Resenhas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

:: Resenha 100 :: Muito Mais que 5inco Minutos, Kéfera Buchmann


Sinopse: Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, "5inco minutos" (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco?

Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar.


Você conhece a Kéfera? É... eu não conhecia! 

Deixa eu me explicar. Eu passei por uma experiência radical esse ano de 2015: eu fui para a Bienal Internacional do Livro acompanhada dos meus alunos. O que poderia ser ótimo, poderia ser legal, poderia ser divertido, mas teve momentos de puro pânico, desespero e terror. E a culpa é da Kéfera! E ela nem estava na Bienal naquele dia! Dessa experiência o que mais ficou na minha cabeça foi a frase “Tia, a Kéfera está na Bienal hoje?” ou a frase “Tia, já chegamos no lugar que vende o livro da Kéfera?” e a minha frase favorita “Mas tia, como você não conhece a Kéfera?”, depois de ser trollada por um pingo de gente de 13 anos, eu fui no Google e descobri a Kéfera. Descobri seus vídeos e gargalhei horrores com eles e fiquei pensando “Onde eu estava no mundo que não conhecia o raio dessa mulher?!”.
Essa é a Kéfera. Ela é um barato porque transborda espontaneidade. É alegria pura. É bonita sim, mas é mais legal do que muita gente legal que tem por aí. Ela é uma entidade na internet, já é uma personalidade da TV e uma figura pública adorável... Mas é maluca! E este livro é espontâneo e maluco como ela.
Bienal acabou, deixou saudades e eis que o primeiro contato com a nossa nova parceira, aquela parceria que comemoramos feito loucas, é estabelecido, e eu tive a oportunidade de conhecer o livro da Kéfera. Confesso que fiquei com medo de ler a biografia de uma jovem de 22 anos, a mesma idade que o meu irmão mais novo, 6 anos a menos que eu! Depois de guardar na gaveta aquele meu lado velhota de 169 anos que é cheia de mimimi e não-me-toques-literários, eu dei uma de Kéfera e falei Que se f*da! Por que uma jovem de 22 anos não pode ter uma biografia? Por que ficamos nessa ideia bizarra de julgar tudo antes de abrir e ler? E quer saber? Eu gostei! EU GOSTEI! 
Este não é um livro revolucionário. Não espere nenhuma história que virou o mundo de cabeça para baixo. Até porque ele é sobre uma garota de 22 anos que (ainda) não fez nada de relevante de verdade (tipo inventar a vacina para uma doença). Você deve estar se perguntando: Por que diabos você escreveu um livro então? Porque, por incrível que pareça, existem pessoas no mundo (umas três, mais ou menos) que têm vontade de saber um pouco mais sobre a minha história de vida. Porque, sem querer, eu acabei inspirando algumas meninas e meninos.
O livro é curto, é verdade. Em pouco mais de 140 páginas, recheadas de fotos e com uma diagramação bem ágil, divertida e não linear, o livro Muito mais que 5inco Minutos é uma extensão do canal de Youtube que deixou a Kéfera famosa. Sua narração não linear, beirando a confusão, assim como os seus vídeos, acaba prendendo a atenção do leitores e você se vê querendo continuar lendo, acaba gargalhando alto com os relatos da Kéfera e se perde em uma boa leitura de entretenimento, porque, sim, meus amores, leitura também é para entretenimento, não é para definir falsas elites! 
Sentir raiva da pessoa que não se apaixonou por você é quase inevitável. Você fica remoendo aquele ódio interno, desejando que a pessoa tropece na rua, caia e dê com a cara no chão. Dá um ódio sem-fim. Eu entendo. Vivia passando por isso. Opa, só eu sonho com isso? É? Então deixa para lá…
Além disso, Kéfera abriu espaço no seu livro para falar de um assunto sério em um tom leve. Quantas meninas já não se sentiram “fora de lugar”? Ao expor sua infância marcada por bullying e como isso afetou sua adolescência e detonou sua autoestima, Kéfera acaba dando uma bela ajuda para as milhares de meninas (vamos só lembrar que o canal dela tem mais de 6 milhões de inscritos no momento em que eu estou escrevendo essa resenha), que estão passando por esse mesmo problema. E eu tenho certeza que você, leitor desse texto, pode não ter sofrido com isso, mas estudou com alguém que sofreu e se mesmo assim você não conhece ninguém, então... prazer! Não é fácil e eu amaria ter lido um livro desse quando eu tinha meus 14 anos, estava acima do peso e insistia em usar meu cabelo estilosamente armado em juba! 
E todo mundo fica muito mais bonito com um brilho no olhar e transmitindo alegria para os outros. Então fica aqui minha dica, se é que ela vale de alguma coisa, né? Não seja maria vai com as outras. Não copie porque os outros copiam. Não copie pra ser aceito por uma galera que muitas vezes nem vai te interessar se você conhecer a fundo. Não tente estar na moda, se no fundo você não quer.Seja a moda. Invente-se. :)
Para resumir? É claro que se você for ler esse livro esperando algo que vai revolucionar a sua vida e você já tem a minha idade ou perto disso, você vai se decepcionar, mas para todas as meninas e meninos que estão aí sofrendo se sentindo fora do padrão ou desesperados porque o fulano(a) não está afim de você, ou qualquer coisa parecida, por favor, leiam esse livro e aprendam que o dia de hoje pode ser uma bosta, mas o amanhã pode ser melhor! E se você que tem a minha idade (ou mais) e for ler Muito Mais que 5inco Minutos, vista sua capa de adolescente e entre na pele deles, o livro pode não mudar a sua vida, mas vai te fazer enxergar melhor essa galerinha que está aí e você querendo ou não, são o futuro! E talvez, mesmo sem perceber, mude a sua vida... vai que!


