Resenhas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Bem vindo 2016... com os 16 livros favoritos de 2015 do Viciados em Leitura!

Ana, Bia, Grazi e Eu

Então, 2015 já foi! Adeus! Sayonara! Adios! E etc, etc,etc. Ano difícil de muita crise, muito tenso pra alguns, muito desafiador para outros, eu me incluo nessa, porque às vezes precisamos perder para ganhar, e às vezes temos que aprender a nos desafiar, a determinar até onde vai o nosso limite.

Enfim, 2015 foi um ano diferente, mas quando falamos do blog Viciados em Leitura só temos a agradecer. Como vocês sabem, o blog nasceu em 2014, mas apenas no dia 07 de janeiro de 2015 publicamos nossa primeira resenha, com o livro Obsessão da Maya Banks e quem abriu os trabalhos foi a Bia, lembram?

A minha primeira resenha foi de um dos poucos livros que me fez chorar, Paixão sem Limites da Abby Glinnes, e como janeiro foi o mês do pontapé, a Bia convidou a Grazi para o blog e ela já veio com resenha, sem fugir da raia e apresentou Perdendo-me da Cora Carmack.

Aí ficamos meses com nós três correndo na leitura, fazendo resenha, aprendendo nos erros, vendo o que poderíamos fazer para deixar o blog mais profissa, quando percebemos que era preciso mais uma resenhista, alguém com um gosto diferente, alguém louco (brinks), e em junho vem a Ana com O Lado Mais Sombrio do A.G. Howard e assim o tempo foi correndo, 2015 foi passando e fechamos o ano com a conta fantástica de 120 resenhas em um ano!

Fazem ideia do que é esse número? Deixando o meu lado matemático assumir, eu vou contar uma coisa para vocês. 1 ano tem 52 semanas e 1 dia. Dividindo 120 por 52, temos a conta de 2,30 resenhas por semana. Ou seja, a cada semana garantimos pelo menos duas resenhas para vocês! Deu trabalho? Deu, mas foi muito bom, foi muito legal, foi FODA! E queremos apenas que 2016 seja ainda melhor! Já estamos fazendo a nossa parte para isso, vamos ter  meta ‪#‎50livrosem1ano‬, vamos ter o Desafio Literário e ainda um Clube de Leitura, tudo isso vocês podem ver nesse link aqui onde a Bia explica tudo tim-tim por tim-tim, e por favor, participem, vai ser legal!

Afinal, foi um ano rico para o blog, tivemos resenhas, tivemos os contos da Bell, parcerias que comemoramos loucamente, conhecemos pessoas incríveis, falamos de música, de filmes... Mas falta algo para dar tchau para 2015, e chegamos a conclusão que falta uma...conclusão! Ou seja, decidimos escolher os 4 livros que marcaram o nosso 2015 e como somos 4 e vamos escolher 4, e 4 x 4 =16 que é o ano 2016... enfim, entenderam a ideia? Vamos lá? Vamos conhecer os 4 livros que cada uma de nós escolhemos como o TOP? A ordem é a alfabética. ;)


::Ana::

Doutor Sono - Stephen king
Na verdade esse é a continuação do livro O Iluminado. Acabei achando esse livro muito mais interessante que o seu predecessor. Mais assustador, mais tenso, mais suspense, mais Stephen King!

Um livro engraçado, divertido e por mais que tenha pra lá de 400 páginas, uma leitura fluida e rápida devido a essa escrita maravilhosa que é marca registrada da Carina Rissi. Me rendeu ótimas gargalhadas. Valeu muito a pena. Se bateu curiosidade, a resenha está aí.


Então, romance, né gente?! E romance de época! Nunca gostei dessa estética, mas a Lisa Kleypas me ganhou de cara. Ela faz o romance na medida certa, na minha opinião, porque sou muito chata com esse lance de romance de época. Não é chato, maçante, não tem muitos detalhes desnecessários. É fofo demais. Quer saber um pouco mais?! Resenha aqui no blog também.

Esse livro é maravilhoso porque é maravilhoso! A série A Seleção é maravilhosa, logo, felizes para sempre não tinha como ser ruim. É fofo, é lindo, é um guti-guti e agora chega. Tenho uma reputação a zelar! 

::Bia::

Em abril eu li o maravilhoso Uma Longa Jornada, do Tio Nicholas Sparks (aquele que não sabe brincar). Fiquei tão apaixonada que depois de escrever a resenha eu chegava a molhar os olhinhos toda vez que ia lá revisar ou arrumar os trechos e lembrava de cada momento. A linda história de Ira e Ruth chegou ao topo do pódio, juntando-se aos queridos Noah e Allie, de Diário de uma Paixão.

Também em abril, eu li a maravilhosa trilogia Slammed, da Colleen Hoover. Métrica, o primeiro livro, é uma das coisas mais lindas e delicadas que já li. A mistura de poesia na vida de dois jovens que enfrentam tantos problemas além de todas as emoções do primeiro amor, é... é até difícil explicar. Foram esses livros que me fizeram amar a sensibilidade da Colleen e escolher ela como a minha autora estrangeira preferida.


