Resenhas

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

:: Resenha 385 :: "Os Senhores dos Dinossauros", Victor Milan


Sinopse: Em Os Senhores dos Dinossauros, Victor Milán consegue materializar um sonho que milhares de leitores compartilham secretamente desde a infância: cavalgar os gigantes répteis pré-históricos, como o terrível Tiranossauro Rex. O romance se passa no Império da Nuevaropa, um continente claramente inspirado na Europa do século XIV. Cultura e costumes, armamentos, conflitos políticos, religião e tecnologia são compatíveis com o último período da Idade Média. Mas neste mundo, construído pelos Oito Criadores, os dinossauros também fazem parte do arsenal de guerra.
Os Senhores dos Dinossauros é o primeiro livro de uma trilogia desenvolvida por Victor Milán, autor de mais de 100 romances de ficção científica e fantasia. Ele também é um dos fundadores e co-escritores do projeto Wild Cards, de Melinda M. Snodgrass e George R. R. Martin. O autor de Game of Thrones, de George R. R. Martin, amigo pessoal de Milán, define o que os leitores podem esperar de Os Senhores dos Dinossauros: é como um encontro de Jurassic Park com Game of Thrones. 
A luxuosa edição brasileira de Os Senhores dos Dinossauros vem em capa dura, com ilustrações originais de Richard Anderson, artista que desenvolveu conceitos para filmes de Hollywood como Os Guardiões da Galáxia, Gravidade, Prometheus e Thor: O Mundo Sombrio.
Um encontro entre "Game of Thrones" e "Jurassic Park", disse o autor das "Crônicas de Gelo e Fogo", mas com batalhas narradas por alguém que leu muitos livros de Bernard Cornwell, com certeza, mas o Sr. George R. R. Martin se esqueceu de comentar esse pequeno detalhe ...

Fala aê, bando de viciados em leitura ^__^

Gente, que saudade da Bienal, bateu um sentimento de vazio "bienalesco" dentro do meu ser, hoje ... mas prefiro pensar que logo logo a Bienal do Livro estará aí novamente ... para quê, para quê, para quê?


Mas por que eu estou falando sobre a Bienal? Só pra fazer a galera chorar de saudades?
Negativo. Estou falando da Bienal porque foi nela que conheci Os Senhores dos Dinossauros.

Vi o livro, achei MARAVILHOSO e esperei pacientemente a chegada do Natal ( @__@ )
Foi então quê, das mãos da "BEST SOGRA IN THE WORLD", surgiu aquele pacotinho de presente.
Coisa mais linda gente, um saquinho azul com uma fita dourada, o saquinho todo cheio de quinas, já me anunciava à distância, antes mesmo de receber o presente, que aquilo ali era um livro de capa dura ... OH MY GOD.

Dia seguinte já estava eu dando uma lida no Prólogo, que fala sobre um menino, um pastor de ovelhas, digo, de gorduchos, uns dinossauros roliços como porcos, criados pelos humanos. O menino avista um "Anjo Cinza", uma criatura descrita como tendo dois metros e meio de altura, cinza, tão magro que era quase esquelético. Ele carecia de pele, a casca parecia ter secado, rachado e erodido. O anjo disse ao menino, então, "Esqueça", "Lembre-se apenas quando for convocado a se lembrar". Uma luz branca queimou por trás dos olhos do garoto, quando ela se apagou, ele também o fez.


Nessa parte da luz branca que apagou a memória do menino eu me lembrei logo de MIB ( #__# )

Falando mais da história em sí, logo no início já acompanhamos uma mega batalha, com cavaleiros de dinossauros, cavaleiros de cavalos, outros dinossauros enormes usados como máquinas de guerra ... um lance cinematográfico mesmo. 
Ao fim desta épica batalha, "os heróis" tem seus destinos previamente traçados:

° Karyl Bogomirsky acorda após ter perdido não somente a batalha, mas TUDO que tinha.
° Rob Korrigan é despedido após ter tido a genial ideia que deu a vitória a seu empregador.
° Jaume dels Flores vence a batalha, mas se sente mal por ter atacado a retaguarda de Karyl.
° Falk Von Hornberg consegue se aproximas do imperador Felipe, após a vitória junto a Jaume.
° Melodia está ansiosa em encontrar seu primo Jaume, com quem sonha se casar em breve.
° Felipe, o imperador, tem outros planos para sua filha, os quais não incluem seu sobrinho Jaume.   
Política e religião tentarão dominar o império.
Traições estão por vir, assim como, alianças inusitadas.
O terror se espalhará, apenas em cogitarem uma possível cruzada de um "Anjo Cinza".
E corações baterão mais forte, tanto na presença da pessoa desejada, quanto na presença de um imenso dinossauro carnívoro. 
Puxa vida, como eu quero logo esse segundo livro rsrsrsrs.

