Resenhas

quarta-feira, 16 de março de 2016

:: Resenha 150 (+ sorteio) :: "Star Wars: Então você quer ser um Jedi?", Adam Gidwitz




Sinopse: Com a ajuda de Luke Skywalker, a Aliança Rebelde conseguiu uma grande vitória contra o Império. Mas a guerra está longe de acabar. Agora, instalados em Hoth, um planeta gelado, os rebeldes temem que seu esconderijo seja descoberto pelas forças imperiais. Infelizmente, não demora muito para que o temível Darth Vader os encontre e organize o ataque. Esta é uma versão de Star Wars: O Império contra-ataca (episódio V) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Aqui, você entrará na pele de LukeSkywalker, dando os primeiros passos para se tornar o maior Jedi da galáxia, e encontrará uma série de lições para aprimorar seus conhecimentos Jedi.






 Então, vamos lá...

Bom, para quem não sabe o que é Star Wars, bora fazer um resumo básico aqui:

Star Wars é uma franquia de ópera espacial criada pelo cineasta George Lucas. Essa franquia conta com uma série de sete filmes de fantasia científica e se tornou um sucesso inesperado e fenômeno mundial de cultura popular. Então a parada é forte, pois Star Wars foi responsável pelo início da "era dos blockbusters" que são super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros, etc.
Em 2012, a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm, mas isso é assunto para um outro post. E seguindo essa onda viral desse universo expandido de sucesso, livros foram lançados... tipo muitos livros hahahahaha, mas hoje vamos falar de um livro que ao meu ver se destaca entre tantos outros. Há um tempo recebemos da nossa parceira Companhia das Letras, uma oportunidade de conhecer a trilogia clássica de Star Wars recontada por grandes autores da literatura juvenil. Claro que eu e a Talita, que somos fãs dessa saga, não perdemos tempo. Talita pegou o primeiro volume e eu o segundo. Ahhh, antes, deixa eu mostrar os livros dessa trilogia que editora Seguinte lançou:


Eu amei essas capas. <3

Então, como eu estava dizendo, a Talita pegou o primeiro e vocês podem conferir a resenha dela clicando aqui. Enquanto eu fiquei com o segundo e confesso que fiquei surpresa com a forma como o autor Adam Gidwitz conduziu a história do Império Contra-ataca. Eu sempre achei que O Império Contra-ataca fosse o filme mais sombrio e em minha opinião o mais fantástico da trilogia clássica Star Wars. E para o público infanto-juvenil a narrativa do Adam deve funcionar, pois a narrativa é diferente. A sensação que senti quando estava lendo é que o autor quer aproximar o leitor do personagem. Ela é em terceira pessoa e em alguns momentos o autor coloca as missões no intuito de treinar o jovem Padawan e tal, e nessa hora, parece que é você o jovem Padawan. Então a parada é como se o leitor desse vida ao personagem e estivesse treinando para ser um grande Jedi. O que acho que o público juvenil vai curtir.

(...) Quer ouvir a história? E quer participar dos testes?
Certo.
Esta é a história de um jovem. O nome dele era Luke Skywalker.
Mas, apesar de esta história ser sobre ele, não vou contar como se fosse.
Você quer ser um Jedi.
Luke se tornou um dos maiores Jedi de todos os tempos.
Se quer seguir os mesmos passos, precisa se colocar no lugar dele. (...)

Como vimos na sinopse (se você chegou a ler hahaha) o caldo está engrossando, o temível Darth Vader já está todo trabalhado no ataque aos rebeldes e Luke decidindo seguir o conselho do seu antigo mestre Obi-Wan, parte para Dagobah, um planeta selvagem e distante para completar seu treinamento Jedi com o fodástico Yoda. 



- Relaxar você deve – Yoda murmura. Use a Força. Pensar você não deve. Forçar você não deve. Respire. Plantado você deve estar. Como uma árvore.
Te falar que adoro essa parte hahahaha. 

