Resenhas

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

:: Resenha 332 :: “Miga, sua louca!”, Julianna Costa e Luiza Costa


Sinopse: Deixe eu te apresentar a Yara. 
Ela parece meio certinha e meio louca. Um pouco de tudo. Ou talvez nada disso.
Na verdade, ela é só mais uma adolescente buscando descobrir sua própria identidade. O problema da Yara é que, nessa busca, ela vai encontrar o André, o Danilo, o Diego, o Rodrigo…
Pois é, pessoal. A Yara é meio nervosa. E meio desesperada. E meio tímida. E meio inexperiente.
Mas não precisa se preocupar com ela, porque a Yara pode ser meio tudo isso, mas ela não está sozinha: ela tem a Alexia.
Alexia é a metade que falta da Yara: sua melhor amiga, com experiências, dicas e surtos para compartilhar. E enquanto Yara enfrenta todo tipo de complicação – seja a indecisão sobre qual universidade cursar, os problemas com a mãe ou o interesse recém-descoberto pelo melhor amigo – Alexia vai ficar por perto, guiando sua amiga maluca (com sugestões nem sempre convencionais) em um dos momentos mais delicados de sua vida.
Por meio de uma troca de cartas entre essas duas grandes amigas, Miga, sua louca mistura ficção com conselhos práticos para a vida real em uma narrativa jovem e antenada para um público que, assim como a Yara, não faz ideia de como entrar para a vida adulta.


Oi, gente! Eu recebi esse livro de cortesia da nossa parceira, a Universo dos Livros, e vou ser sincera, não era um livro que eu estava mega louca para ler, mas que no final eu me diverti tanto, que foi uma grata surpresa. Na verdade eu esperava, não só pela proposta e pelo título, que o livro fosse divertido, mas também pelo o que a Talita sempre falou dos livros da Julianna Costa. Ela leu Sem Vergonha e Sem Pudor, e sempre falou muito bem desse lado descontraído da escrita da Ju. Vocês podem conferir as resenhas aqui e aqui.

Se a Ju já é alto astral, imagina só ela junto da Lu! Não conhece a Lu? Ok, até eu ler o livro, terminar e começar essa resenha, eu também não conhecia. Pois é! Enquanto escrevo essa resenha eu estou aqui vendo alguns vídeos do canal dela no YouTube e estou achando ela ótima! Adoro gente louca hahaha, super me identifico…….. o.o’

Mas vamos lá! Em Miga, sua louca!, Julianna e Luiza nos apresentam duas amigas, duas melhores amigas, a Yara e a Alexia. Infelizmente elas não moram mais uma pertinho da outra, pois Alexia agora mora em outro estado e mesmo com toda modernidade tecnológica, as duas trocam cartas e o livro é basicamente isso, as cartas trocadas por elas.

Não, a leitura não se arrasta por conta disso, não mesmo! As cartas são divertidíssimas, como se você estivesse conversando com a sua melhor amiga, e a Yara, ao contar todas as suas peripécias para Alexia, acaba narrando os acontecimentos e diálogos, então tudo flui muito bem, mesmo!

O livro é basicamente todo da Yara. Uma menina tímida, que se apaixona fácil, que não tem jeito pra nada, e quando eu digo nada, eu estou falando de relacionamentos, de homens. Ah, ela também se preocupa e se incomoda com tudo! Bem aquela cabeça confusa que é normal de se ver quando se tem 18 anos e todas as suas amigas já fizeram de tudo e você é sempre a última a experimentar as coisas.

Para o bem da Yara, é que Alexia é tudo o que ela não é, e com toda sua experiência, dá altos toques na Yaya. O legal, é que mesmo Alexia sendo a mais doida, saidinha e experiente das duas, ela também é cabeça feita e dá toques valiosíssimos para Yara, que resolveu se rebelar e ligar o foda-se. Começa a sair todo final de semana, começa a se envolver com quem não deve, começa a tirar nota baixa e começa a se estressar com a mãe, com quem sempre teve um relacionamento ótimo.

Como diz na sinopse, Julianna e Luiza trazem sim vários conselhos para a vida real e seria muito bacana se todas as meninas na faixa de 17, 18 anos, lessem esse livro. Eu posso dizer que, com meus 35 anos, concordei com tudo o que Alexia disse para a amiga, e tudo eu falaria, e falo na verdade, até hoje para as minhas próprias amigas, mesmo elas não tendo mais 18 anos como as meninas do livro rs.

“Você precisa de um melhor amigo. Todo mundo precisa de um melhor amigo. É a única coisa na vida verdadeiramente indispensável, inescapável e insubstituível - um melhor amigo.”

“O que importa é que você agiu brilhantemente! Antes ficar constrangida na farmácia, com um povo que, cá pra nós, não está nem aí para o que você faz, do que ser jurada de morte pela sua mãe, que descobriu que você engravidou aos 18 anos de idade.
Tensooooo!
Sem contar que você também poderia pegar uma DST, que, ao meu ver, é muito pior que filho. Filho ainda traz alegrias, e uma couve-flor na pepeca, faz o quê? Rega?”