Algumas coisas que precisam ficar claras para que você se situe bem na história são:

1 - O imperador Felipe nomeou um parente como eleitor, pois um eleitor morreu e não deixou herdeiros. Um eleitor é um dos 11 responsáveis por eleger o imperador. Isso torna a atual família imperial mais poderosa do que ela já é, causando uma revolta que gera algumas guerras civis.

2 - Voyvod não é um nome, mas sim uma espécie de patente, tal como, "General".

3 - Jaume dels Flors é um cavaleiro justo e honrado, apesar de parecer o contrário. Ele peca por seguir as ordens do império até as últimas consequências. A própria Melodia repara nisso e fala sobre isso com ele, que com o tempo começa a se perguntar se está agindo corretamente.

4 - Shiraa, Camélia e Floco de Neve são dinossauros de espécies totalmente diferentes, sendo Shiraa e Floco de Neve, carnívoros no topo na cadeia alimentar e Camélia uma herbívora que tem um treinamento especial para se "controlar" na presença de carnívoros e enfrentá-los servindo como montaria ao seu respectivo cavaleiro, ao invés de fugir.

5 - Dinossauros do tipo "hadrossauros" são diversas espécies de herbívoros que tem a capacidade de "ressonar" ataques sonoros que causam impacto em seres vivos que não são "hadrossauros", isso inclui os humanos e os grandes carnívoros. Esse é o um dos maiores motivos dos "hadrossauros" serem as principais montarias dos cavaleiros dos dinossauros, que são treinados para resistirem a esses ataques sonoros, utilizando-os como suas maiores armas de guerra.

6 - Falk Von Hornberg é apenas uma espécie de fantoche, controlado por um conglomerado de pessoas com interesses em comum, pessoas essas que desejam "controlar o império".

Observações pessoais:

Acredito que o Voyvod Karyl Bogomirsky foi inspirado em ninguém menos que, Kazıklı Voyvoda Vladslav Tepes Dracul, também conhecido como "Vlad O Empalador" ou na fantasia, "O Conde Dracula".


Assim como, acredito que o Conde Jaume Dels Flors foi inspirado em, Jaime de Aragão ou "James The Conqueror", inclusive, assim como Voyvod Karyl Bogomirsky, as semelhanças são físicas também, como vemos nas descrições dos personagens.


E Falk Von Hornberg, na minha opinião teria sido inspirado em, Falk Von Richthofen, o "Barão Vermelho". Não posso falar muito sobre essa referência, ou pode rolar spoiler, mas tenham em mente que "Escarlate" é vermelho. Só digo isso rsrsrs.

Eu não dei a nota máxima para o livro porque em determinados momentos as descrições de locais passam muito do ponto, quando em contrapartida, as descrições dos dinossauros deveriam ser mais trabalhadas (opinião pessoal).


Título: Os Senhores dos Dinossauros
Título original: The Dinossaurs Lords
Autor: Victor Milan
ISBN-13: 9788566636741
ISBN-10: 8566636740
Ano: 2015
Páginas: 480
Editora: DARKSIDE
Compre aqui: Amazon
Classificação:


Sobre o autor:


Victor Milán já publicou mais de 100 romances. É um dos moradores mais ilustres de Albuquerque, Novo México, depois de Walter White. Victor é um autor residente da Bubonicon, a Convenção Anual de Ficção Científica e Fantasia da cidade, onde também atua como DJ de rádio, especializado em prog-rock.

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Oi Bruno :)
    Também estou ansiosa pela Bienal, já faz um tempo que não vou, mas esse ano a programação é que estarei lá!
    Não vou mentir, não gosto de dinossauros, difícil assistir algum filme que tenha os animais e claro que o livro não me chama tanta atenção pela história, maaaas, achei o máximo o que o autor fez, é uma história completamente original (pelo menos pra mim), nunca vi nenhum livro que falasse sobre eles, e percebi que as batalhas são bem intensas, sem dúvidas agradaria fãs do gênero.
    Ah, sobre a edição, não sei quanto a ela completa, mas a capa está maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Bienal é vida!
      Eu sempre gostei de dinossauros, desde pequeno.
      Sim, não somente a capa, mas o projeto gráfico inteiro, é brilhante, existem ilustrações ao longo dos capítulos, como as que coloquei no corpo da resenha.
      Beijos.

