Resenhas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

:: Resenha 229 :: Despedida de Solteira: Amande, Mila Wander



Sinopse: Amande estava com tudo pronto para o seu casamento: buffet completo, salão de festa, garçons, fotógrafos, igreja, iluminação, filmagem, cerimonial, decoração, convites, vestido, maquiagem, depilação... Ela tinha absolutamente tudo sob controle. Ou melhor, quase tudo... Sequer havia cogitado uma despedida de solteira! Guiada pelas suas amigas - e madrinhas -, Amande descobrirá que nem tudo acontece como o planejado. Caleb é um garoto de programa pronto para mais um trabalho; proporcionar diversão e entretenimento na despedida de solteira de Amande, uma mulher organizada, viciada em limpeza e planejamento. O que Caleb não sabe é que um simples serviço pode mudar a sua vida para sempre...

Então crianças, tem um tempo já que essa série da Mila fica me encarando no Kindle, implorando pela chance de ser lido e eu vou ser sincera, ele não é o único. Esse maldito botão comprar com 1 clique que eu ativei na Amazon é minha perdição. Basta aparecer aquela oferta em conta que eu estou comprando e quando vou jogar na pasta Não Lidos (sim, meus ebooks são organizados em pastas por autores e status), é que eu vou ver que a pilha tá grande. Até o momento em que escrevo essa resenha, tenho 104 livros não lidos e eu já estou excluindo o livro da Mila nessa conta! Ou seja, já era hora de puxar alguém dessa pilha para ler, certo? Depois de muito pensar em qual, porque sério, tem muitos, eu acabei escolhendo esse livro porque ele é super elogiado, mas para mim ele ganhou um "bom". Sabe quando o livro poderia ser ótimo, mas algumas coisinhas pequenas que juntas ficaram enormes e o livro acabou não sendo aquilo tudo? É, foi isso que aconteceu!
O livro é todo sobre o ponto de vista da Amande - o título deixa isso bem claro - que está para casar com o João, seu namorado/noivo há 9 anos (desde o Ensino Médio). Ela tem um negócio bem sucedido e ainda tem 27 anos, e toda uma vida pela frente. O que mais chama a atenção sobre a Amande é que ela é super certinha, ela sempre age com a razão, ela sabe disso e ela mesma se acha uma pessoa chata e ela é, desculpa, mas é verdade! E nem é por ser certinha, a bichinha é chata mesmo! Ela é organizada, metódica, gosta tudo no seu devido lugar e tem longas conversas com ela mesma, onde ela cria toda uma situação sobre a motivação de outra pessoa, se sente magoada com o que ela inventou e machuca os outros! Se ainda não entendeu que eu não fui com a cara da Amande, vou deixar claro: eu não gostei da protagonista!

“Gosto de tudo organizado, desde a minha gaveta de calcinhas até a minha lista de e-mails – tenho certeza de que você nunca organizou sua caixa de e-mails, pelo menos não como eu, que separo meticulosamente por ordem alfabética, de prioridade, data e assunto.”

Voltando ao livro... Amande vai casar e uma das suas cinco amigas decide dar uma festa de despedida de solteira. Uma grande festa, em uma casa de praia com duração de um fim de semana inteiro e somente para as 6 (Amande e as 5 amigas)! Claro que a chata, digo a Amande, não quer ir, porque né, ficar numa casa de praia com tudo pago e sem precisar levantar uma unha é um horror #IroniaModeOn, mas quando as amigas insistem, ela cede e nessa casa tem só homem lindo, todos trabalhados na gostosura para servir ela, incluindo o nosso santo Caleb! Santo mesmo, porque esse homem consegue fazer a Amande finalmente falar o que sente, o que realmente quer. Tudo bem que entre ela falar e fazer, rola um livro inteiro, mas ele consegue! Caleb te amo, cara!