Enquanto isso  a princesa Leia e o Han Solo escapam na coitada da nave Millennium Falcon, que já viu dias melhores e está pedindo arrego agora, com os ataques dos Destroyers Imperiais. E parar para consertar o que dá, não rola, até porque o Darth Vader está na cola com sangue no zóio. Então, quando Luke fica sabendo o que está rolando do outro lado, ele tem que tomar uma decisão:

a) Deixar que seus amigos sofram e talvez morram.
b) Salvá-los, mesmo sem estar preparado o suficiente para enfrentar Vader e forte o suficiente para resistir ao lado sombrio. O que resultaria  em condenar a galáxia à escravidão pelas próximas centenas de anos.

O cerco do Império tá fechando, eles querem destruir os rebeldes, mas o Imperador e Darth Vader também querem Luke para fazer parte do lado negro da Força. E não vão medir forças para conseguir o que querem e dominar geral, ainda de quebra  ter mais um integrante de peso no clubinho especial deles.




Ok hahahahaa desculpe a brincadeira, mas não resisti.
Voltando ao foco, a luta pessoal e as decisões que Luke trava, aos olhos de Adam Gidwitz, é apresentada de uma forma que achei bem bacana.

Essa edição vem acompanhada de ilustrações incríveis que são de Ralph McQuarrie e Joe Johnston, e eu adorei cada uma delas. Além de apresentar a história original de uma forma inovadora a uma nova geração de leitores, ela com certeza garante uma boa diversão. As partes importantes estão presentes, então para os receosos quanto à fidelidade da obra original, relaxem e curtam. Até porque o autor Adam Gidwitz faz você entrar na pele de Luke Skywalker sem perder a essência do original. E como falei, as partes importantes estão lá, desde o confronto de Darth e Luke, quanto o relacionamento entre Leia e Han que começam a traçar os seus destinos. A intenção dessa trilogia é a apresentação de uma nova forma de interação e narrativa, aos novos futuros amantes de Star Wars. Uma maneira mais aberta e próxima à linguagem do público infanto-juvenil.


Para os pais que são fãs de Star Wars, é uma boa pedida comprar esses livros para seus filhos como forma de introduzi-los a essa saga apaixonante.  

Para quem tiver curiosidade, deixo aqui o trailer do filme:


Bom, é isso, o livro é divido em 5 capítulos intercalando com lições. Tem uma diagramação bem legal, que combinou com as folhas brancas. Adorei a capa emborrachada e como disse antes, adorei as ilustrações. Titia Grá recomenda e realmente espera que coloquem esse livro na lista de vocês. 


"Colocar deve. Esse livro na lista."


Título: Star Wars - Então você quer ser um Jedi?
Título Original: So You Whant to Be a Jedi?  
Série: Star Wars Ilustrado # 2
Autor: Adam Gidwitz
ISBN-13: 9788565765787
ISBN-10: 8565765784
Ano: 2015
Páginas: 272
Compre aqui: Amazon, Saraiva
Classificação: 



Sobre o autor:



É autor de A Tale Dark and Grimm, In a Glass Grimmly e The Grimm Conclusion, best-sellers de The New York Times. Ele cresceu em Baltimore, onde frequentou uma escola com poucas regras - e ainda assim conseguiu quebrar todas elas. Mudou para o Brooklyn, onde trabalhou como professor durante oito anos. Agora, Adam é escritor em tempo integral - o que significa que escreve durante algumas horas toda manhã e passa o resto do dia deitado no sofá, olhando para o teto.





:: SORTEIO - Resenha 150, 150 marcadores ::




Yeah, baby! Aqui é a Bia invadindo a resenha da Grazi pra comemorar com vocês que chegamos à nossa resenha número 150 e por isso, vamos sortear 150, sim, CENTO E CINQUENTA MALDITOS MARCADORES! Sem contar os do blog! 


Não vai perder, né? Veja como é fácil:

Regras:

1) Seguir publicamente o blog (GFC - Google Friend Connect).
2) Comentar esta resenha dizendo que está participando do sorteio e obviamente, deixando sua opinião sobre a resenha.
3) Preencher o formulário abaixo.

Importante:

- Sorteio válido somente em território nacional.
- O resultado será divulgado na sexta-feira dia 18.
- O sorteio será feito pelo RANDOM.ORG.

!!! SORTEIO ENCERRADO !!!

