Resenhas

sábado, 28 de novembro de 2015

[Filme] Antes do Pôr-do-sol (2004)

Sinopse: Jesse (Ethal Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram, novamente por acaso. Jesse agora é um conhecido escritor, enquanto que Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse agora está em Paris para promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas, onde discutem o que aconteceu em suas vidas em todos estes anos.

Então, sábado passado eu falei sobre o lindo Antes do Amanhecer, que conta a história de dois jovens que se conhecem e passam algumas horas juntos conversando e nos encantando enquanto passeiam por Viena. Hoje, venho contar um pouco sobre a também linda continuação deste filme, Antes do Pôr-do-sol. Só que agora o delicioso papo e o passeio acontecem em Paris, que vamos combinar, é tão charmosa e romântica quanto Viena.

Vocês lembram que eu comentei que o primeiro filme cria um monte de expectativas e no final você fica com várias perguntas na cabeça, certo? Pois então, neste segundo algumas delas serão respondidas, mas eu só vou falar de uma que descobrimos logo no iniciozinho do filme.

Bom, Antes do Pôr-do-sol começa com Jesse dando uma entrevista na livraria Shakespeare and Company (que por sinal é a livraria preferida de Celine), sobre o livro que ele escreveu inspirado no seu encontro com Celine. Sim, aquele primeiro encontro quando eles se conheceram.


Enquanto Jesse termina de responder os jornalistas, ele vê Celine em um canto da livraria e a cara que ele faz é impagável! Você nota o choque dele ao vê-la ali e dá para perceber já nessa troca de olhares e nas respostas dele, que eles não se reencontraram como haviam combinado.

Querendo conversar com ela, ele avisa que vai sair para tomar um café, mas como sempre, o tempo não parece ajudar esses dois e ele tem só algumas horas (antes do pôr-do-sol, precisamente rs), pois precisa pegar um voo de volta para os Estados Unidos no fim do dia. E aí o filme começa a se desenrolar com os dois passeando por Paris, conversando sobre tudo o que aconteceu na vida deles nesses nove anos.

Claro que a primeira coisa que Celine quer saber dele é se ele voltou a Viena seis meses depois como combinado, e ela fica arrasada por saber que ele foi e ela não conseguiu ir porque sua avó faleceu e o enterro caiu bem no dia em que eles iriam se reencontrar.


É muito bacana de ver, durante o papo dos dois, o amadurecimento de cada um. Celine, agora já formada, trabalha na Cruz Verde, uma organização ambiental, que é algo que ela sempre sonhou, enquanto Jesse, por sua vez, é um grande escritor, tendo seu livro como um best-seller nos EUA. Só que apesar de tudo isso, a gente acaba vendo que a vida amorosa de cada um não está lá essas coisas. Celine não é tão feliz assim com seu namorado fotógrafo e Jesse, agora casado, confessa a ela que só tenta manter o casamento por conta do filho.

Ao longo da conversa dos dois a gente nota o quanto o livro de Jesse mexeu com Celine, o quanto ler sobre si mesma é simultaneamente lisonjeiro e perturbador para ela, por ser parte da recordação de outra pessoa e por se ver através dos olhos de Jesse.

A essência do primeiro filme permanece neste segundo. Ele é um filme denso, intenso, desprovido de qualquer cena de ação e dos romances convencionais (apesar de ser um romance), e nós continuamos com aquela sensação de expectativa e nos pegamos do mesmo jeito que Jesse e Celine com seus "e se...", "mas..." e "por quês", pois fato é que, se eles tivessem se encontrado como haviam combinado, tudo seria diferente. É inevitável fazer essas especulações.


O diálogo dos dois é tão bom e você se envolve tanto tomado pela curiosidade em saber o que eles pensam e o que vai acontecer agora que eles finalmente se reencontraram, que o filme passa bem rápido, infelizmente, até porque ele é bem curtinho.

Então nós temos a encantadora cena do reencontro na livraria, o passeio pelas charmosas ruas estreitas de Paris, a parada no café, o jardim, o lindo passeio pelo Sena (quem foi que disse que não havia cenas românticas mesmo? rsrs), até a hora que Jesse dá uma carona para Celine até o apartamento dela. E vou confessar pra vocês, o papo é teeenso durante essa carona. Claro que não vou dar spoilers, mas Celine se abre nesse momento falando sobre todas as suas desilusões amorosas e revela pra Jesse que a culpa toda é do maldito livro que ele escreveu sobre aquela noite que eles se conheceram.