Em junho foi a vez de Beleza Perdida, da Amy Harmon, que eu ganhei da Grazi. Puta merda, que livro!! Só falando um palavrão, sério! Uma história linda, um livro que te enche de emoções, que você sorri, ri, chora, se desespera e leva aquele soco na boca do estômago com cada frase e ensinamento, principalmente vindos de Bailey, que está no Top 5 melhores personagens já criados em todos os tempos!!! 

Por fim, escolhi um nacional que eu amei! Em julho eu li o lindo Um Novo Amanhecer, da nossa parceira e queria amiga, Cinthia Freire. UNA é um livro delicado e apaixonante. Assim como os outros anteriores, tem ensinamentos e lições importantes que a gente precisa levar pra vida toda.

::Grazi::

Beleza Perdida - Amy Harmon 
Quem me conhece já sabe... Esse livro mexeu comigo de uma maneira inexplicável. Fiquei tão absorvida com essa história que o terminei em horas. É um livro onde você se emociona pelas situações dos personagens e pelos momentos descritos. Eu amo demais o personagem Bailey, ele é único e as maiores lições que tiramos nesse livro, vem por ele. É um livro que vou carregar por um bom tempo, indicando para o máximo de pessoas que eu conseguir. Um livro que fala de amizade, de um nível altíssimo de lealdade. Onde a superação e o amor andam de mãos dadas. Cara.......... esse livro é foda demais!


Todo Dia - David Levithan 
O que dizer desse livro? Além de dizer quanto eu amei essa incrível história? Já imaginou como seria se você acordasse todo dia em um corpo diferente? Descobrindo que precisa aprender sobre essa pessoa durante as próximas 24 horas e que depois começa tudo de novo? Só que em um novo corpo! Cara... Agora imagina você se apaixonar por alguém, sendo assim? É... A coisa é tensa, mas David Levithan conseguiu nos apresentar um personagem onde somos consumidos pelos seus pensamentos, medos e experiências de cada dia vivido. É um livro original e inovador, com uma história com diferentes perspectivas, mas todas com uma sensibilidade cativante.


Fragmentados - Neal Shusterman 
É um livro que todos deveriam ler, sério! Para mim o autor conseguiu fazer o diferencial dentro de tantos livros. Uma história que se passa em um mundo distópico e que faz você refletir em vários momentos. É a sobrevivência de adolescentes que são destinados à fragmentação, uma prática legalizada pelo estado após a Segunda Guerra Civil. A tal “Lei da Vida”. Com um tema tão intenso como esse,  Neal conseguiu construir personagens interessantes e memoráveis, conseguiu que cada um deles desempenhassem seu papel central com uma magnificência e uma sensibilidade inexplicável. Sua narrativa é fluida, saborosa e instigante, o que para mim, foi de uma clareza sem fim em relação à ideia criada.

A Promessa da Rosa - Babi A. Sette
Esse livro foi uma surpresa maravilhosa no ano de 2015. Babi conseguiu construir uma história universal e atemporal. Com personagens muito bem construídos e uma narrativa simplesmente perfeita.  É uma história emocionante, com reviravoltas e uma intensidade que faz seu coração dar cambalhotas, além de ter uma das cenas mais lindas que já li. Com certeza A Promessa da Rosa, vai ser um dos livros que vou recomendar todas as vezes que tiver oportunidade.

::Talita::

Não foi fácil escolher quatro livros, eu me peguei pensando porque 4 várias vezes. Tirei e coloquei diversos livros até chegar nesses e usei um critério, o que sempre me ajuda, escolher 4 livros que não foram somente bons, mas que mudaram algo em mim, como pessoa ou leitora, e escolhi três. Sarai entrou porque eu só tinha uma certeza, A Morte de Sarai entra no meu top 4, #fato!

A Morte de Sarai - J. A. Redmerski
Sabiam que eu sou uma das pessoas mais ansiosas que eu conheço? Eu não tenho unha porque gosto de roer, na época do vestibular, sim, sou do tempo do vestibular, eu comi tanta unha que meus dedos sangravam. Enfim, eu fiquei sabendo que A Morte de Sarai ia ser lançado aqui, eu já queria, mesmo tendo lido antes. Eu comprei ainda na pré-venda, atendi o carteiro com um riso no rosto e dei pulinhos quando fechei o portão. Amo esse livro, essa série, a escrita dela! Amo muito! Best of the Best!

Os Bons Segredos - Sarah Dessen
Eu julguei pela capa, achei linda quando vi no e-mail da Cia das Letras, achei ainda mais quando peguei o poster na Bienal (ainda tenho esse poster guardado) e quando veio a opção, pedi logo! E que história linda, meu Deus! Aquela capa linda esconde um livro tão profundo e perfeito que eu absolutamente amei. Sair da nossa zona de conforto (amor romântico) para embarcar em um livro que explora o amor em família, foi uma grande aprendizagem em 2015.