“Quer saber, Caleb? A verdade? Eu me sinto um lixo a maior parte do tempo! – gritei. – Sou certinha demais, perfeita demais... Quero tudo no lugar exato, o tempo todo! Odeio surpresas, odeio não saber o que fazer, o que falar, como agir, para onde ir... Eu quero ter controle sobre tudo! Compreendo perfeitamente que a vida não pode ser assim, por isso sofro demais! Mas, por mais que sofra, nunca mudo! Esta sou eu, Caleb! Satisfeito?”

Essa aproximação entre ela e o Caleb, logo na semana do casamento dela, faz a Amande questionar tudo. Ela se abre para ele e se permite fazer coisas (Leite Condensado nunca mais será o mesmo!) com o Caleb em um fim de semana que em 9 anos com o João nunca pensou em fazer! Claro que vai rolar treta e mais do que isso eu não conto. Quer saber, vai ler! Só para falar, esse livro está com um preço super bacana na Amazon eu comprei o meu ebook por R$ 6,50, mas já vi por menos do que isso e também está grátis para quem assina o Kindle Unlimeted que custa R$ 19,90 por mês e você pode ler muitos livros. Se você se diz leitor, mas prefere pegar um PDF de autor nacional e jogar contra a leitura, por favor, pare de se chamar leitor! 

“Procurei pela calda de leite condensado, encontrando-a em cima da cama, bem ao nosso lado. Abri a tampa. Senti o cheiro. Perfeito, do jeito que eu queria. Ia ser difícil compreender a mistura que estava prestes a fazer. Leite condensado é uma maravilha, mas leite condensado com Caleb... Mal conseguia assimilar o que me aguardava.”

Mas vamos falar sério e falar dos MEUS problemas com o livro. Muito do que a gente gosta ou desgosta tem relação com o nosso próprio gosto, por isso, é muito importante que você entenda que o que eu não gostei pode agradar a você! Eu gosto de livros onde a trama tem certa velocidade, eu gosto de dinamismo na minha leitura, ao ponto que, quando sou eu no papel de escritor, eu preciso de alguém (bjs Crika) para ler o livro depois e falar "Olha, você correu aqui no diálogo, dá uma olhada". Isso é bem coisa minha mesmo e o problema foi que esse livro tem uma narrativa mais calma, eu não vou falar lenta, porque não foi realmente lento, foi calmo. Ele tem capítulos inteiros que se passam apenas com a Amande, ela apenas pensando prós e contras e principalmente no final, onde eu estava querendo saber logo a conclusão da treta, vem capítulo atrás de capítulo da Amande pensando e com isso a gente acaba ficando sem saber mais sobre o Caleb! 

“Ele arrancou, com muita delicadeza, cada uma das algemas que me prendiam dentro de mim mesma. Abriu a porta da gaiola e me deixou voar.”

O meu outro problema, e eu confesso que relutei muito em expor ele, foi que eu achei o motivo que causa o drama no final, fraco. Existe uma coisa chamada plot twist que é aquela mudança na história, aquele ponto que muda o rumo, é aquele momento em que você fala "eita porra, mané F#$#%!" A Mila usa um plot e tudo estava indo para um caminho e tem "A Treta Final" que… não aconteceu! Bom, aconteceu só na cabeça da Amande! É bem verdade que faltaram algumas coisas para entender essa mulher. Coisas do tipo: porque ela é tão certinha? Tem motivo ou ela é assim por natureza? Coisas que talvez me fizesse simpatizar com ela, mas quando ela faz a mudança no final e cria toda uma trama de perseguição e sei lá mas o quê na cabeça dela, eu a coloquei no meu hall de personagens que não curti. 

“Não sei exatamente o que me fazia permanecer quieta, talvez algum resquício perdido de pensamento racional. Ou o contrário. Só sei que quase tive um troço quando ele tirou seus dedos de lá e os levou até sua linda boca. Pude vê-lo saboreando o meu gosto com vontade, como se fosse mel ou leite condensado.”

