Resenhas

sábado, 1 de outubro de 2016

TAG #19 . Hábitos e Obsessão

Fala galerinha, tudo beleza? 
Andando por esse mundão véio dos blogs, eu encontrei duas TAGs bem legais, a Hábitos de Leitura e a Obsessão por Livros. Achei que uma completa muito bem a outra e pensei: "Poxa, taí uma maneira bem legal da galera conhecer um pouquinho mais sobre nós aqui do blog, então vou juntar as duas e chamar as meninas!"
E foi isso que eu fiz, confiram aí as nossas respostas e se quiserem responder nos comentários, fiquem à vonts! ;)



:: Hábitos de Leitura ::



1. Quando você lê? Manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo?


:: Bia :: Sempre que tenho tempo. No trabalho quando está tranquilo, indo e voltando de algum lugar, em casa.

:: Talita :: Sempre que dá tempo, apesar que eu prefiro ler a noite. De manhã eu só leio se tiver algo me consumindo e no trabalho não tem como, muito barulho.

:: Bell :: O “quando tem tempo” inclui de manhã, de tarde, de noite, o dia inteiro, então, a resposta vai para essa opção. “Ter tempo” pode ser uma questão de vinte minutos, o que já faz uma grande diferença; ler cinco, dez páginas já adianta bastante, apesar de que nunca é suficiente; sempre bate aquele sofrimento, aquela vontade de continuar lendo, apesar de não ser possível. Cada vez menos há tempo de ler, algo que veio se tornando uma dificuldade progressiva, mas que estou tentando, com muito esforço, retomar.

:: Grazi :: Depende muito do dia e do tempo livre.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?


:: Bia :: Prefiro sempre ler um livro de cada vez, mas às vezes por conta de prazo de resenha dos livros de parceria, eu leio dois ao mesmo tempo, nunca mais que isso porque não gosto e acho sempre que vou misturar as histórias rsrs.

:: Talita :: Já tentei mais de um, tentei mesmo e não consegui. Sempre acabo escolhendo um e o outro fica de lado! É muita coisa na cabeça ao mesmo tempo rsrs.

:: Bell :: Sempre prefiro um livro por vez. Acho essa história de “ler muitos livros mostra que é versátil, que tem boa memória, que é capaz de coordenar as informações” uma grande bobagem. Na verdade, é uma coisa bastante lógica, mas ler não é algo que, essencialmente, vem por lógica; é um prazer. Ler um livro por vez faz com que eu me sinta completamente doada àquele livro, àquela história, naquele momento e isso é muito importante para mim. Eu gosto de viver o que estou lendo, de sentir realmente e ficar pulando de um livro a outro – opinião particular, apenas – não deixa que isso aconteça. Quero que minha atenção seja completa para aquele único livro, que ele me envolva como se fosse o único.

:: Grazi :: HAHAHAHAHAHA não! Eu sempre estou lendo mais que um livro por vez.

3. Qual seu lugar favorito para ler?


:: Bia :: Minha cama. *-*

:: Talita :: Cama. S2

:: Bell :: Engraçado... nunca pensei nisso. o.o’ Nunca mesmo! Nunca pensei em um ambiente específico, que fosse o melhor para ler, pois ignoro completamente o lugar que estou quando leio. Gosto de ler no sofá [jogada sobre ele, com o livro no chão e a mão marcando a página], sentada no corredor [com um pé apoiado na estante e outro na parede], na cama [com as pernas apoiadas na parede], na cozinha [com os pés na geladeira], no trabalho [sentada na poltrona, com as pernas em cima da mesa]... Já me disseram que tenho posições bizarras para ler e todas elas são extremamente confortáveis. Confesso que sono, não com o lugar favorito, mas com o lugar perfeito para me acomodar e ler: sob uma janela, rodeada de estantes com livros, em um cômodo silencioso. Todo e qualquer lugar é favorito, mas esse seria perfeito. <3

:: Grazi :: Quarto.

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou vê o filme?


:: Bia :: Prefiro sempre ler o livro antes de assistir o filme, mas já houve casos de não dar tempo e eu ficar só no filme mesmo.

:: Talita :: Olhaaaaa não faço distinção, se tiver o livro em mãos vou ler ele antes, mas se não, vejo o filme e depois vou achar o livro, em 90% dos casos vi o filme antes e depois fui ler.