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Não sou uma fã do universo de star wars, nutro uma admiração pelo mesmo mas não me considero uma aficionada, porém confesso que lendo sua resenha fiquei com vontade de "experimentar", hahaha.
    Acho bacana essa proposta de recontar uma história tão clássica e que inspirou gerações, claro que isso vem com desafios e nem sempre as mudanças feitas são bem aceitas, mas creio que são necessárias, principalmente nesse contexto de mudança. Também quero conhecer a história por essa nova perspectiva.
    Adorei a resenha, participando do sorteio aqui!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi!
    Eu não sou fã de Star Wars não, mas qnd os personagens estavam passeando pelo shopping pra divulgação do filme eu parei pra conferir pq tava achando um barato rsrs. Mas enfim, acho que pra quem gosta desse universo, o livro deve ser ótimo e pelo que pude perceber ele é uma graça, cheio de ilustrações e resumos sobre a história, justamente pra atrair uma nova geração de fãs pra saga, conforme vc citou. Achei isso bem criativo e já imagino os pais fanáticos comprando tudo pros filhos rsrs.

    O que tô me perguntando aqui é pq raios ainda não estou no lado negro da força junto com Menino Darth se lá tem cookies e pizza.. Quero! hahahaha

    E alguém falou em marcadores? AMO!!!! Tô participando do sorteio! ;)
    Juro que o que vier e eu já tiver, devolvo hahahaha

    ResponderExcluir
  3. E ainda tem sorteio ♥ Ainda não li nada de Star Wars, depois do último filme, uma leva de livros foram lançados e eu não sei nem por onde começar :(
    Acho esse livro em questão muito interessante e o modo como você fez a postagem ficou bem divertida também

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu vi os filmes, mas não li os livros (péssimo exemplo de leitora, eu sei). Tenho a trilogia que a DarkSide lançou e estava mesmo curiosa para saber a diferença entre a versão clássica e essa que a Seguinte lançou. Pelo que li aqui, parece que essa é mais voltada para o público infanto-juvenil e tem desenhos lindos. Não sou super fã de Star Wars, mas quem sabe, quando sobrar uma graninha, não compro esses também.
    To participando do sorteio :)

    ResponderExcluir
  5. Participando!
    Eu acho que não sou normal kkkk nunca assisti nem li nada sobre Star Wars, porém sua animação na resenha foi tão empolgante q me deixou com vontade de ler tbm kkkk, então não é uma série q eu descartaria da minha vida e com certeza vou dar uma oportunidade para ela

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou fã do Star Wars, maaaaaaas meu filho é alucinado !!!! Esse livro tem poucas páginas, uma dica super legal para eu dar para ele de presente.

    Obrigada pela resenha Gra !!!! :D

    ResponderExcluir
  7. bom, eu amoooooo star wars, e após ler a resenha, estou mais apaixonada ainda, livro anotado na minha listinha nada extensa de livros a comprar, e ebaaaa, mais marcadores <3
    participandooo do sorteio, óbvio

    ResponderExcluir
  8. participando
    oi
    ainda não li nenhum livro da saga mas sempre fico curiosa para conhecer
    parece ser bastante fascinante,vou anotar essa dia ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre fui mais fã de Star Trek, mas nunca fiquei naquela palhaçada de que um é melhor que o outro, até porque não tem comparação. Cada um tem o seu brilho e cada um merece seu respeito em separado. Aqui em casa sempre teve essa rixa sabe (War X Trek)? Pais nerds... aff... então aprendi a apreciar tudo pra não ter problema com meus velhos... rsrs.. Eu tenho alguns livros lançados pela Aleph de Star Wars, mas ainda não li nenhum... quero muito ler e quando vi que a seguinte ia lançar esses livros fiquei super animada, principalmente por contar uma história que eu já conheça, acho que completaria meu entendimento sobre toda a trama. Bem... falei, falei e não disse muita coisa... rsrs... Essa série já está na minha lista desde o lançamento, espero poder ler em breve sua animação deu um gás na minha vontade.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Ainda não li nada, mas morro de vontade a cada resenha que vejo.
    A sua ficou muito show! Adorei!! E as imagens também.
    E com certeza, participando do sorteio!!!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Grasi,sou do time que está totalmente por fora desse mundo aí do Star Wars,assim como Harry Potter,que são duas sÉries tão aclamadas e amadas...bom,mas para mim é indiferente sabe todo esse bomm,apesar de reconhecer o mérito,mas o meu gosto é só por livros românticos,daí eu fico perdida no meio kkkk É questÃo de gosto mesmo né...