No fim, o livro acabou sendo bom, ele tinha muito potencial para ser ótimo, mas essas pequenas coisas que indiquei acima me fizeram tirar dois bolinhos dele. A escrita da Mila é boa, não é a toa que ela está entre os melhores autores nacionais contemporâneos. Seus livros vendem, seus fãs a amam e ela tem talento que justifica tudo isso, talvez faltou um beta para dar uns toques no enredo, fazer alguns cortes para deixar a leitura mais rápida ou até mesmo dinâmica para prender o leitor do início ao fim. Eu vou ler o segundo e o terceiro livro, porque a escrita da Mila me cativou a tal, mas não agora, não correndo. Enfim, foi bom, mas com certeza poderia ser ótimo!

Título: Despedida de Solteira: Amande
Série: Despedida de Solteira #1
Autora: Mila Wander
ISBN: B00DMCK8PA
Ano: 2016
Páginas: 330
Editora: Qualis
Compre aqui: Amazon
Skoob
Classificação: 



Sobre a autora: 

Mila Wander nasceu em Recife, onde mora atualmente com seu marido. Formada em Pedagogia pela UFPE, é professora do Ensino Fundamental. Apaixonada por literatura, começou a escrever por hobby. Empolgou-se com o ofício após a publicação de seu primeiro livro, Meu Conselheiro de Luz, em 2012, e, principalmente, por causa do sucesso proporcionado pelas ferramentas virtuais de autopublicação. Em 2014, seu romance erótico, O Safado do 105, lançado pela Editora Planeta, conquistou mais de 4 milhões de leituras na plataforma digital Wattpad, um feito para uma autora nacional. Além desses dois livros, ela também é autora de Dominados, publicado pela editora Qualis, e da famosa trilogia Despedida de Solteira, que é um dos maiores best-sellers da Amazon.

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Olá
    Que pena que todos esses problemas atrapalharam a leitura. Realmente em personagem muito chato acaba atrapalhando, e embromar demais no climax também não é nada legal. Espero que os outros sejam melhores.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Talita.
    Adorei a sua exposição dos pontos negativos e foi muito bacana você deixar claro que são coisas que te incomodam, mas que não necessariamente são defeitos do livro! Infelizmente pouca gente entende isso e fica de picuinha quando a gente critica um livro que elas gostaram!
    Eu ainda não me animei a ler nenhum livro da autora, apesar de falarem bem das histórias dela. Sou parecida com você e gosto de histórias mais ágeis!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu não li esse livro, mas já li outros da autora (o Safado Do 105, Diario de uma cumplice) .
    Gostei de sua resenha sincera. Ainda não sei se você ler o livro, pois estou mais num momento romance policial :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu não li quase nada dessa autora, apenas dominados e gostei muito. Ela tem talento, mas acho que o meu problema mesmo é com ela rsrs Acho que ela é uma escritora de mão cheia, mas ela é bem metidinha (ou pelo menos pode ser impressão minha) sobre esse livro eu espero ler em bre. beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi,tudo bom?

    Ameiiii a capa e a temática do livro. Foi bom saber seus pontos de vistas e so me fez ter vontade de lê-lo para poder tirar minhas próprias conclusões sobre a história.

    Beijos:*
    Treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Talita! Ainda não li nada da Mila Wander, mas já ouvi falar das obras dela. Obrigada por compartilhar todas as facetas da sua experiência para nos ajudar a formar uma opinião. Recentemente tive problema com uma protagonista (Ellie, de Bela Chama da Jamir McGuire) que atrapalhou tudo, então te entendo. Pelo menos você teve o Caleb (com leite condensado) pra contrabalançar as dificuldades. Ainda bem que ao menos foi bom, né? Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu até estou curiosa com o livro mas já sei que não é isso tudo que o povo fala, sua resenha só confirma isso. Pode ser um bom livro mas não é aquele livro excelente que promete ser.

