Resenhas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

:: Resenha 112 :: Eu, Você e Garota Que Vai Morrer, Jesse Andrews


EU
Meu nome é Greg Gaines. Tenho dezessete anos. Sou o cara que escreveu esse livro. Minha aparência não é lá estas coisas e provavelmente eu tenho um fungo devorando o meu cérebro. Então eu nem mesmo sei se ainda sou humano.

VOCÊ
Earl Jackson é a única pessoa que pode ser considerada um amigo. Nós criamos péssimos filmes juntos. Werner Herzog é nossa maior influência. Earl geralmente está com raiva de alguma coisa.

A GAROTA QUE VAI MORRER
Minha mãe me obrigou a me aproximar de uma garota com leucemia. E isto foi à ruína de toda a minha vida. Se você realmente quer ler algo sobre isso, acho que este livro completamente sem noção é para você.


Há um tempo atrás, estava fuçando no Youtube e acabei descobrindo um livro que chamava Me and Earl and the Dying Girl, a garota que fazia a resenha era meio japa/meio chinesa/meio coreana... De boa hahahaha, eu to mandando tudo isso, porque a real é que não tenho ideia o que ela é. Não... espera, ela é humana sim, quer dizer, na primeira impressão parecia sim humana, enfim... mas o que eu to tentando explicar é que eu não tenho ideia da relação de parentesco que se estabelece através da proveniência do seu antepassado comum. Resumindo, não tenho ideia da onde vem aqueles olhinhos puxados hahahaha.

Prometo que se acontecer de novo, eu tento descobrir a verdadeira origem dos olhinhos....
Então, voltando para a minha descoberta, ela mostrou a capa do tal livro e de cara eu amei (sou dessas, me julguem), ela era toda colorida e linda que até esqueci o que a garota tava falando. Parei de ver o vídeo e corri abrindo o Google para procurar o bendito, aí descobri que o livro foi lançado nos EUA em 2012 e rendeu ao autor, Jesse Andrews, diversos prêmios, incluindo o de melhor ficção para jovens adultos da Young Adult Library Services Association. Aqui no Brasil, o livro foi lançado pelo selo Fábrica 231, da Editora Rocco com o título Eu, Você e a Garota que Vai Morrer.

Gente....Sério! Sou apaixonada por essa capa. =D
A trama acompanha Greg, um estudante do ensino médio que tem um grande problema em se relacionar com as pessoas, prefere ficar invisível para qualquer um na escola, principalmente para as garotas. Com vários métodos criados, Greg consegue levar sua vida no colegial sem maiores problemas, vivendo em paz com todos os grupos da escola. Greg também é apaixonado por cinema, produz paródias de filmes clássicos (um pior que o outro) com seu único e melhor amigo Earl, um garoto que tem uma vida familiar problemática e tão incomum quanto Greg.

“Earl e eu nunca brigamos. Em grande parte, isso aconteceu porque eu era  covarde e, em parte, porque nós tínhamos uma relação de trabalho muito boa, com papéis definidos. A questão é: eu nunca tinha ficado com raiva dele e, além disso, morro de medo de conflitos. Especialmente, com Earl, por causa do chute na cabeça que ele sabe dar.”

A vida de Greg vai seguindo “normal”, até sua mãe decidir que ele deve aproximar-se  novamente de Rachel, uma ex namorada de infância que agora sofre de leucemia. Sem entender muito bem e sendo obrigado pela mãe, Greg então segue absurdamente engraçado e de forma muito espontânea e ao mesmo tempo surreal essa aproximação.

“Então há uma chance de pensarem: ‘Sensacional! Vai ser uma história sábia e perspicaz sobre amar, morrer e crescer. Provavelmente vai me fazer chorar literalmente o tempo todo. Já estou muito empolgado! ’ Se essa é uma representação fiel dos seus pensamentos, talvez vocês devessem jogar este livro na lixeira e, então sair correndo.”

Quando a doença da Rachel avança rapidamente, Greg e a Earl têm uma ideia: fazer o melhor (e pior) filme do mundo em homenagem a Rachel.