    Mas mesmo assim achei super legal lançar tipo uma nova versão mais juvenil e bem isso que você falou,os pais que gostam do Star Wars passa para seus filhos jovens,e aí todo mundo consegue aproveitar rs

    Que pena que entre meus livros preferidos eu não vi um relançamento assim :( Ah,eu também gostei da capa,achei super fofa e bem condizente com o conteúdo e tambÉm por ser destinada ao público juvenil.

    Creio que para quem gosta desse negócio de lutas,um vilão daqueles e muitas intrigas digamos assim seja um bom livro. Vou apresentar para o meu irmão,pois ele têm o gosto totalmente diferente do meu rs

    Ótima resenha,e mais uma vez esses Gifs estão demais,deixam a resenha super divertida kkkk


    Ahh,também estou PARTICIPANDO do sorteio,fiquei sabendo pelo Instagram do blog e claro que nÃo podia perder,ainda mais que vi um marcador ali no meio de um livro que amo haha

    Participandooo!!!! <3 :D

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum desses livros, mas tenho interesse em comprar os exemplares. Estou aos poucos acompanhando as publicações do universo expandido do Star Wars e estou gostando de tudo o que já tive a oportunidade de ler. Com certeza vou gostar desse também.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Confesso que fiquei um pouco perdida pela quantidade de livros publicado de Star Wars, pois várias editoras lançaram. Mas estas capas estão bem fofinhas,e por ser juvenil, com certeza uma leitura fácil e rápida. Eles estão na minha lista, assim como a edição da Darkside Books, espero ler em breve. Adorei a resenha, ficou bem dinâmica.

    Beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Nunca li nem assisti nada de Star Wars, mas tenho muita curiosidade, quero muito ler mas não faço ideia de por qual livro começar.
    Beijos, adorei o post😊

    ResponderExcluir
  15. Olá Grazi,
    Livro nesse gênero não é bem meu estilo hahaha
    A sua resenha ficou fantástica, bom saber que tem uma nova proposta de recontar uma história tão conhecida e muitos fãs pelo mundo.
    Mesmo assim vou deixar passar rs
    As ilustrações estão perfeitas.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  16. Eu fico pensando se sou a única pessoa do mundo que não está nem ai para star wars auahshasuahushauhs
    Sinceramente? Star Wars não me atrai, não sei o que é, mas não funciona para mim.
    Tenho amigos que enlouquecem falando sobre os filmes e eu fico só pensando: por favor, calem a boca não é nada demais auhsuahuahsu
    Achei engraçadinho o Obi-Wan, essa fala que você colocou e também o gif. Mas de qualquer forma eu não leria os livros.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  17. Hello!

    Star Wars, parada é forte hahaha.
    Post super legal e tinha coisas que eu nao sabia
    Adorooo o Darth Vader, mas as vezes acho meio chatinho algumas partes.
    A ideia dos livros é legal demais, essas capas ja sao um arraso! As ilustrações eu ja vi e realmente ficaram otimas.
    Vou participar do sorteio, amo marcadores.

    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Oiiee,
    Gostei muito da resenha e realmente parece ser um ótimo livro para introduzir as crianças ao universo de Star Wars, eu só vi aos filmes, não li nenhum livro ainda, mas pretendo ler assim que for possível, as capas são lindas e tenho certeza de que se foi feito um ótimo trabalho de ilustração.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  19. Pensa numa pessoa zero fã de Star Wars? Que tem preguiça só de ouvir falar? Pois é.. eu! (Queria o emoticon da bonequinha com o braço levantado)

    Mas preciso admitir que as capas são bem bonitas e o titio George mandou mega bem, porque o bagulho é um sucesso e quem é fã, é fã MESMO. Engraçado porque ninguém fala "eu gosto de Star Wars". A pessoa fala que é fã, ama, adora, venera e vende a mãe se for preciso por Star Wars.

    Adorei a resenha, porque apesar de eu não saber a diferença de Darth Vader pra Luke Skywalker, não fiquei tãaaao perdida assim. E acredito que as ilustrações devem incentivar mais ainda os mais novos que curtem a saga a ler.

    Enfim, são bem bonitos mesmo os livros. Pena que eu não curto.

    ResponderExcluir