    ResponderExcluir
  8. To qui nem você com esse botão comprar com um clique!!!!!! O.O Tentei até desativar, mas não sei como!
    Em relação a resenha admito que teria algumas coisas nessa história que ao iniciar a leitura eu iria questionar, como por exemplo ela trair o namorado, relacionamento que durava 9 anos. Acho isso uma atitude irresponsável. Sentiu atração por outra cara caia fora do relacionamento, pois alguma coisa está errada ai!!! Essa atitude dela iria me incomodar muito, mas acredito que se a escrita da Mila for muito boa eu acabe lendo a história toda para saber o final, mesmo com esse julgamento na minha cabeça!

    Beijos e até logo! ;) Queria saber o que aconteceu com o leite condensado? O.o

    ResponderExcluir
  9. Oi, Talita
    Eu adoro a autora e acho que assim como você também não resistiria. Esse livro eu ainda não tenho, mas tenho muita vontade de lê-lo. Uma pena que algumas coisas não te agradaram, apesar de ser mesmo uma questão de gosto acho que isso também me desagradaria. Mas que bom que afinal, não foi uma leitura de toda ruim.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  10. Oi

    Olha e me diz uma coisa, porque a gente reclama desse botão "comprar com um clique" da Amazon e não o desativa???
    Eu sempre reclamo, mas desativar é impossível pra mim!

    Adorei a forma com que você expôs os pontos negativos da história, sem denegrir, isso foi perfeito!!!

    Ótima dica..

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse botão... desativei por um dia, voltei a ativar! Não tem como! ele é vida!

      Excluir
  11. Oiii!!

    Menina, eu tô nessas também de livros atrasados. Há um tempo que não compro mais livros e espero ficar assim por um tempo hahahaha. Muitooo atrasada.
    Nunca li nada da autora mas já vi muitos elogios para ela.
    Maaaaaaaas mesmo com esses pequenos detalhes negativos, não é uma obra de se jogar fora.
    Vou deixar anotado.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Então, sou suspeita para falar afinal sou fã da Mila e principalmente dessa história <3 Tive uma identificação logo de cara com a narrativa e o enredo, e de fato acho que a questão vai pelo lado de gosto próprio. Poxa que pena que ele não atendeu tanta as suas expectativas.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Não conhecia o livro, mas a autora é bem elogiada no mundo literário.
    Eu achei a premissa do livro legalzinha daqueles livros rápidos de ler. Leria sim embora os pontos negativos. Uma pena que o livro não atingiu todas suas expectativas, mas amei sua resenha principalmente a sinceridade.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Faz algum tempo que esse e-book, está lá, no Kindle, diretamente da Amazon, esperando para ser lido, mas... a gente acumula mesmo. rs
    Bom, são pontos negativos que podem incomodar mesmo, varia de leitor para leitor, costumo me irritar com livros calmos demais, mas, mesmo assim, esse continua na lista de "Bora ler!" rs

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    A Mila é uma das autoras parceiras do blog, tenho esse livro no meu Kindle para ler tbm, mas não tive tempo ainda, acredita?
    Curti a sua resenha e acho que posso dar a chance para ele logo mais.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Talita, tudo bem?

    Li esse livro um tempo atrás, e embora não recorde totalmente da história lembro que fiquei com um sentimento semelhante ao seu. De fato, a autora escreve bem e o Despedida tinha tudo pra ser um livro ótimo. Pra mim desandou em alguns aspectos e por isso achei apenas OK. Mas conheço gente que ama de paixão... É o que você disse, nada agrada ou desagrada 100%, pois tem muitas coisas envolvidas na leitura: gosto pessoal, o momento em que a gente lê, a afinidade com o tema...

    Você pretende ler a continuação?

    P.S achei essa capa mais bonita que as outras.

    beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Krisna, eu vou ler a continuação sim, já até comprei! Para ser bem honesta comprei o terceiro livro depois que li o primeiro porque eu gostei da escrita da Mila, só fiquei com ressalvas, vou ler sem esperar muito e quem sabe eu não me surpreenda?
      PS: Também gostei mais dessa capa!

      Excluir