:: Bell :: Acho que depende da situação, da circunstância que leva. Por preferência, sempre será que o livro venha antes, pois o enredo tende a ser muito melhor, mais detalhado, e sempre me chama mais atenção permitir que a minha imaginação venha primeiro do que as imagens montadas e impostas a mim [=filme]; mas, como acontece muitas vezes, o filme acaba vindo antes. Às vezes o livro não é de tanto interesse, mas o filme acaba despertando uma vontade maior de ler; há situações que, sim, o filme desempenha um bom papel.

:: Grazi :: Sempre tento ler antes do filme, mas quando não dá eu vejo o filme e depois leio de boa.

5. Qual formato de livro você prefere? E-book, áudio-livro ou livro físico?


:: Bia :: Livro físico, claro. Só que o espaço já chegou ao fim aqui em casa e eu tive que comprar um Kindle............... Não que isso tenha me impedido de comprar livros físicos, eu ainda compro e não sei aonde enfiar! >_<

:: Talita :: No momento eu tenho usado mais os físicos porém eu prefiro o e-book, me julguem! Não tenho espaço (vou comprar uma estante decente um dia) e o e-book me permite ler no quarto escuro a noite, minha hora master pra ler.

:: Bell :: LIVRO FÍSICO! Isso está fora de discussão. Há algo melhor do que o cheiro de novo, abrir a brochura, mudar páginas, ver uma capa bonita, colocar aquela coisa sublime de Deus em uma estante? Convenhamos que é muito difícil! Eu sou terminantemente contra e-book e kindle’s e qualquer coisa eletrônica que se diga substituir um livro. Acho o absurdo dos absurdos. Dizem alguns que ainda vivo na Idade Média, pois gosto muito de coisas mais antigas e não tenho todo esse apreço pela tecnologia [apesar de que, né, algumas coisas são MUITO facilitadoras!]. Claro que é muito mais prático carregar um livro em um kindle, mas eu não consigo; acho muito superficial e distante ficar passando uma página numa tela. Me recuso terminantemente! Não tenho espaço mais para colocar livros na minha casa... Não tem mais estante e milhares já se encontram debaixo da minha mesa, mas quem liga? Quem liga?! ... Eu não.

:: Grazi :: Físico.

6. Você tem um hábito exclusivo ao ler?


:: Bia :: Eu só consigo começar um livro depois de fazer a resenha do livro que acabei de ler. Gosto de ler as orelhas e a sinopse antes de começar, mas não é uma regra, tem vezes que nem leio. Também gosto de marcar a lápis os trechos que mais gosto. E sempre que compro um livro eu coloco no cantinho da primeira ou segunda página, o meu nome, o mês e o ano que comprei.

:: Talita :: Eu só pego um livro depois que termino a resenha do anterior. Aí eu tiro um dia mais ou menos sem ler pra meio que me limpar do livro que terminei. Faço todo um ritual pra guardar um é pegar o outro, adicionar no skoob, olhar as páginas, os detalhes e claro, se for físico, dar uma cheirada nele! 

:: Bell :: Não há nada muito exclusivo na minha leitura; fico tão imersa na história, em tudo o que gira em torno dela, que nunca fiz algo realmente expressivo no que diz respeito. Se bem que, pensando bem, tenho o costume de colocar um marcador exclusivo para cada livro. Como sempre pegamos muitos em Bienal, ganhamos dos outros ou compramos, tenho o costume de “dar” um marcador para cada livro e, obviamente, não precisa ser o marcador daquele livro; até prefiro que seja algo diferente.

:: Grazi :: Não consigo ler sem música, é muito raro quando isso acontece. Só se acontecer algo muito, muito foda que me impeça de ouvir a música, caso contrário, você sempre vai me encontrar lendo com fone de ouvido.

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?


:: Bia :: Acho que tem que combinar sim pra ficar bonito na prateleira, um do ladinho do outro. =D

:: Talita :: Então né... essa é uma coisa que peguei mania agora. Tem um tempo atrás eu vi o livro O Projeto Rosie com a capa fofinha e pensei em comprar e não comprei, mas aí a Record me presenteou com O Efeito Rosie com a capa azul estilizada e fui comprar o "projeto", aí descobri que ele tem uma versão com a capa laranja no estilo da azul. Levei dias pensando e conversando com azamiga e acabei comprando o capa laranja pra combinar e curti o efeito na estante. Resumindo: prefiro as capas combinando.

