Resenhas

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

:: Resenha 361 :: "O Vento Pela Fechadura - A Torre Negra (Contos)", Stephen King




Sinopse: Em “O vento pela fechadura”, Stephen King retorna ao Mundo Médio, cenário da “A Torre Negra”. O novo livro encaixa mais uma peça no vasto quebra- cabeças que cerca a saga, oferecendo lendas e histórias fantásticas de Gilead, ao mesmo tempo em que investiga o passado doloroso do pistoleiro Roland Deschain. No meio do caminho entre o Palácio Verde e Calla, o pistoleiro Roland Deschain e seu ka-tet — Jake, Susannah, Eddie e Oi, o trapalhão — são obrigados a acampar numa cidade fantasma. Caso contrário, seriam congelados com a chegada súbita e mortal de uma borrasca, tempestade única ao Mundo Médio. Para afastar o tédio da espera, Roland distrai o grupo com uma história de seu passado. Porém, no centro dessa lembrança, o jovem Roland, do passado, também narra uma fábula de sua infância, registrada em seu livro favorito: “O vento pela fechadura”. A lenda do menino Tim e suas aventuras em busca do mago Merlyn acabam revelando muitas verdades sobre Gilead, o Mundo Médio e o Pistoleiro.


Existe uma espécie de tempestade no Mundo Médio, chamada de BORRASCA.

Os Throcken (nome original dos canídeos apelidados de trapalhões), assim como diversas outras criaturas, conseguem sentir as drásticas mudança no clima com alguma antecedência, normalmente tempo suficiente para procurarem abrigo e juntar alguma comida, para enfrentarem alguns dias abrigados.

Desta forma, Oy consegue salvar o grupo de uma tempestade que estava a caminho e que pegaria a todos desprevenidos, tendo em vista que as BORRASCAS surgem do nada.

O Ka-tet do 19 se mobiliza então, para encontrar abrigo, juntar lenha e o máximo de comida possível para aguardarem em segurança a passagem da tempestade.

Depois de alojados e acomodados em uma casa abandonada, cujas janelas eles selaram o máximo possível com madeira, nossos heróis não têm muito o que fazer além de esperar.

Para matar o tempo, explicar mais sobre sua história e também sobre o Mundo Médio, Roland resolve contar algumas histórias para seus companheiros de Ka-tet.

Estes contos falam sobre o menino Tim, sobre a floresta onde ele morava, repleta de madeira de balsa, sobre seu estilo de vida, sobre as coisas que aconteciam em sua vila e sobre uma aventura fantástica em que o garoto se envolveu.

  
Tim é um menino surpreendente e lembra muito Jake, podendo, inclusive, ser um Twin de Jake no Mundo Médio.

OBS: Twins são uma mesma versão de determinado indivíduo, em níveis diferentes da Torre Negra. Por exemplo, Ed Dean e Cuthbert Allgood, MUITO provavelmente são a mesma pessoa em níveis diferentes da Torre Negra. Cuthbert nasceu em Gilead, assim como Roland, e foi seu melhor amigo em vida. Depois da morte dele e de Roland ter "seguido em frente" sozinho atrás do Homem de Preto, na primeira oportunidade que teve, no início do livro A Escolha dos Três, Roland traz Ed através de uma porta mágica do mundo dele para a Terra Média. A aparência física e a personalidade de Ed e Cuthbert são assustadoramente idênticas, desta forma, afirmo com 99,9% de certeza que eles são Twins.

Roland também conta a seu Ka-tet uma aventura que teve ao lado de um antigo companheiro, Jamie de Curry, também conhecido como Jamie Mão Vermelha, mais um pistoleiro nascido e criado em Gilead.


Após a morte de Gabrielle Deschain, mãe de Roland, Steven Deschain, pai de Roland, envia-o à cidade de Debaria, em companhia de Jamie de Curry, para que os jovens possam investigar uma série de assassinatos que estão sendo atribuídos a um "Troca Peles".

OBS: Troca Peles, nas histórias de King contadas no Mundo Médio, seriam humanos que têm o poder sobrenatural de metamorfosear-se em animais, não somente em uma espécie, como no caso de licantropos que ficam em formas meio homem, meio determinado animal, ou em forma de homem, ou em forma de animal. Diferente disso, os Troca Peles ficam em forma humana ou em forma animal e uma mesma pessoa pode se transformar em diversos tipos diferentes de animais.

O Vento Pela Fechadura é um ótimo livro, que pode ser lido por quem nunca leu nenhum dos outros livros da saga da Torre Negra. É o tio King contando histórias e isso é sempre MUITO bom.

Longos dias e belas noites ... e cuidado com a Borrasca...

Título: O Vento Pela Fechadura
Série: A Torre Negra # Contos
Autor: Stephen King
ISBN-13: 9788581051581
ISBN-10: 8581051588
Ano: 2013
Páginas: 283
Editora: Suma de Letras
Compre aqui: Amazon 
Classificação:



Sobre o autor:


Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar. De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Se pode ser lido por quem não leu nenhum dos livros da saga é super positivo pois permite o leitor fazer um teste com a série rsrs e como é de King e esse já tem uma base forte de fãs imagino que valia a pena.
    Agora, acabou né? :/ rsrs... Ratificando o que já disse anteriormente, foi muito bom acompanhar as resenhas dessa série aqui e talvez mais a frente eu me jogue na leitura dela ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Lili,
    Mais uma vez agradeço por ter acompanhado minhas resenhas dessa saga.
    Venha para o Mundo Médio, será bem vinda.
    Longos dias e belas noites.

    ResponderExcluir