Pular para o conteúdo principal

Aprenda a montar a sua estante no Skoob

Oie! Quando comecei a fazer minha retrospectiva literária, eu falei que ia fazer um passo a passo mostrando como é facinho usar o Skoob, então vamos lá.

A carinha do Skoob é esta. Se você ainda não tem cadastro, basta clicar ali no “Cadastre-se! É grátis”.




Caso contrário, clique ali no “Entrar” no topo da página. Você também poderá logar usando a sua conta do facebook.


Pronto, assim que entramos vemos o nosso perfil. A quantidade de livros que temos na nossa estante separadinho por: lidos, lendo, quero ler, relendo, abandonei, resenhas que você pode escrever e postar, seus favoritos, os livros que você tem, os desejados, os emprestados, os que você troca e a sua meta de leitura. Tem também alguns de nossos amigos, a últimas atividades deles, o nosso paginômetro, o que eu acho bem legal ^^.


Até aí ok, se você for novo não vai ter nada no perfil, então vamos procurar um livro para começar. Para isso, é só ir ali naquele campo no topo da página onde está escrito: Busque por título, autor, editora, ISBN. Assim que você escreve, ele já abre uma janelinha te mostrando algumas opções. No exemplo, eu procurei um livro que eu ainda não tenho na minha estante que é pra mostrar direitinho como adiciona-lo.


Clique no livro procurado e vá para a página dele. Lá você vai encontrar a sinopse dele, a nota/avaliação que os usuários deram ao livro, quantas pessoas leram, quantas estão lendo, querem ler, estão relendo, abandonaram e as resenhas que os usuários fizeram do livro.

Embaixo da capa você encontra o título original, o nome do autor(a), a editora e uma coisa bem legal é a faixa de preço que você encontra o livro, pra ter uma ideia do preço dele. Clicando ali ele ainda te mostra quais são as lojas, o que é bem legal! Mas o que importa agora é aquela barrinha ali com “adicionar” e um sinal de “+” do lado. Vamos focar ali.



Como você pode ver na imagem acima, as estrelinhas você usa pra avaliar o livro de 1 a 5, e os outros ícones como descrevi, servem pra você marcar se você tem o livro, se não tem, mas deseja, se está emprestado, se você troca (o Skoob tem um sistema de troca entre os usuários) e se o livro entra na sua meta de leitura.
Agora vamos clicar em “adicionar”. Ele te dará as opções pra você finalmente coloca-lo na sua estante, basta escolher uma das opções como mostramos aqui:


Como é um livro que eu quero ler, eu vou clicar em “Quero ler”. Depois vou marcar “desejado” porque eu ainda não tenho e vou adiciona-lo a minha meta de leitura também. Ficará assim:


Agora vamos até a nossa estante ver o livro lá. Ali na sua foto, no topo da página, no lado direito, clique na setinha e vá em: Minha estante.


Esta é a minha estante e nós já podemos ver que o livro que eu acabei de adicionar já aparece ali. Na barra ao lado, junto com aquelas bandeirinhas coloridas, estão a divisões da sua estante, basta clicar em cada uma delas pra você ver os livros que quer ler, que está lendo, os lidos e por aí vai. Não é difícil. ;) 


Agora, vamos a uma parte bem legal e que foi muito útil para eu fazer a retrospectiva literária desse ano. Gravando o histórico de leitura, você pode ver que dia começou a ler o livro e quando terminou. Você pode salvar sempre que der uma pausa na sua leitura, se quiser.

Pra mostrar, eu vou entrar no livro que vou começar hoje pra já registrar o dia que comecei, coisa que eu nunca faço hahaha eu sempre faço uns dias depois e quando termino.