Fugindo completamente do óbvio, o livro Eu, você e a Garota que vai morrer está longe de ser mais um dramalhão clichê. Sério... Mesmo que a história tenha um garoto com sérios problemas sociais e uma garota com leucemia, posso dizer que o livro tá longe de ser uma história com várias mensagens forçadas de como é importante dar valor ao que temos, a vida e blá blá... E eu sei que em alguns livros esse tipo de mensagem é legal e necessária e tal, mas aqui a parada é outra. Aqui não tem lugar para uma história romântica e sim de uma convivência não planejada, uma amizade que surge a partir daí e que ensina para ambos, que a  superação é capaz de desafiar as forças da natureza e que algumas vezes, a encontramos de uma maneira totalmente inesperada.

Confesso que foi isso que me fez apaixonar de cara por ele, o autor Jesse Andrews oferece uma história com uma sensibilidade única ao tratar sobre a morte, além de uma escrita descontraída, cativante e diversos momentos engraçados. Você vai chorar? Bom... acho que sim, porque eu chorei. Em algumas partes é impossível você não se emocionar, pois os personagens vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias. Uma mistura perfeita entre drama e humor.

Uma coisa que achei bacana nesse livro, foi que, conforme você vai acompanhando a narração de Greg, você  percebe que em algumas partes a narração segue em estilo roteiro. Ahhh, outra coisa que amei, foram os títulos de cada capítulo hahahahaha.

O livro também ganhou uma adaptação para os cinemas e foi dirigido pelo cineasta norte-americano de origem mexicana Alfonso Gómez-Rejón (American Horror Story’ e Glee). O filme ainda ganhou o prêmio principal da 31° edição do Festival de Cinema de Sundance 2015 e estreou em grande circuito nos Estados Unidos no dia 12 de junho. "Me and Earl and the Dying Girl" também recebeu o prêmio do público de melhor filme, no terceiro ano consecutivo em que o mesmo filme ganha o prêmio do júri e o da audiência, depois de "Whiplash", em 2014, e "Fruitvale Station" em 2013.




Abaixo o trailer do filme:


Disponibilizado pela ROCCO, você pode conferir um trecho desse livro aqui. Recomendo que percam alguns minutos para darem uma olhada hahahahaha. Então é isso, espero realmente que vocês coloquem esse livro na lista de vocês, dando a oportunidade de conhecer um pouco do mundo de Greg.

Título: Eu, Você e a Garota que Vai Morrer
Título Original: Me and Earl and the Dying Girl
Gênero: YA
ISBN-13: 9788568432181
ISBN-10: 8568432182
Ano: 2015
Páginas: 288
Compre aqui: Submarino
Classificação:

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Comprei esse livro tem uns 3 meses e ainda não li, quando comprei foi mais pela capa e o título que chamaram muito a minha atenção, até então não sabia do que se tratava o livro, tava de bobeira comprando uns livros e ai apareceu ele, como título chamou atenção, e estava com um preço bom,eu comprei. Parece ser uma história bem legal o fato de tratar de um assunto sério como o câncer, mas de modo diferente e não parece ser clichê. Acho que vou adorar a leitura, vou aproveitar as férias e vou ler, espero que seja uma leitura envolvente, fácil e rápida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna essa capa é linda, né? Aproveita as férias e lê sim, espero que você goste e assim que terminar, vem aqui me falar se gostou do livro. ;)

      Excluir
    2. Muito linda! Pode deixar, voltarei pra falar o que achei! ;)

      Excluir
  2. Parece ser uma historia bem emocionante, eu não estou num momento de ler livros assim mas vou ler futuramente.
    Eu fiquei sabendo sobre o filme mas achei que ainda ia ser lançado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, o que aconteceu? Ressaca literária?
      Então, eu gostei bastante do livro e tô louca para ver o filme e ver como ficou a história no cinema.

