Resenhas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

:: Resenha 124 :: Gigantes, Pedro Henrique Neschling

Sinopse: Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições.

Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar? 

Conhece a música Natasha do Capital Inicial? 
"Tem 17 anos e fugiu de casa
Às sete horas na manhã no dia errado
Levou na bolsa umas mentiras pra contar
Deixou pra trás os pais e o namorado (...)"

Não, não tem nenhuma Natasha em Gigantes e nem alguém dando uma de Natasha, mas enquanto eu lia Gigantes, essa música me veio na cabeça diversas vezes porque a narrativa do livro lembrou muito a narrativa da música do Dinho Ouro Preto. Sabe essa coisa de ver a vida de alguém através de pedacinhos? É isso que Gigantes propõe. Conhecer um período da vida de 5 amigos e nesse tempo a gente vê eles passarem de 5 meninos e meninas para homens e mulheres através de erros, acertos, ilusões, perdas, ganhos e quanto mais a gente olha para esses 5 amigos, mais olha para si mesmo.


Tudo começa quando Fernando, um dos cinco amigos, assiste a gravação da festa de formatura da escola. Com esse fio condutor atravessamos um período de quase 10 anos na vida dele, Fernando, Duda, sua namoradinha na época, Lipe, melhor amigo de Duda, Zidane, melhor amigo do Fernando e Camila, a pivô da separação do casal. Mas Gigantes é um livro ousado que não vai contar essa história de forma tradicional. O autor, aliás, uma grata surpresa que vou falar mais tarde, dividiu o livro em capítulos curtos e não numerados, cada um dedicado a algum momento importante na vida desses amigos. Essa estrutura, mais ágil, faz com que seja impossível não se envolver com os personagens, mesmo conhecendo tão poucos deles.


"O amor é tão simples que não conseguimos entender direito como acontece. Nasce quando menos esperamos. Depois acaba, ou se transforma, sem que a gente tampouco perceba. E nós ficamos tentando compreender, decifrar. Pura besteira."

Em Gigantes conhecemos Fernando, o boa praça da turma, namorou com Duda todo o ensino médio, mas uma escapada na festa de formatura com Camila faz o namoro azedar e a amizade com Duda também. Sonha em ser cineasta e ao longo do livro vamos vendo ele ganhar e perder na luta para realizar seu sonho, desde o auge até os trabalhos comerciais. Eu passei boa parte da metade do livro querendo saber o que aconteceria entre ele e a Duda. Essa, passa por grandes momentos que eu não vou contar porque a graça está em descobrir a cada capítulo, mas a menina de coração partido que foge para França quando descobre que foi traída pelo namorado se torna uma mulher que tem que aprender a encarar seus medos de frente. Assim como Lipe, seu melhor amigo, que não sabe como dizer ao pai que é gay, sempre foi, sempre vai ser, e que isso não é um defeito.


"E com você aprendi que nessa vida a gente não pode perder tempo com bobagem. Nem com tristeza. Porque não vale a pena. Então eu não vou mais chorar. Vai ser duro, difícil para cacete, mas eu não vou mais chorar."

Zidane, ou Francês, é aquele seu amigo que parece viver o eterno dilema de Peter Pan, o tempo passa mas ele não vê e você fica louca para sacudir o cara e dizer ACORDA, mas ao mesmo tempo, entende que ele é assim e você gosta dele assim. E temos Camila, ela representa a máximo "é errando que se aprende", ao extremo, é muito bonito ver a Camila errando, porque ao mesmo tempo em que ela erra, ela aprende mais de si mesma a cada passo, seja sobre sua personalidade ou sua sexualidade. É impossível não querer saber mais sobre o romance entre Duda e Fernando, é difícil não ficar na expectativa de saber o momento em que Lipe “vai sair do armário”, não tem como olhar a vida do Zidane ou da Camila e ter aquele comichão de dizer “não esse caminho cara!”. 


Chega uma hora em que ou a gente cresce ou vamos ficar para sempre vivendo como Peter Pan. 

A escrita do Pedro Henrique Neschling foi uma grande surpresa, ele fez de uma história curta e ágil, algo que te prende do começo ao fim sem ser banal ou raso, ou seja, mesmo sendo um livro pequeno, passa e passa muito bem a mensagem que propõe, e tudo isso marcado por uma trilha sonora de respeito! Eu tenho que roubar o papel da Bia e fazer um Letra e Música de Gigantes! A trama musical passeia de Silverchair até Caetano Veloso, passando por Oasis e Marcelo Camelo, passando por vários momentos e sempre em grande estilo, aguardem! Voltando a escrita, eu sou obrigada a dizer que me surpreendeu positivamente. Por ser seu romance de estreia não esperava algo tão bom, ou tão envolvente, mas o mérito dele foi fazer a história ser real. Nada do que aconteceu com esses cinco amigos foi “fora da caixinha”, pelo contrário, foi algo que poderia ter acontecido comigo, com você, com um amigo seu. Foi tão crível que você se enxerga no livro e em especial para mim, que estou indo para os meus 29, mais ou menos a idade em que os personagens chegam no final do livro, foi uma viagem, eu parei para pensar no meu passado e comecei a pensar no meu futuro. Gigantes é isso, é uma viagem pelo passado de cinco amigos, que termina como começa, em aberto, afinal, a história deles está apenas começando, assim como a sua ou a minha. 