Título: Muito mais que 5inco minutos 
Autor: Kéfera Buchmann 
ISBN-13: 9788584390113 
ISBN-10: 8584390111  
Ano: 2015 
Páginas: 144 
Editora: Paralela
Compre aqui: Americanas  
Skoob 
Classificação: 



Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Ela é muito figura, morro de rir com os vídeos dela. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é... e eu acabei rindo com o livro tanto quanto com o canal!

      Excluir
  2. Conheço a canal dela no youtube e confesso, eu amo os videos dela. Porém nunca li o livro, eu até ia compra pq gostei da sinopse e tal, mas tinha muitos comentários negativos, muita gente falando que não gostou de nada, que é um livro bobo, e isso acabou fazendo eu desanimar da leitura e dar preferência a outros livros na hora da compra. Aqui no blog fizeram até um post que fala sobre esses tipos de comentários, que acaba até fazendo a pessoa desistir da leitura e tal, mas enfim... Como não são todos quem tem noção de que um simples comentário pode desanimar uma pessoa, eu prefiro esperar para ver alguns comentários positivos. Agora com a sua resenha me deu vontade de ler, eu tava esperando por esse comentário para poder comprar e ler. Huashua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu falei na resenha, Bruna.
      Não dá para ler um livro coma cabeça cheia de preconceitos, o que eu vejo rolando ai em muitas resenhas, não querendo desrespeitar o blog de ninguém, as pessoas tem que perceber que os livros também tem público alvo, um público para quem ele se destina, e se você não é esse público e nem vai "limpo" para ler, vai ver defeito em tudo. Eu confesso que quando pedi o livro deu um baita medo, mas depois de fazer uma auto analise, vi meu erro e fui ler, acabei gostando da leitura, mas sou a primeira a dizer que eu não sou o público para quem a Kéfera escreveu, meu alunos sim. Aliás, levei o livro na escola e quase fiquei surda com os gritos, eles adoram ela, querem o livro, estou sendo subornada por ele!! hahaha
      Se você decidir comprar, leia ele sem preconceito, eu usei muitas das minhas lembranças de adolescente para me situar ali. Foi o meu caminho e deu certo, curti. Gostei!

      Bjs!!!

      Excluir
    2. Vou comprar, obg pela dica. ;) Bjs!

      Excluir
  3. tu gostou! TU GOSTOU!!!
    huahuahuauhauhahuahuauhhuaua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei e digo mais... você vai adorar e se acabar de rir. Especialmente com o capítulo sobre os fins de namoro cagado que ela conta!!!! Quase morri rindo!!!

      Excluir
  4. Eu comprei esse livro na bienal para minha irmã porque ela tava querendo muito. Quando cheguei em casa parei para ler partes do livro, e não gostei nem um pouco. Algumas coisas que ela fala são um pouco pesadas e sem necessidade para uma criança de 13 anos.
    Bom é só a minha opinião, talvez por eu ser homem veja de uma forma diferente.

    ResponderExcluir