4. Achei a historia muito bonita, e realmente parece ser uma sinopse de um filme da sessão da tarde.
    Eu gosto de ler em livro fisicos, não gosto muito de ler pelo celular ou tablet. Será que vai ter esse livro vai ter algum lançamento em livro físico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vivian topou uma entrevista e estou mandando as perguntas agora! Minha primeira foi justamente do livro físico, em breve teremos as resposta aqui no Blog.
      Mas vale a dica que o ebook tá baratinho na Amazon, R$5,99

      Excluir
    2. Quem bom Talita, pra mim o melhor é sempre ler em livro físico.
      Vou ficar esperando a entrevista com a autora.

      Excluir
  5. Nossa gostei da historia. Sera que essa autora tem outros livros?
    Adoro ler livros leves é bom pra ressacas literárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Amazon só tem esse livro, mas em breve trarei uma entrevista com ela e vamos conhecer mais da Vivian!

      Excluir
    2. Que bom que vai ter uma entrevista dela, gosto de conhecer mais sobre os autores

      Excluir
  6. Também não curtu muito livros brasileiros,acho que é por causa dos generos literarios que gosto.E confesso que não entendo nada de futebol,só quando é gol kkkkk.Mas historias leves sempre são bem vindas.

    ResponderExcluir
  7. Em uma das minhas buscas no Kindle, achei esse livro e comecei a ler. Apesar de não ter terminado de ler, estou amando a historia.

    ResponderExcluir
  8. Terminei de ler o livro, por isso estou voltando para comentar mais rsrs. Pra quem está querendo ler algo leve e fugir um pouco dos livros hot, super recomendo esse livro. É um romance super gostoso de ler, com um casal super fofo, personagens engraçados, não é um romance meloso, tudo na medida certa rs. A autora soube contar com detalhes os jogos de futebol, sem ficar chato e cansativo, em alguns momentos me vi torcendo pelo Napoli rsrs. Se um dia sair o livro físico com certeza vou comprar.

    ResponderExcluir
  9. Que legal a premissa do livro de cruzar o caminho entre uma brasileira e um italiano. Com certeza, pelo menos, ótimos cozinheiros e/ou boleiros o casal irá sair bem dessa cidade. Interessantíssimo o livro, incluindo a capa, que é simples e, ao mesmo tempo, linda.

    ResponderExcluir