E se o primeiro filme termina deixando a gente morrendo de curiosidade pra saber o que vai acontecer a partir dali, este segundo faz a mesmíssima coisa rsrs. Jesse acaba subindo até o apartamento de Celine, nós temos a minha cena preferida que é a cena onde ela canta “A waltz for a night” pra ele, e vamos combinar mais uma coisa aqui, se o livro dele foi uma baita confissão de amor que mexeu tanto com ela, essa música que ela escreveu também é uma baita confissão por parte dela!


A Waltz For A Night 
(Julie Delpy)

Let me sing you a waltz
(Deixe-me cantar uma valsa para você)
Out of nowhere, out of my thoughts
(Vindo de lugar algum, vindo dos meus pensamentos)
Let me sing you a waltz
(Deixe-me cantar uma valsa para você)
About this one night stand
(Sobre essa única noite)

You were for me that night
(Você foi para mim, aquela noite)
Everything I always dreamt of in life
(Tudo aquilo que eu sonhei na vida)
But now you're gone
(Mas agora você se foi)
You are far gone
(Você foi para longe)
All the way to your island of rain
(No caminho para sua ilha de chuva)

It was for you just a one night thing
Foi para você apenas coisa de uma noite)
But you were much more to me
(Mas você foi muito mais para mim)
Just so you know
(Apenas para vocês saber)

I hear rumors about you
(Eu ouvi rumores sobre você)
About all the bad things you do
(Sobre todas as coisas ruins que você faz)
But when we were together alone
(Mas quando nós estivemos juntos a sós)
You didn't seem like a player at all
(Você não pareceu um jogador)

I don't care what they say
(Eu não ligo para o que eles dizem)
I know what you meant for me that day
(Eu sei o que você significou para mim aquele dia)
I just wanted another try
(Eu apenas queria outra tentativa)
I just wanted another night
(Eu apenas queria outra noite)
Even if it doesn't seem quite right
(Mesmo que isso não pareça nada correto)
You meant for me much more
(Você significou para mim muito mais)
Than anyone I've met before
(Do que qualquer outro que eu encontrei antes)

One single night with you little Jesse
(Apenas uma única noite com você, pequeno Jesse)
Is worth a thousand with anybody
(Vale milhares com qualquer outro)

I have no bitterness, my sweet
(Eu não tenho amargura, meu querido)
I'll never forget this one night thing
(Eu nunca vou esquecer essa coisa de uma noite)
Even tomorrow, another arms
(Mesmo amanhã, em outros braços)
My heart will stay yours until I die
(Meu coração será seu até eu morrer)

Let me sing you a waltz
(Deixe-me cantar uma valsa para você)
Out of nowhere, out of my blues]
(Vinda de lugar algum, vida das minhas tristezas)
Let me sing you a waltz
(Deixe-me cantar uma valsa para você)
About this lovely one night stand
(Sobre esse lindo amor de uma noite só)


Ah! Você quer saber se Jesse foi embora do apartamento de Celine e foi para o aeroporto pegar o seu voo? Pois é, eu também quero saber e pra isso nós teremos de assistir Antes da Meia-noite. ;)

Título: Antes do Pôr-do-sol
Título original: Before Sunset
Diretor: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy
Gênero: Romance
Ano: 2004
Duração: 1h20
Classificação: 

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nãããão acredito que eu ainda não vi esse filme!!!!!!!!! Ahhhh, que lindo!
    Amei o post, me deu uma dica enorme agora, hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veeeeja!!! Veja um seguido do outro!!!!! Esse final de semana vou ver Antes da Meia Noite! <3

      Excluir
    2. Já vi Antes do Amanhecer e não tinha nem ideia desses outros dois, vou fazer maratona com minha mãe!!!
      Bom filme pra você! <3

      Excluir
  2. Amo romance, agora com esse post fiquei com mais vontade de assistir ainda, adorei a ideia do segundo filme esclarecer algumas curiosidades que ficaram do primeiro, e o melhor, o terceiro esclarece as curiosidades do segundo. kkk Amei! Preciso assistir esses filmes urgentemente!

    ResponderExcluir