Resenhas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

:: Resenha 253 :: "E Se For Você", Rebecca Donovan




Sinopse: Cal acaba de entrar na faculdade e divide seu tempo entre aulas e festas com os amigos. Até que ele encontra Nicole Bentley, por quem ele foi apaixonado quando criança, e de quem nunca mais tinha ouvido falar desde que se formaram na escola, há mais de um ano. 

O único problema é que... aquela garota não é Nicole. Ela é idêntica à menina que conviveu com Cal, mas seu nome é Nyelle Preston e, ao contrário de Nicole, essa garota é impulsiva e ousada, e só quer aproveitar a vida. Quando os segredos do passado e do presente começam a colidir, de uma coisa ele poderá ter certeza: nada é o que parece ser. 

Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?





  Olá pessoal!! Tudo bem com vocês?
  Primeiramente tenho que confessar: sou apaixonada pela Rebecca. Ela me conquistou com a série Breathing, e depois desse livro, qualquer coisa que ela publicar, estou lendo :D
  Quando li a sinopse de E Se For Você, pensei que ele seria mais do mesmo, mas aí vem a autora e pah, nos deixa de cara no chão.

  O livro é pequeno, e a leitura é rápida e fluída. Nele vamos conhecer o Cal, Nicole, Rae e Richelle, que quando pequenos eram vizinhos e melhores amigos. Nicole fazia parte de uma família que visava a perfeição, e tinha que ser uma criança e filha exemplar. Não podia sair para brincar, pois sujava seus sapatos e suas roupas, e suas notas escolares sempre tinham que ser as maiores da turma. Richelle que morava ao lado de Nicole, sempre a ajudava, como emprestar suas roupas para Nicole brincar e não sujar as dela. E no decorrer da história, elas começam a se aproximar cada vez mais de Cal e Rae.

"- E por que você chama de árvore doce?   Nyelle enfia o braço, até o cotovelo, no bolso do casaco. E tira um pote de cobertura de baunilha.- Gosto de comer alguma coisa doce quando estou pensando."

  Eles eram amigos do tipo inseparáveis, e Cal era secretamente apaixonado por Nicole, e Nicole também gostava dele, mas ela sabia que Richelle era louca por Cal, então Nicole nunca demonstrou ter sentimentos por ele. No Ensino Médio, Richelle se mudou para outra cidade, e com isso Nicole passava mais tempo com ela em sua nova casa, e foi se afastando de Cal e Rae.

" - Adoro olhar as estrelas.   A voz dela está baixa e distante como uma lembrança.- Elas podem levar a dor embora, se a gente deixar. E quando o sol nasce, a tristeza toda desaparece."

  O livro é narrado na maior parte por Cal, que agora está na Faculdade e morando próximo a Nova York. E em um dia, em uma festa de Halloween, encontra uma garota idêntica a Nicole, o que não seria possível, já que Nicole e sua vida perfeita está morando e estudando em Harvard.
  Esta garota, se chama Nyelle, em aparência ela é idêntica a Nicole, mas a personalidade é totalmente diferente. Ela é meio louca, faz as coisas sem pensar, e aproveita cada momento de sua vida. Cal e ela acabam ficando amigos, e ele se vê fascinado por essa garota sem juízo algum. E enquanto tenta desvendar os segredos dessa garota, ele se vê aproveitando e vivendo a vida como nunca imaginou. 


A cada capítulo temos um flashback com o grupo de crianças, e aí sim começamos a entender a ordem dos fatos. Em suma, E se for você, vai te fazer rir, refletir, repensar toda sua vida e perceber o que vale ou não a pena. Ele não é apenas um livro que fala sobre adolescentes, mas sim sobre o poder da verdadeira amizade, sobre perdas e segundas chances. Nyelle vai nos dar uma baita lição de aproveitar a vida a cada instante. Independente de tudo, seja feliz do seu jeito. A história é cativante, surpreendente, os capítulos vão passar devagar, mas a cada descoberta o torna melhor. Os personagens são lindos, e a cada página, a autora nos dá uma lição, do tipo de escrevermos em um caderninho e levarmos para a vida inteira. E o final...ahhh superou minhas expectativas.

Beijinhos ;*

Título: E Se For Você
ISBN-13: 9788525059574
ISBN-10: 8525059579
Ano: 2016
Páginas: 416
Editora: Globo Alt
Compre aqui:SubmarinoAmazonSaraiva
Classificação:

                  

Sobre o autor:

Rebecca Donovan é uma das best-sellers do USA Today. Começou sua carreira independentemente, pois não conseguia brecha no mercado editorial. Com a trilogia The Breathing, ela conquistou críticas e fãs no mundo todo. Esse sucesso todo é comprovado, não apenas com números de vendas, mas pela mobilização nas redes sociais. Só no GoodReads, cerca de 100 mil leitores classificaram os livros da série (média de 4,3 estrelas) e há quase 9 mil resenhas escritas sobre a trilogia.