:: Bell :: Como minha doença com livros em série começou aos treze anos com as Crônicas Vampirescas da Anne Rice e as capas não tinham NADA a ver uma com a outra, é algo que realmente não me importava; na verdade, depois que padronizaram as capaz da série, até fiquei um pouco desgostosa, pois gostava daquele ar mais antigo e diferenciado delas; acho que pode ser só por conta DELA, da Anne Rice, porque, de resto, realmente também prefiro algo decerto padronizado: colocar um ao lado do outro direitinho, pois você consegue dar uma diferenciada quando bate os olhos na série. É muito mais confortável, visualmente falando, em especial se tratando de uma louca arrumadeira como eu... o.o

:: Grazi :: Meu TOC diz que sim! HAHAHAHAHAH


:: Obsessão por Livros ::


1. Você tem obsessão em comprar livros?


:: Bia :: Tenho, ô se tenho! Se tem uma coisa que eu tenho, é isso aí! Hahaha! =P

:: Talita :: Acredita que não? Eu gosto de comprar, não nego, mas eu tenho um hábito de sempre pensar se preciso daquele livro agora, se posso esperar... Não tenho uma compulsão de "tenho que ter todos e tem que ser agora", sou tranquila quanto a isso.

:: Bell :: Definitivamente deveria existir o nome de uma doença para isso, com tratamento específico e tudo! Como tenho muitos livros para ler, e andava completamente sem tempo para eles, nem chegava perto de livrarias ou passava ao lado; se passava, era escondendo o rosto para não olhar para dentro! É nesse nível... Do tipo que guarda dinheiro para comprar livro e fica se emocionando, olhando para aquela pilha, pensando em qual será o próximo que comprarei, apesar de ter NOVENTA E TODOS para ler? U.u Chega na Bienal, então... se prepara, porque é um tiro na conta bancária.

:: Grazi :: A vá! Sério isso? Hahahahahaha, mas é claro que sim!

2. Quando, onde e quantas vezes você compra livros? Vai sozinho ou acompanhado?


:: Bia :: Eu prefiro comprar sempre pela internet porque os preços são beeem mais em conta do que nas lojas físicas. Nem por isso eu compro sozinha, porque as amigas estão sempre avisando uma a outra sobre descontos e promoções, preços bons e muitas vezes acabamos comprando "juntas". Às vezes pra conseguir desconto progressivo compramos tudo no mesmo pedido também.

:: Talita :: Internet né? Muito mais em conta! Vou na livraria só pra roubar marcador, mas tem uma loja aqui na cidade que rola uns descontos e já comprei lá. E sempre rola aquela consulta nos grupos de whatsapp da vida!

:: Bell :: Eu sempre fui muito particular nesse quesito, em qualquer tipo de compra e com livro não seria diferente. Gosto de tomar o tempo, de caminhar, de pensar, de avaliar as possibilidades. Gosto de comprar em loja mesmo, ainda que os preços na internet sejam mais em conta; simplesmente não consigo muito bem, a menos que não encontre, de maneira alguma, na loja física. Gosto de ver os livros expostos, olhar aqueles que nunca ouvi falar, ler a sinopse, colocar no lugar ou sair carregando uma pilha nas mãos. Como mesmo havia dito, não tenho essa coisa com comprar pela internet, mesmo que seja mais barato [assim como são os e-book]; eu gosto de viver aquele momento. Quando tinha mais tempo para ler, e os livros eram lidos muito rapidamente, comprava bastante livros por semana, mas tenho diminuído vertiginosamente essa frequência, chegando a ficar meses sem comprar para não acumular grosseiramente... aí, chego na Bienal, é esculhambo tudo. ¬.¬’
E é aquilo: acompanhada ou sozinha? A grande maioria sempre é sozinha. Eu gosto de caminhar sozinha, fazer as coisas sozinha; muitas vezes, na Bienal, entro acompanhada nos stands e vou caminhando a esmo, observando, distraída, apenas pelo prazer de estar ali. Meu gosto para literatura tende a ser peculiar, às vezes o meu timing não é semelhante ao dos outros, então, fico um pouco mais só nesse sentido.

:: Grazi :: HAHAHAHAHAHAHAHAH apareceu uma oportunidade boa, a grana tá colaborando e a net boa, eu já tô comprando! Muito difícil comprar em livraria, uma vez que onde moro é extremamente caro os livros. E não vamos falar de quantidades, deixaremos em aberto e assim, quando geral achar que atingimos a quantidade ideal, nós a dobraremos. ;)

3. Qual o aspecto que te atrai em um livro? Tem algum gênero que você sempre procura?


:: Bia :: Uma boa história, um bom autor, uma bela capa e claro, indicação das amigas. Gosto de vários gêneros, mas sempre procuro por um bom romance. ^_^

:: Talita :: Uma boa capa me leva, se for físico. O digital eu pesquiso mais, vejo sinopse, autor, avaliação de quem leu e até mesmo como a pessoa avaliou porque nem sempre as pessoas usam critérios bacanas nas avaliações. Gênero é romance, sou autora de um, é o que me fascina, mas ando entrando em novos rumos e novas histórias!