Alta Tensão - Harlan Coben
Harlan Coben é aquele autor que todo mundo fala bem, mas você responde vou ler e acaba adiando, adiando... até que um dia eu encontrei ele em promoção na frente do meu trabalho por 10 reais! Comprei e enfim, li. O problema? Adorei!!! Mas ele é o livro 10 de uma série! Ou seja, tenho mais 8 para comprar (já comprei o livro 9) e eu preciso, tipo, desesperadamente! É a nossa dura vida de leitor, quanto mais a gente lê, mais a gente quer!

A Transformação de Raven - Sylvain Reynard
Não poderia ficar sem falar de Sylvain Reynard. Eu li Inferno de Gabriel em 2014 e não gostei, aí pedi ele de amigo secreto, ganhei, reli e AMEI! Mais do que a história, eu aprendi que para ler, devemos deixar nossos preconceitos para trás, temos que ir abertos para o livro, e assim terminei toda a trilogia do Gabriel e fiquei fá do SR, que responde aos meus tweets e fui ler A Transformação de Raven. Eu terminei já querendo o livro 2, que sai agora em 2016 e apaixonada pela escrita do SR, querendo ler tudo dele (ou dela, vai saber)! 

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi gente!
    Adorei saber mais sobre a história do blog. Um dia caí por aqui, li alumas coisas, gostei e salvei vcs nos favoritos, rs. Mas aí fui descobrindo outros tb, brincando por aí de top comentarista (rsrs) e acabei esquecendo vcs (droga, desculpa). Eis que na Bienal voltei aqui e li altas dicas divertidas de como se virar por lá, o que me ajudou muito, inclusive. Como eu recebia o feed pelo e-mail, às vezes vinha dar uma olhada, mas não costumava comentar. Quero fazer um elogio: acho os posts mto divertidos pq parece q a gente ta conversando sobre o livro. Por favor, continuem assim, acho vcs diferenciadas da maioria dos blogs que vejo por aí. Enfim, esse ano vi que vcs iam fazer um desafio literário e pensei: é agora que eu entro nesse blog de verdade! hahahahahahaha. E tô adorando!

    Sobre os livros.. Beleza Perdida e Slammed vou ler em fevereiro e tô ansiosíssima. Carina Rissi tb adoro, apesar de ainda não ter lido No Mundo da Luna, mas quero. Só li A Entrevista que ela disponibilizou na internet e achei mto engraçado. E Os Bons Segredos e A Morte de Sarai estão na lista de leitura tb ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo crescimento do blog, que ele cresça cada vez mais e que cada vez tenha mais resenha. :D Agora falando dos livros, eu quero muito ler Beleza perdida, No mundo da luna e Os bons segredos, eles já estão na minha lista a um tempo e vou comprar eles em breve. Os 4 livros que eu mais gostei de 2015 foram: Caixa de pássaros - um terror que não tem nada de terror e sim muito suspense.
    Bela redenção - Mais uma maravilha dos irmão Maddox, adorei, bom demais.
    Como eu era antes de você - Esse livro me fez chorar, muito bom. História emocionante!
    A última música - Ahh o Titio Nicholas, sempre encantando com suas obras, sempre os melhores romances.

    ResponderExcluir
  3. Vi o post da Bia no face e vim correndo "sapiar" aqui no blog hehehehehehehe :D
    Meninas, mais uma vez parabéns !!! Acho incrível o trabalho de vcs, é demais ver o carinho e o amor que vcs dedicam para deixar esse blog cada vez mais lindo !!!
    Fico feliz em participar da história do Viciados em Leitura, aqui eu conheci pessoas especiais, pessoas que fazem parte do meu dia a dia (algumas nem parece que a amizade é apenas virtual).

    Como a Bia disse: Aqui a diversão é garantida.

    Um beijo lindonas !!!

    ResponderExcluir
  4. Só queria deixar aqui registrado o meu grande "De Nada" por ter vindo para somar nesse blog trazendo toda a minha sorte e sucesso pra vocês.
    Continuarei sendo o pé de coelho de vocês e gostaria deixar um beijo especial pra tHalita.
    Beijo da Loka!

    huahuahuahuaahuahuahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  5. Meninas vocês são o máximo e merecem esse crescimento pelo esforço, dedicação e tempo investido parabéns pra todas!

    ResponderExcluir
  6. Leila, para de ser tão linda !!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog meninas, cheguei agora,mas já estou gostando demais!!
    Gostei desses livros também, não tinha lido nenhum ainda , mas vou colocar na minha lista de 2016.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Parabéns meninas vocês cresceram muito e muito sucesso para o blog e para vocês!!
    De todos os livro só li Felizes para Sempre e A Promessa da Rosa mas tem vários na minha lista de leitura como Beleza Perdida, No mundo da Luna e Fragmentados !!

    ResponderExcluir