Resenhas

sábado, 14 de julho de 2018

[Aniversário] Hoje é nosso dia, que dia mais feliz!


No dia 14 de julho de 2014 nascia, nessa rede mundial de sites, blogs e computadores, mais um blog literário. Ele não nasceu com muita pretensão. Confesso que quando fiz o site, usando um template do próprio blog com uma logo básica feita rapidamente em um programa de imagens, não imaginei que 4 anos depois teríamos tanta história para contar, na verdade, eu só pensei que o grupo no Facebook estava crescendo e que um blog seria o próximo passo e assim foi.

Vocês sabiam que o Viciados já existia no Facebook muito antes de ser um blog? Se você já leu a nossa apresentação, então conhece bem essa história, mas ela é legal e eu gosto de repetir! Há muitos anos atrás (não vamos falar quantos) estávamos, eu e a Bia, em um grupo dedicado exclusivamente a falar sobre a Irmandade da Adaga Negra, e era um grupo com muitas mulheres e toda hora alguém puxava um post que fugia do tema e os administradores do grupo não gostaram desse rolê, e a Bia, essa revolucionária, acabou criando um grupo separado e chamando todas as desordeiras (isso me inclui rs) para o Viciadas em Leitura, no feminino. Acontece que o grupo foi crescendo, mais pessoas foram entrando, precisamos trocar, então, o nome para Viciados em Leitura, para abrigar os meninos. Bom, quando vimos o grupo estava enorme e eu achei que mais cedo ou mais tarde, o Facebook não seria suficiente para o Viciados. Crescer era inevitável e, como eu disse antes, acabei fazendo o blog.



Não foi imediato, posso garantir isso, levou um tempo entre a criação e o blog ir em frente. Talvez essa demora se dê pela minha personalidade, eu sou mestre em me empolgar muito com algo e não seguir em frente depois de um tempo. Dizem os entendidos que isso é coisa de ariano, temos muito fogo, mas todo fogo apaga e perdemos o interesse naquilo que desperta a nossa paixão. Foi preciso que uma taurina se empolgasse com a ideia de ter um blog para que mais ideias surgissem. Aí, foi em meados de dezembro, talvez já quase em janeiro, quando a Bia decidiu fazer uma retrospectiva do seu 2014 e uma resenha, que o blog realmente nasceu. E eu, que morria de medo de fazer resenha, de expor a minha opinião sobre uma leitura, que sou cheia de inseguranças do tipo "mas alguém quer saber o que eu achei desse livro?", acabei tomando coragem (e recebendo muito pressão apoio da Bia) e fiz também uma resenha. E assim o Viciados em Leitura nasceu!



E como nasceu! Nesses quatro anos já escrevemos 426 resenhas (e contando) com a resenha de número 427 já preparada para ir ao ar na segunda-feira! Ao logo desses anos já tivemos mais pessoas escrevendo com a gente, chegamos a contagem de ter mais de 5 colaboradores ao mesmo tempo com resenhas 3 vezes na semana! Nada mal para quem começou com só duas meninas escrevendo pensamentos rápidos sobre as leituras. E o nosso visual? Já passamos por muitas mudanças de aparência e a última foi a mais radical, trocamos as nossas bonequinhas por uma logo mais limpa dando destaque ao nosso nome. Aliás, vocês gostaram? Espero que sim! E sim, é a gente que faz tudo, a Bia faz o design no Photoshop e eu trabalho com o Html do blogger para fazer a ideia dela real!



E as parcerias? Gente, quantos parceiros bacanas o Viciados já teve e tem! Colecionamos parcerias inacreditáveis com grandes editoras, foi um verdadeiro sonho quando a Companhia das Letras mandou o nosso primeiro sim e depois dele, a cada novo sim, era uma alegria nova e renovada. Além das editoras, podemos nos orgulhar dos autores parceiros, eu falo isso de coração e tenho certeza que essa também é a opinião da Bia de que os autores que foram, são e serão parceiros do VL, são mais do que parceiros, são amigos, alguns que a gente já conheceu "de verdade", outros que a distância não permite, mas cada um deles tem um lugar especial em nossos corações por fazer parte da nossa história!



Falando em parceiros que são mais do que amigos, são friends, eu preciso falar sobre a Pré Bienal! O que foi o nosso evento? Ele aconteceu ano passado, e contou com a ajuda inigualável de mais três blogs maravilhosos (Notas Literárias, Não Leia e Fadas Literárias) e foi uma loucura, acho que ficamos loucos, estressados, nervosos, felizes, com borboletas mutantes no corpo todo, mas quando acabou foi tão bom, tão intenso, que eu só posso dizer uma coisa: que venham mais 4 anos! Não! Que venham mais 10 anos! Que venham muito mais anos de vida para o nosso Viciados em Leitura! E esse post nostálgico não pode ser fechado sem que antes eu diga uma única palavra que indica tudo que existe no coração de toda a equipe do VL: Obrigado!