:: Bell :: Depende muito. A primeira vista, uma capa tem de ser atraente, assim como uma sinopse; gosto muito de descobrir livros e autores novos, e não tenho muito medo de errar; é raro, mas acontece; também não fico chateada, porque gosto de ser surpreendida, de uma forma ou de outra; é claro que um autor que gosto, que já faz parte da minha gama de amores, com certeza estará na lista. Meu gênero preferido é fantasia, grandes ficções; sempre me chamou muita a atenção tudo o que é fantástico demais, fora dos padrões, apesar de que venho gostando cada vez mais de temáticas reais. Fato é que tendo a gostar de tudo, menos policial; talvez por ter lido pouco, talvez por não ter efetivamente achado graça nos que li; é algo bastante variável.

:: Grazi :: Posso dizer que sou bem eclética, até porque se a história me prendeu, eu tô dentro. Não importando o gênero. Massssss confesso que titia Grá também ama fantasia e sempre tá procurando um livro novo desse gênero.  

4. Prefere livros novos, usados ou a mistura de ambos?


:: Bia :: Gosto muito dos meus velhinhos e dos amarelos da minha mãe, mas para comprar eu prefiro os novos, bonitinhos, inteirinhos e cheirosos.

:: Talita :: Mistura, claro que o usado tem que estar em bom estado. Adoraria entrar em um sebo, sonho de vida isso! Já comprei usado em feira de rua e em banca de jornal, mas é claro que um livro novo é um livro novo...Tem cheiro, mané!!

:: Bell :: Novos. Confesso que não gosto de comprar livros usados. Acho muito interessante livros antigos [novos, sem uso, porém antigos], mas não gosto de comprar livros que foram de outras pessoas. Não sei; nunca gostei disso. Gosto de ter algo que é meu, que veio exclusivamente da loja e sempre tenho a impressão de que comprar algo que foi de outra pessoa é estranho. Simplesmente não me agrada. CONTUDO... eu tenho um livro de sebo. Um só. Esse livro fiz toda a questão do mundo de comprar, pois era livro que sempre quis ler, mas que não era mais impresso em lugar algum. Um dia, por acaso, passei por um sebo com o meu pai e perguntei, como quem não quer nada, sobre o livro, e achei! “O garoto persa”, Mary Renauldt, primeira edição brasileira, 1970. É uma grande relíquia e amor na minha vida; por ele, valeu a pena.

:: Grazi :: Olha... Meu TOC (aparecendo novamente) tá dizendo: NOVO!NOVO!NOVO!

5. Quanto você está disposto a gastar com livros por mês?


:: Bia :: Nunca tive um valor em mente, mas claro que, como não está fácil pra ninguém, eu me seguro, mas nem por isso deixo de comprar quando vejo um preço bom. Acho até que tenho me controlado bastante ultimamente rsrs. 

:: Talita :: Isso volta a pergunta do por que eu não sou compulsiva. Juntando físico e digital, eu não me permito mais que 100 reais e de preferência menos que isso. Alguns meses eu estou mais apertada e aí jogo o meu limite pra 50 reais. Eu sou matemática, mexer com números é um fascínio.

:: Bell :: 
Não sei responder a essa pergunta, sinceramente. Não dá para fechar um valor, até porque, quando compro livros, nem penso no valor que estou gastando. Claro que nunca passei de um limite decente, ou a ponto de me endividar, mas nunca pensei por esse lado; é até difícil de responder; chega a ser um pouco discrepante, considerando que passo meses sem comprar e, de repente, saio comprando um monte em uma lambada só. Não existe um padrão de valor, mas acabo me baseando mais no “tentar ter um mínimo de bom senso”, já que o tempo andava curto e só estava acumulando.

:: Grazi :: Cara... Eu estaria disposta a gastar todo o meu salário se eu pudesse hahahahaha, mas como não tem jeito e eu tenho que sobreviver. Eu vou comprando quando dá....