"Às vezes cobrava de si mais atitude. Queria recuperar uma certa rebeldia que o fizesse dizer para a própria vida, "Ei, quem manda em você sou eu e não o contrário!". Mas não sabia como. E, pior, desconfiava que isso não era verdade. Todo garoto sonha ser um gigante, pensava, mas poucos conseguem triunfar." 

Título: Gigantes
Autor: Pedro Henrique Neschiling
ISBN-13: 9788584390120
ISBN-10: 858439012X
Ano: 2015
Páginas: 232
Editora: Paralela
Compre aqui: Saraiva
Skoob
Classificação: 

Comente com o Facebook:

36 comentários:

  1. Eu já tinha lido uma resenha sobre Gigantes, o que mais me chamou atenção nesse livro, foi a história ser bem real e descobrir em cada personagem os seus seus defeitos e qualidades, erros e acertos, medos e angústias, tristezas e felicidades, sonhos e desilusões. Impossível a gente não se identificar com algum deles.

    Parabéns pela resenha Talita !!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é tão real que fica impossível não se identificar ou identificar alguém, é um livro que recomendo muito pela boa escrita, boa história e pela trilha sonora!

      Excluir
    2. Legal Talita, vou colocar na minha lista de desejo !!! :D

      Excluir
  2. Fiquei bastante interessado na premissa do livro, parece ser ótimo e também li poucos que abordem essa fase da vida
    Gosto muito de quando o autor é direto e não fica com enrolação, portanto acho que o Pedro Henrique vai me conquistar fácil, ainda mais com essa história haha
    Excelente resenha! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem curto, não tem aquela narração tradicional linear, você acompanha momentos da vida desses personagens ao longo desses 10 anos e essa foi a grande sacada do autor,porque são 5 vidas que seguimos em um empo longo, e não é toda hora que algo acontece! Enfim, a narrativa é o ponto alto do livro!
      Bjs!!

      Excluir
  3. Vem conferir meu Blog junto com minha prima! Resenhas, livros, moda, filmes e muito mais!
    https://luckforus.wordpress.com/2016/01/13/resenha-hades-o-2o-da-serie-halo/

    ResponderExcluir
  4. Boa dica de livro e a resenha ficou muito esclarecedora.Adoro livros gostosos de ler e que tenha uma turma jovem nele.
    E o autor ainda colocou música no livro, não tem como não deixar mais perfeito.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana, e vou te contar a trilha foi TOP! Eu me peguei ouvindo algumas dessas músicas no youtube, não aguentei! Eu vou fazer um artigo com elas porque merecem!

      Excluir
  5. O livro parece ser muito interessante, adorei sua resenha, explicou muito bem e mostrou como o livro te encantou, gostei também dos trechos que você selecionou.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! O livro foi uma aposta minha que acabou sendo super válida, eu gostei, ainda mais agora que estou me preparando para entrar nos 30!
      Bjs

      Excluir
  6. Oiee
    Adorei sua resenha!!
    Parece ser um livro bem legal e eu adorei a capa. Faz um tempo que não leio nada no estilo, fiquei curiosa.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, que bom que gostou da resenha!
      Vou te confessar que eu sempre li os romances de estrutura tradicionais, então esse foi uma aposta em algo novo que acabou dando super certo para mim! Quando der, experimente, quem sabe ele não te encanta também?

      Excluir
  7. Olá!

    Já li algumas resenhas dele e, realmente, o Pedro é uma grata surpresa. O conhecia da TV e nem imaginava que ele poderia trazer uma história tão palpável, fazendo com que nos identifiquemos com os personagens.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla,
      um dos grandes pontos do livro foi a verdade dos personagens, eu mesma me peguei pensando "Ai eu já fiz isso!" a gente vê tanto romance com fatos absurdos que pegar algo real, dá um frescor!

      Excluir
  8. Oi Talita.

    Não recordo que eu tenha lido alguma resenha sobre esse livro. Acho que se tivesse lido tinha lembrado porque fiquei bem interessada em ler. Vou deixar na minha lista de desejados caso apareça uma oportunidade em adquirir a obra, vou lê-la.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia,
      quando a oportunidade aparecer, não deixe de adquirir o seu! Vale muito a pena pelos motivos que dei na resenha, foi uma ótima leitura para começar bem o ano!