Agradecemos de coração a todos que fizeram parte dessa jornada de 4 anos de vida do Viciados em Leitura, seja como leitor, colaborador, parceiro, amigo, comentarista, visualizador, não importa! Se você fez parte dessa jornada, OBRIGADO por ter sido uma parte da nossa história e espero que fique com a gente por mais e mais anos!

PS: Fica ligado que durante a semana pode pintar alguma surpresa para comemorar!!







Pensou que tinha acabo? Bom, acabou a parte da Talita, agora é a Bia invadindo o post pra deixar algumas palavrinhas, mas vou ser breve, pois a Tali já disse tudo.



Então, não teve como, eu me emocionei lendo, voltando lá trás quando tudo começou. E uma coisa que a Tali não contou, foi que quando ela criou o blog, nós estávamos brigadas, pois é. Imagina uma ariana estourada com uma taurina teimosa? Por mais que eu seja a pessoa mais zen e paciente, uma hora a gente se bicou e foi uma pra cada lado. O grupo estava lá, de boas, mas aí quando a gente voltou a se falar foi que ela veio com essa coisa de blog pro grupo e coisa e tal. Eu achava desnecessário, achava que o grupo e uma página no Facebook já estava legal. Aí o blog ficou lá quietinho, até que um dia eu resolvi fazer a retrospectiva das minhas leituras como ela contou pra vocês, e além de publicar somente no meu Ig pessoal, pensei que podia jogar aqui no blog também, depois veio a primeira resenha, com o pensamento de resenhar todo livro que eu lia, e pronto, deu-se início ao blog.

Tem gente que acha que ter blog não é nada demais, que é fácil, mas não é, não. Quando se tem muitos parceiros então, que temos prazo para ler e entregar as resenhas, é punk! Tua vida fica uma loucura! Fora o tempo que a gente tira dos nossos dias para nos dedicarmos ao blog, a criar postagens pro blog não ser só de resenhas, a atualizar Instagram e Facebook, fora a grana que a gente tira dos nossos bolsos pra postar os prêmios de vocês quando fazemos Top Comentarista e sorteios. Mas... esse o trabalho não remunerado mais legal que existe! Saber que nosso conteúdo é legal ao ponto das editoras curtirem e nos mandarem livros incríveis, saber que tem gente que nos acompanha e comenta sempre, isso tudo nos dá ânimo de continuar.

Então, meu muito obrigada a você leitor, você que está aí do outro lado lendo esse post, lendo nossas resenhas, curtindo nossas postagens, nossas fotos no Instagram, você que comenta e você que sempre vê, mas que fica quietinho sem falar nada. Obrigadaaaaaaaaaaaaaa!!!!! 
E obrigada Tali, Grazi, Mari e Bruno, vocês são os melhores! 


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Parabéns, Uhuhuu!!!🎂🎈🎉🎊🎉🎊📚🎁📚💖👏👏👏
    Muito e Muitos Anos de Vida e Sucesso pro VL!!!
    Ameiii as palavras de vcs Meninas e fico Muuiitooo Feliz, em fazer parte (pelo menos um pouquinho), dessa história linda ❤
    Enquanto eu conseguir(a internet deixar kkkkk), vou estar sempre comentando e participando, pq #AMOOOO esse blog e essas pessoinhas especiais pra mim, q fazem parte dele!!! Podem contar comigo!!! ;-)
    Bjs :-*

    ResponderExcluir
  2. Aaaah, que linda trajetória!
    Parabéns pelo blog incrível, meninas!
    Que espaço cresça cada vez mais e sempre proporcionando boas leituras para todos vocês.
    Sucesso!!
    Vocês merecem...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, meninas!
    Parabéns para o VL!
    Vocês arrasam sempre!
    Que venham muitos anos, muitas comemorações!
    Me sinto um pouquinho avó do VL! 😄😄😄
    Todo sucesso para vocês sempre! 😘❤️🎂🎉🎊🎈📖📚🍾

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, parabéns pelo sucesso, descobri o cantinho de vocês ano passado e gosto muito de estar por aqui comentando e lendo <3 Achei super bacana saber mais da história do blog e espero que venham muitos e muitos anos mais pra comemorar ;)

    ResponderExcluir