6. Alguma vez você já se obrigou a parar de comprar livros?


:: Bia :: Hahahaha as amigas já tiveram que fazer intervenção uma época em que eu estava comprando demais. >__<

:: Talita :: Só queria falar que foi eu que fiz a intervenção na Bia u.u
Como eu me impôs um limite, nunca precisei falar chega. Mês passado cheguei perto, foram aproximadamente 20 e-books em um mês e no final eu falei "melhor esquecer a Amazon ou vou virar a Bia"!!! Hahahaha! 

:: Bell :: Algumas vezes! Hahaha. Houve uma época em que não só tinha muito tempo para ler, como muita vontade de comprar. Então, toda a semana entrava para comprar e eram vários de uma vez só; minha mãe começou a pensar que eu era louca e que tinha de parar com aquilo. Tenho tentado me controlar, mas quando chega determinadas épocas, é incontrolável; volto a pagar de louca como antes! XD

:: Grazi :: Nunca! Já vieram com os conselhos que dão tipo para drogados e tal, também tive uma intervenção aqui outra lá, mas a real é que nunca funcionou comigo.

7. Quanto tempo você demora a ler os livros recém comprados?


:: Bia :: Depende do livro hahahaha. Quando é um lançamento e/ou um livro que as amigas (Leia-se Grazi rsrs) ficam perturbando falando "VOCÊ PRECISA LER ESSE LIVRO!", eu leio assim que compro ou ganho (Pq a Grazi além de falar, ela já me dá o livro pra garantir que eu leia mesmo, tipo "ENGOLE ISSO" haha). Mas gente... eu tenho muito livro que ainda não li. Só pra vocês terem noção, eu ainda tenho livro da Bienal de 2013 pra ler....................................... #shame

:: Talita :: Pode pular?? Com o blog tem ficado mais complicado. Parceiros acabam ficando na frente que os comprados, então não saberia dizer quanto tempo. Tem livro que mal chega e já pego e tem livro que comprei quando fiz 28 anos e já to indo pra 30 em 2017... #Sorry

:: Bell :: Isso depende muito do humor e da vontade de ler determinados livros; muitos foram acumulando, acumulando e acaba por vir alguns novos e mais interessantes na frente e os outros, coitados, vão ficando para traz. Céus, meu sonho é conseguir terminar de ler todos os livros que comprei, para conseguir começar a comprar de novo sem nenhum peso na consciência. Hahaha. O acúmulo chega ao ponto de bater a Bienal de 2011, livros que ganhei antes, em 2010... bem sem noção mesmo. Chega a ser vergonhoso... u.u E isso me impede de comprar mais? Nãããão... nunca!

:: Grazi :: HAHAHAHAHAHA eu sou super ansiosa, sendo assim, se já estava esperando o livro há algum tempo e ele estiver legal, eu praticamente devoro o livro de boa.

8. Você prefere comprar muitos livros curtos e caros ou livros grandes e baratos?


:: Bia :: Tenho disso aí não, livro é livro. Fino, grosso, pequeno, grande rsrs, não estando caro demais e sendo bom, eu to comprando hahaha. =D

:: Talita :: Não existe livro caro que mais cedo ou mais tarde aparece numa promoção da vida! Kiss of Decption: lindo, desejado e caro! Esperei uma promoção e paguei 20 reais nele #Muahahahaha
Sabendo pesquisar e esperar dá pra se ter e ler o que se quer. Paciência é bom pro bolso. 

:: Bell :: Para quem gosta mesmo de livro, não tem isso! Qualquer livro é livro, independente de como for! Não importa o preço, o tamanho, qualquer coisa que seja, desde que o enredo me envolva de alguma maneira ou um detalhe que tenha me chamado atenção. Acho que certas edições têm muito mais valor, que acabam sendo mais caras, e outras que poderiam ser mais baratas, mas isso não é nenhum empecilho para comprar o livro ou gostar dele. Independente da forma, tamanho, preço, ele vale!

:: Grazi :: A nem vou por esse caminho, cara... se tenho interesse eu compro, e se tiver um preço bom então, é lucro. ;)


E aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais sobre nós? Quem quiser comentar e contar um pouquinho das suas obsessões e dos hábitos, por favor, nós vamos adorar conhecer vocês também. :) Beijão!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá Meninas!!!
    Gente Ameiii esse post!!!
    Muito engraçadas as respostas de vcs...As da Bell são as mais detalhadas e as da Grazi as mais curtas kkkkkkkkkkkk
    Vcs são Show!!! <3 <3 <3 <3
    Bjs :-*

    ResponderExcluir