Bom, pra isso, você vai precisar clicar no “+”, aquele que estava ao lado do “adicionar”. Ele vai abrir uma janela com informações sobre o livro como essa aqui:


Clique em Histórico de Leitura:


Importante: Para que apareça a tela da imagem acima, do histórico, é preciso que você altere de “Quero ler” para “Lendo”. Só assim ele vai te dar essa tela, com a caixa pra você fazer o seu comentário do que leu, a página e a nota para poder gravar.

Gravado o histórico, ele ficará assim:


Sempre que você grava, você pode marcar ali para aparecer no seu twitter e/ou no seu facebook.

Outra coisa importante, quando você terminar o livro, não clique ali no “Lendo” e altere para “Lido”. Eu fazia isso quando não sabia usar o histórico de leitura e assim eu não tinha como saber quando eu tinha lido o livro. Então, quando você terminar, grave colocando ali no campo “Página”, a última página do livro. Se você não estiver com ele em mãos, basta olhar ali na própria janelinha que ele diz quantas páginas o livro tem. Assim que você gravar a última página ele muda automaticamente para “Lido” e você pode marcar as estrelinhas, avaliando a sua leitura.

Espero que o passo a passo tenha sido claro, qualquer dúvida é só perguntar nos comentários e a dica mais valiosa que eu posso dar é: futuque! Hahaha a gente só aprende a mexer nas coisas futucando ou perguntando ao Google hahaha. 

Comentários

  1. Olá!
    Vi numa das imagens que é possível marcar ou sinalizar os livros com a 'tag' TENHO, provavelmente com o intuito de manter um acervo de todos os livros que você possui. Daí vem a minha pergunta: você sabe dizer se os livros marcados como TENHO ficarão visíveis a TODOS? Ou apenas o próprio usuário terá acesso a essa informação?
    Desculpe se a pergunta parecer um tanto confusa. Mas adoraria saber disso antes de participar
    =X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, TBruno, aparece para todos os usuários do Skoob.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

:: Resenha 181 :: "After 5 - Depois da Promessa", Anna Todd

Sinopse: Bem quando Hardin acreditava já ter enfrentado todos os fantasmas de seu passado, um terrível segredo sobre seus pais é revelado, despertando os seus piores demônios internos. Tessa sabe que só ela tem o poder de aliviar todos os sentimentos de raiva, traição e confusão que afligem seu amado badboy. Só ela sabe como salvá-lo de seu ciclo autodestrutivo. Mas dessa vez ela não pode. Porque, quando menos espera, sua vida é para sempre alterada por uma tragédia. Hardin e Tessa prometem lutar com todas as suas forças para que o destino não os separe para sempre. Mas o que acontecerá quando suas forças chegarem ao fim? Depois da promessa... qual será o desfecho dessa história? G ente... *pausa dramática*... Eu sobrevivi à série After ... "É isso aí, garota!!!" (Crika e Mari, do Grupo de Apoio After, representadas pelas lindas Meryl Streep e J.Lo)

:: Resenha 168 :: “After 4 – Depois da esperança”, Anna Todd

Sinopse: Depois de tantos obstáculos, Tessa e Hardin estão, enfim, mais maduros como casal. As dificuldades causadas pelo gênio forte dele e pela impulsividade dela ainda existem, mas eles já não conseguem negar o amor que sentem um pelo outro. Mesmo morando em cidades diferentes, estão mais apaixonados do que nunca. Se a química entre os dois já era explosiva antes, agora que eles se entregaram de vez a essa paixão, cada encontro será mais ardente do que o anterior. Mas uma cruel reviravolta do destino trará à tona todos os fantasmas do passado de Hardin. Depois da esperança, haverá forças para enfrentar mais dificuldades? Q uem acompanha as minhas resenhas de After, sabe que eu sofro lendo esses livros, sabe que surto querendo jogar ele na parede ou que eu morro de vontade de entrar no livro pra socar o Hardin. Nesse quarto livro, por incrível que pareça isso foi bem sutil, não que eu não tenha sentido vontade, mas foi bem mais tranquilo e eu confesso, no final eu cheguei