      Excluir
  2. Que presentão hein Bruno, já ficou viciado numa nova série né?! e parece ser mesmo boa e cheia de ação, a premissa tem cara de série e eu curti. Sobre as referências que você citou e que alguns personagens foram inspirados eu tenho que pesquisar alguns rsrs. Espero que a série melhore a cada livro e que venham mais resenhas dela ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um presentão sim ^__^
      Pesquise então e leia os livros, vamos debater a respeito.

      Excluir
  3. Oi Victor.
    Nossa, quantos nomes difíceis. Adorei as suas notas! Com certeza irá ajudar aqueles que forem ler esse livro.
    Infelizmente a premissa do livro não me interessou. Não sou muito fã de livros que se passam no período medieval e achei estranho a inserção de dinossauros rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente me senti totalmente perdida lendo sua resenha, poxa e muito detalhe nessa história, batalhas, questões políticas, traição, enfim, uma trama que ao ver deve ter sido muito bem trabalhados, já que nos deparamos com cavalos, e dinossauros, que me deixaram super curiosas, mas ao mesmo tempo com receio. Já que não costumo ler livros, nesse estilo, e tenho medo de ficar perdida bem no meio da leitura.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos detalhes sim, mas lendo o livro dá pra se situar de tudo.
      Só vai perder o medo quando tentar ...

      Excluir
  5. Olá Bruno!!!
    Adorei a resenha, mas o melhor, foi a descrição do momento, em q ganhou o livro kkkkkkkkk... e vou usar #MãedaBiaMeAdota, pq no quesito comprar livros, ela dá Show :-D Kkkkkk
    Dos nomes dos personagens, q vc mencionou, só reconheci o Conde Drácula kkkkk...preciso me aventurar mais nesse gênero :-D ..."devagar e sempre" é meu lema kkkkkkk
    Abraço ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Van!!!
      Obrigado ^__^
      Eu mesmo precisei pesquisar bastante para entender as referências e tirar minhas conclusões a respeito das inspirações do autor ... venha, devagarinho rsrsrs
      Abraço ;-)

      Excluir
  6. Antes de qualquer coisa, não dá pra deixar de comentar o quanto essa edição é luxuosa e linda, como tudo que a Darkside faz. Tenho esse livro em casa há algum tempo mas ainda não sobrou um tempinho pra sentar e realmente ler. Acho que livros de fantasia com um universo tão extenso e complexo como esse exige atenção e muita dedicação na leitura, por isso estou guardando o título para quando eu puder dispensar tudo isso a ele. Falando em universo, eu preciso comentar que amo história com dinossauros, dragões e todas essas criaturas, portanto esse é um dos detalhes que eu mais curti no livro. Achei muito perspicaz da tua parte encontrar as inspirações por trás de cada personagem, e agora vou fazer a leitura pensando nisso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma edição maravilhosa.
      Se você já tem o livro, é mais fácil, pois agora não levará muito tempo até emergir na trama.
      Daqui a pouco está saindo o segundo livro e o terceiro já está disponível lá nos EUA.
      Fico feliz que tenha reparado na parte que comento sobre as possíveis inspirações para os personagens, são uma opinião muito pessoal minha, mas acredito que você vá concordar com pelo menos duas destas.
      Agora estou ansioso para que você leia logo e possamos debater a respeito da história e mais para frente, a respeito de toda a série.

      Excluir
  7. Oi, Bruno.

    O diferencial do livro é a, digamos, domesticação de dinossauros, a forma como eles são introduzidos no dia-a-dia, né? Mesmo que passado na idade média, e em meio às batalhas. O que é bastante curioso... Somado ao fato do livro explorar a religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Daiane, esse é o diferencial.
      Mas me parece que houve uma espécie de RESET no mundo dos "humanos" ou eles foram levados à povoar outro mundo.

      Excluir
  8. Olá!
    Eu não fui a bienal mas queria muito ter ido. O livro tem uma premissa muito boa, com uma história interessante e bem envolvente, com bastante fantasia.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria que a Bienal fosse Bimestral ^__^
      É um livro muito bom sim ... estou querendo ler a continuação.

      Excluir
  9. Sempre que eu vi a esse livro à venda nas lojas saraivas eu me interessei muito pela capa pela diagramação e pelo título mas eu nunca tinha parado para ver sobre o que o livro se tratava realmente e fiquei bem interessada principalmente com esse comentário do George RR Martin que o livro é uma mistura de Jurassic Park com Game of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te indico essa leitura.
      É uma trama muito bem elaborada. Um mundo inteiro desenvolvido a partir da ideia de unir os humanos aos dinossauros. FANTÁSTCO.

      Excluir