      Excluir
    2. É que minha avo esta doente então estou evitando leituras em que tem personagens com alguma doença e etc :(
      Mas eu to sim em uma ressaca literária, nenhum livro me prende. Se você souber algum bom me indique. :)

      Excluir
    3. Sinto muito, Thiago! Espero que dê tudo certo e que a melhora venha logo..=(
      Te falar que eu tava igual você, com uma ressaca brava hahahaha.
      Posso te indicar um que gostei bastante: Fragmentados. Senão leu ainda, leia!
      Vou fazer uma resenha desse livro e espero que você leia também hahahahaha.

      Excluir
    4. Obrigado Grazi. :/
      Olha eu to de olho no livro Fragmentados mesmo, ele tava baratinho na Amazon mas quando fui apertar pra comprar deu indisponível. Faz a resenha sim, parece ser muito bom esse livro.

      Excluir
    5. Cara.... COMPRA ELE! Muitooooooooo bom!!!To devendo a resenha dele e pretendo postar ainda esse mês =D

      Excluir
  3. Oi, Grazi. Sou desses que compra o livro pela capa também. Embora eu não tenha Eu, Você e a Garota Que Vai morrer estou bem ansioso para a leitura e a exibição na estante. Com o decorrer da história pensei: "Mais uma história de câncer.", mas fui surpreendido com a narrativa do livro e como os personagens são tratados, mesmo com seus problemas e dramas pessoais, se encontram e o resultado é sempre o riso. Gostei!
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ycaro, então tamo junto o/ hahahahaha. Eu já comprei vários livros por causa da capa e não me arrependo não hahahaha.
      Fico feliz que tenha gostado e se um dia chegar a ler, vem aqui me contar o que achou. ;)

      Excluir
  4. Depois de ler a resenha, fui ler um trecho do livro. A historia parece ser legal, mas acho que narrativa irá me cansar. Confesso que não sou muito de ler livros que tenha algum personagem que está quase morrendo, porque na maioria das vezes eles acabam morrendo. A historia pode ter uma mensagem linda, uma lição de vida, mas não gosto de finais tristes (já passei muita raiva por isso). Apesar desse livro ter uma garota que vai morrer, você me deu animo para ler Grazi, quando dize que essa historia foge do glichê, mas por outro lado você chorou, o que me deixo apreensiva rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina hahahaha eu chorei, porque tem algumas partes que por mais que seja colocado com sarcasmo pelo Greg, você consegue ver a sensibilidade do momento. Mas fique tranquila, pois o livro é como falei na resenha, é uma mistura perfeita entre drama e humor. Espero que dê uma chance e coloque ele na sua lista. ;)

      Excluir
    2. Grazi fiquei mais animada agora rsrs, vou colocar ele na lista.

      Excluir
  5. Eu quase comprei esse livro na Bienal, mas já não podia comprar nem uma bananada huahuahauahauhau. Mas tenho vontade de ler e ver o filme. ^__^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAA nem uma bananada HAHAHAHAHAHA, eu bem me lembro do quanto você gastou nessa Bienal. Mas coloque ele na sua lista e compre. Você vai amar... =D

      Excluir
    2. Mas também vocês compraram muita coisa na bienal kkkkkkkk
      Bia eu vi esse livro por 10reais na Amazon.

      Excluir
    3. Que nome intrigante, hein? Achei muito bonitinha a capa, apesar de que a primeira impressão que tive ao ve-la não foi grandes coisas. Adorei os quotes, parece ser um livro engraçado mesmo. Não cheguei a ver o filme, mas deve ser bom pra ter recebido esses prêmios!
      xx owamandab@hotmail.com

      Excluir
    4. Ele tem um humor único e espero que quando você ler, que você goste. Me conta depois... =D

      Excluir
  6. Também me apaixonei pela capa a algum tempo atrás, mas nunca pesquisei sobre.
    Você definitivamente me fez abrir os olhos para esse livro e, muito provavelmente será minha próxima leitura e resenha! xD

    http://caixasdsapato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa... Depois vou passar lá para ler sua resenha! \o/

      Excluir