      Excluir
  9. Uau....

    gostei da premissa,

    confesso que ao ler o nome e ver a capa meio que torci o nariz...mas a tua resenha foi me conquistando e no final já estava completamente encantada pelo livro!!!

    Adorei e é mais um que vai pra minha infinita lista!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      que bom que a minha resenha te conquistou! Olha eu sou suspeita, mas acho que vale muito a pena ter esse livro, ágil, com conteúdo, divertido e emocionante tudo na medida!
      Bjs

      Excluir

  10. Eu adorei a sua resenha, fez com me despertasse o interesse pelo livro, é por ela que eu vou colocar ele na minha lista de leitura desse ano, está enorme, mas sempre cabe mais um. Parabéns!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha que a minha resenha ajudou! Não vamos falar de lista e livros enormes, porque eu já estou na categoria vergonha! Mas vale a pena esse entrar na lista ;)

      Excluir
  11. Olá,
    Gostei da ideia do livro, pelo o que você disse a leitura é bem fluida. O livro é muito grande?
    www.pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, então o livro tem 232 páginas mas como ele conta a vida de 5 jovens em um periodo de tempo bem grande a gente conhece só aqueles eventos importantes de cada um, deixando a leitura bem ágil, ele flui muito bem.

      Excluir
  12. Oie!!!
    Simplesmente apaixonada por sua resenha!
    Pontuada nos pontos certos, objetiva e super empolgante. Já tinha visto Gigantes pelas livrarias da vida, mas confesso que não sabia sobre o que se tratava a história. Fiquei com muita vontade de realizar a leitura, gosto de livros assim, que nos mostram como era a vida dos personagens antes do atual presente da narrativa. Vou adiciona-lo agora no meu skoob para não perde-lo ahahah.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,
      que bom que curtiu e sim, pode colocar no skoob e comprar assim que for possível porque Gigantes é uma ótima e diferente pedida! Bjs

      Excluir
  13. Oi Talita,
    Fiquei me perguntando como uma obra que poderia ser tão vasta, afinal são 5 personagens e uma história de alguns anos, ficaram perfeitos em poucas páginas? Eu tive experiências ruins em poucas páginas, foram raros os livros que foram realmente bons. Então vou confiar em você e colocar na minha lista de desejados. Eu sempre penso no futuro e mesmo não tendo feito tudo o que sonhava, creio que realizei parte dos sonhos de infância. Realmente é difícil chegar aos 30 e olhar para trás se perguntando o que fizemos da nossa vida até agora. Porém penso que jamais devemos nos arrepender, tudo que aconteceu foi para nos transformar em que somos hoje e se a pessoa não está feliz, esta nas mãos dela modificar o presente para se orgulhar no futuro. Adorei a resenha...boas leituras.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra,
      Então eu também fiquei receosa quando vi a quantidade de páginas e a premissa do livro, afinal como contar 10 anos de vida de 5 pessoas? Mas ai veio a grande jogada do Pedro, o livro não fala de todos os momentos desses 5 amigos, somente daqueles momentos que marcam ou que são pontos de viradas. É um livro curto, mas mesmo assim leva para uma reflexão intensa.
      Espero que goste tanto quanto eu!
      Bjs

      Excluir
  14. Olá :)
    Adorei a resenha. Amo livros com diversos personagens e também amo quando os livros acompanham o amadurecimento desses personagens.
    Pela sua resenha dá para perceber que eles são bem humanos, então vai ser fácil se identificar.
    Fiquei bem curiosa, e bem curiosa mesmo.

    Beijocas <3
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a resenha te despertou o interesse no livro, ele vale muito a pena pela narrativa, personagens quase reais. Espero que goste tanto quanto eu, Barbara.
      Bjs

      Excluir
  15. Oiie
    Ouvi falar varias vezes do livro e estou apaixonada por essa capa, o enredo chamou minha atenção e sempre bate a curiosidade quando leio resenhas sobre

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você comprava e saciava essa curiosidade! Eu acho que você vai gostar
      Bjs

      Excluir
  16. Olá,

    Obrigada pela resenha e pela dica de leitura.
    Com certeza já inclui na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      que bom que colocou na lista! Depois volta aqui para dizer o que achou ;)

      Excluir
  17. Oi!
    Achei muito legal essa relação que você teve da musica com o livro, adoro essa musica e gostei muito da historia do livro principalmente por acompanhar esse personagens e achei legal essa relação do que você pensa quando e mais novo e o caminha que sua vida toma !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      que bom que curtiu. o livro é bem isso, acabei me vendo no livro, vendo minha vida em 10 anos.

      Excluir
    2. Oi,
      que bom que curtiu. o livro é bem isso, acabei me vendo no livro, vendo minha vida em 10 anos.

      Excluir