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Oi, Mariana
    Esse é um livro que tenho curiosidade de ler e amei suas palavras na resenha. Adoro quando um livro tem tudo isso, essas reflexões. Estou nessa onda de ler livros mais jovens.
    Sei que ainda vou demorar para lê-lo, pois a lista é interminável, mas adorei a dica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari!!!
    Não conhecia esse livro e tb nunca li nada dessa autora. Mas Adorei a resenha e já acrescentei ele na minha imensa lista de leitura ;-) kkkkkkkkkk
    Bjs :-*

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Gente, acho q capa desse livro muito bonita. Ela é tão fofa 😍 mas a trama em si não me chama atenção.
    Achei legal a obra trabalhar lições sobre amizade e segundas chances, mas esse começo meio lento, esse desenvolver dos personagens, não sei, comigo podia ser cansativo. Não tenho muita paciência pra romance em sim


    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Dessa vez a história não me chamou a atenção, me decepcionei tanto com os livros que se divide " entre aulas e festas" que ando fugindo de livro com esse cenário ultimamente, mas acho bem legal as reflexões sobre amizade, é m tema que gosto bastante, quem sabe mais para frente.

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Gosto de livros que fazem a gente se surpreender, já ficamos imaginando o que vai acontecer e aí a autora faz algo completamente diferente, autores assim ganham o meu coração.
    Imagina uma criança ter que viver sem brincar para não sujar a roupa, nossa ainda bem que ela tem uma amiga legal que ajuda né.
    A trama criada pela autora parece mesmo ser encantadora, fiquei curiosa para conhecer a personagem Nyelle.
    Dica anotada.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro me encantou à primeira vista e claro que tive que ler!
    Amei, foi uma leitura que realmente me fez refletir, embora eu tenha achado o final bem previsível... Mas isso não tirou o brilho da história para mim. Adorei a Nyelle!

    ResponderExcluir
  7. OIii!

    Eu não li essa obra ainda! Maaaas já adorei! Gosto de livros com essa tematica e pela sua resenha pude perceber que a autora criou um universo muito encantador.
    Sua resenha está uma graça! Adorei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto esse número inumeras vezes, mas nunca tinha lido a resenha, confesso que não gosto muito dessa capa e nem ao menos sei o por que, mas ela não me chama atenção, porém a história em si parece ser bem legal, uma historia leve e divertida para descontrair.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Fico feliz em saber que a leitura é rápida e fluída mesmo a obra contendo mais de 400 páginas e isso me deixa mais animada para fazer a leitura.
    Estou intrigada para saber mais sobre quem é essa garota que é tão parecida com a Nicole e que simplesmente aparece na vida de Cal.
    A capa é muito bonita e acredito que o título se enquadre muito bem com o que é proposto na obra.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tenho esse livro de capa maravilhosa e adorei saber que é uma leitura fluida e rápida! Adoro leituras com bastante drama e que nos trazem reflexões sobre a vida, o que vale ou não a pena. E confesso, fiquei super curiosa para saber o o que ocorre com esses personagens que você tanto gostou! Vou adiantar a leitura dele, com certeza!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mariana
    Eu quero muito ler esse livro, pq a sinopse tinha chamado a minha atenção e amei a capa. Agora lendo a sua resenha fiquei com mais vontade. Bom saber que a leitura flui com facilidade e tenho certeza que vou ficar apaixonada.

    Beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  12. Sempre me chamou a atenção do livro E Se For Você, mas ainda nao tinha lido nada sobre ele.
    Acho a capa tao lindinha e a premissa é bem interessante.
    Adorei o que vc falou do livro e to sentindo que vou gostar mto, adoro historias assim.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? A Globo alt tem lançado uns livros de romance tão bons, que fico com vontade de ler todos. Esse também está minhas metas de leituras. E sua resenha só me deixou com mais vontade ainda. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas depois da sua resenha, fiquei curiosa para conferir.
    Eu só li um livro da autora, e achei a trama bem intensa, mas preciso continuar os outros livros da autora.
    Não posso deixar de conferir esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Ola...
    Parece ser daqueles livros bem gostosos de se ler, não?
    Não conhecia a obra, mas a trama me chamou a atenção, assim como a capa e acredito que valha a pena ser lido sim

    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. 416p é pequeno? kkkkkkk
    Eu nunca ouvi falar nem das obras e nem da autora... parece mesmo uma leitura bem gostosa, gostei da ideia ^^

    bjs - Papierllon

    ResponderExcluir