“Mas, obviamente, meu problema é o de sempre:
Eu
Euzinha
Me
Moi
Esta que voz fala…
NÃO SEI DAR EM CIMA DE HOMEM.
Isso é fato comprovado por perícia e reconhecido em cartório.
A verdade é que eu vou começar a beber para ficar mais solta e isso vai dar errado; vou escolher algum cara para dar em cima e quando chegar nele vou descobrir que ele tá esperando a namorada voltar do banheiro; vou tentar rir da piada sem graça de um qualquer e me entalar com o rum com coca até a bebida espirrar pelo meu nariz. É isso o que eu faço. Na verdade, todas essas coisas eu já fiz, inclusive. Se tivesse um bingo de merdas que uma pessoa pode fazer na hora de seduzir um cara, eu tinha fechado a cartela.”  

Miga, sua louca! pode ser sim um livro pra galera mais jovem, mas eu tenho certeza que se você estiver na casa dos 30 como eu, também vai adorar, se divertir e porque não, se identificar também. Recomendadíssimo! Leiam!


Título: Miga, Sua Louca!
ISBN-13: 9788550301341
ISBN-10: 8550301345
Ano: 2017
Páginas: 240
Compre aqui: Amazon
Classificação:



Sobre as autoras:


Luiza Costa é criadora do portal e do canal no YouTube "Pergunte a uma Mulher", que reúne milhares de seguidores nas redes sociais, tem como característica marcante sua irreverência e a maneira bem-humorada com a qual trabalha, dando conselhos sobre comportamento, vida amorosa e cotidiano.



Julianna Costa sempre teve talento para a escrita. Ela começou com poemas e contos aos 7 anos e, em 2013, publicou seu primeiro romance. Pela editora Universo dos Livros, este é o quinto livro lançado.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oi Bia, primeira resenha que vejo desse livro e curti bastante e acho bem legal quando pegamos uma leitura sem esperar tanto e ela nos surpreende positivamente. Ainda não conheço a escrita da Juliana, mas vejo muitos elogios em resenhas a ela e assim fico ainda mais curiosa pra essa leitura. Sendo bem sincera, por ter essa pegada juvenil, não é um livro que me interessaria de cara, mas pelo que vi na resenha a leitura é fluida e os conselhos valiosos pra todas as idades rsr. Gostei muito da resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo quando a gente é surpreendida! Adoro isso! E sim, ele é um livro pra galera mais nova, mas nem por isso é um livro bobo, pelo contrário, é um livro divertidíssimo que tenha vc a idade que for, conseguirá se identificar com algo e tirar algo dele. É muito bacana!

      Excluir
  2. Olá Bia!!!
    Amei a resenha!!!
    Quando vi a Julianna Costa na Bienal SP, ainda não sabia dos livros dela e estava a pouco tempo, no mundo da leitura...precido contar, q fiquei com vergonha de comprar os livros, ali na hora e falar com ela, sem saber nada, por isso não comprei e confesso q me arrependi bastante...mas na próxima, já estarei mais esperta e sem vergonha :-D ;-) kkkkkkk
    Sobre esse livro, no auge dos meus 36 anos (abafa), posso dizer q pelo q li na resenha, vou me identificar com a Yara kkkkkk, mesmo o livro não sendo para uma "jovem senhora" kkkkkk... Adoro livros engraçados!!! Só pelo título, já havia interesse...agora já tá na imensa lista ;-)
    Bjs :-*

    ResponderExcluir
  3. Oiiii.
    Sua resenha ficou muito boa.
    Não estou mais acostumada a ler livros juvenis desse jeito, mas sempre pego pois sempre são divertidos.
    Esse parece ser uma leitura muito leve e gostosa.
    Já quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bem divertido e real!
    Primeira resenha que leio e curti demais. Ficando com uma super curiosidade e vontade de ler.
    Gosto bastante dessas histórias mais adolescentes, da fase do descobrimento e tals.
    Já anoitei aqui, para as minhas futuras leituras <3
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Só li um livro da Juliana (23 noites de prazer) e adorei a escrita da autora. Se não me engano tenho outros dois mas ainda não li... Quando vi esse livro, ele não chamou muito a minha atenção e nem percebi que era da autora....
    Não é exatamente o tipo de leitura que estou procurando agora, mas saber que ele tem esse lado divertido e cheio de conselhos, além de ele agradar mesmo quem já está na casa dos 30 me deixa com a sensação de que vale a pena dar uma chance.... Ainda não decidi, mas é bom saber que a leitura vale, se rolar uma promoção nas lojas online já sei que posso comprar :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  6. Gostei do tìtulo, bem irreverente, o que ja chama a atenção. Bem diferente dos que estamos acostumadas a ler. Se o livro é divertido, com certeza vou ler. Obrigada por nos apresentar.

    ResponderExcluir